3 Lições Importantes da Rainha de Sabá e Salomão

A raiz da história da Rainha de Sabá e Salomão começou em 1 Reis 3:5-15, onde o Senhor apareceu a Salomão em um sonho e perguntou o que ele queria. 

Salomão primeiro agradeceu ao Senhor por ser tão fiel a seu pai, Davi. Salomão também agradeceu a Ele por torná-lo o próximo rei depois de seu pai. Então ele admitiu humildemente que era apenas um jovem que não sabe muito sobre liderar uma nação. 

Assim, Salomão pediu ao Senhor um coração compreensivo e perspicaz para que pudesse governar bem o povo. O Senhor ficou satisfeito com este pedido de sabedoria e deu a Salomão o que ele havia pedido. Mas Ele também lhe deu as coisas que ele não pediu: riquezas e fama. E se Salomão continuasse a seguir e obedecer aos mandamentos do Senhor, Ele também lhe daria uma vida longa.

Portanto, o rei Salomão começou seu governo de Jerusalém com grande sabedoria, bem como fama e fortuna. Isso atraiu a atenção dos governantes em todo o mundo.

Qual é a história da rainha de Sabá e Salomão?

Em 1 Reis 10, vemos que a Rainha de Sabá ouviu falar da fama do Rei Salomão. Ela veio para ver por si mesma, mas ela também veio para testar Salomão com perguntas difíceis. Ela chegou em uma enorme caravana com muitos atendentes e muitas riquezas. E ela conversou com Salomão sobre todos os tópicos que tinha em mente. 

Salomão tinha respostas que aplacavam todas as suas perguntas. A rainha ficou impressionada com sua sabedoria, seu palácio, a comida que tinha lá, a maneira como seus funcionários eram organizados, as roupas e até seus servos. Toda a comitiva de Salomão era algo para se ver. A Rainha de Sabá também notou os holocaustos que eram feitos no Templo do Senhor.

A rainha de Sabá tinha ouvido falar muito sobre a reputação do rei Salomão e, quando viu por si mesma, percebeu que sua sabedoria e prosperidade eram ainda maiores do que as histórias que ouvira e sua própria imaginação. 

Ela supôs que as pessoas de seu reino pareciam estar muito felizes, e seus oficiais e servos pareciam respeitar sua sabedoria. Então a Rainha de Sabá até elogiou o Senhor e Deus de Salomão. Ela percebeu que deve haver um grande Deus por trás de um país que é governado com tanta justiça e retidão.

Em agradecimento por tudo o que tinha visto e aprendido, a rainha deu ouro, especiarias e jóias a Salomão, bem como pediu mais navios para trazer sândalo vermelho para ser usado para melhorar o palácio de Salomão. 

Em troca, Salomão deu à Rainha de Sabá muitos presentes e tesouros para ela levar de volta ao seu país. A Bíblia diz que ele deu a ela tudo o que ela desejou e pediu. 

2 Crônicas 9 tem o mesmo relato da reunião da Rainha de Sabá e do Rei Salomão com um pequeno acréscimo. Diz que o rei Salomão deu a ela presentes de maior valor do que os que ela deu a ele.

Há uma tradição entre os judeus que vivem na Etiópia de que Salomão e a Rainha de Sabá tiveram um filho juntos. Diz-se que este filho viveu com o pai até aos dezoito anos e na terra da mãe depois disso. Algumas pessoas também pensam que Salomão deu a seu filho uma réplica da Arca da Aliança como presente. Esta parte da história é uma tradição, então não sabemos se é verdade ou não.

3 coisas que podemos aprender com a rainha de Sabá e Salomão

Ore pela sabedoria de Deus para sua vida. É bom orar por sabedoria e discernimento de Deus. Ele está muito satisfeito com esta oração. Ele quer que deixemos nosso pensamento e nossos caminhos e aprendamos o máximo que pudermos sobre Suas ideias. 

Afinal, Ele é o Criador da terra e do universo. Ele teceu Sua criação com um plano e um propósito. E nós fazemos parte desse propósito. Devemos nos esforçar para viver sob Seu desígnio para nossas vidas.

Cuidado com o ciúme e a comparação. O plano inicial da Rainha de Sabá incluía testar Salomão. Ela deve ter duvidado que Salomão pudesse realmente ser tão grande quanto parecia ser. Se ganharmos qualquer quantidade de fama, fortuna ou qualquer bênção, haverá pessoas que não acreditarão que merecemos. Os humanos são tentados ao ciúme por causa de nossa tentação de nos comparar com os outros. Você corta o ciúme pela raiz quando se recusa a comparar sua sorte na vida com a de outra pessoa.

Procure a Fonte das Grandes Coisas. Quando ela viu que a sabedoria de Salomão era um fato que permitiu que seu reino funcionasse extremamente bem, a Rainha de Sabá não só ficou impressionada, mas também deu glória e louvor ao Deus de Salomão. Ela deve ter percebido que tal grandeza deve vir de algo mais elevado do que um mero humano. Afinal, tudo o que é bom e perfeito é um dom que desce a nós de Deus nosso Pai, que criou todas as luzes nos céus e Ele nunca muda (Tiago 1:17).

Como podemos aplicar essas lições em nossas vidas?

1. Ore por sabedoria de Deus. Reze isso todos os dias porque novas situações e circunstâncias exigem um novo discernimento. Se você precisa de sabedoria, peça ao nosso generoso Deus, e Ele a dará a você. Ele não o repreenderá por perguntar (Tiago 1:5 NLT).

2. Leia um pouco da Bíblia todos os dias e ore para que Deus lhe mostre uma nova sabedoria para aplicar em sua vida. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que está errado em nossas vidas. Ele nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e equipar seu povo para fazer toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17 NLT).

3. Quando uma boa bênção entrar em sua vida, esteja ciente de que pessoas invejosas podem querer tirá-la de você. Pois onde houver ciúme e ambição egoísta, você encontrará desordem e todo tipo de maldade (Tiago 3:16 NLT). Ore para que seus corações amoleçam e mudem como fez a Rainha de Sabá.

4. Procure o Doador de bênçãos acima das próprias bênçãos. Além disso, torne as bênçãos espirituais mais importantes em sua mente do que as físicas. Agradeça a Deus por todas as suas bênçãos. Siga as palavras deste antigo hino: Louvado seja Deus, de quem todas as bênçãos fluem; Louvai-O, todas as criaturas aqui embaixo; Louvai-O acima, ó hostes celestes; Louvado seja Pai, Filho e Espírito Santo!

Devemos ser gratos por todas as bênçãos, mas ter mais desejo pelas bênçãos espirituais de Cristo.

Todo louvor a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais porque estamos unidos com Cristo. Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. Deus decidiu antecipadamente nos adotar em sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. Era isso que ele queria fazer, e isso lhe deu grande prazer (Efésios 1:3-5 NLT).

As bênçãos físicas passarão depois que dermos nosso último suspiro, mas as bênçãos espirituais continuarão por toda a eternidade.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo