6 Conselhos para Administrar Bem o Tempo

Talvez você já tenha desejado algumas vezes que o seu dia termine em 48 horas, pois são tantos desafios e correria do dia-a-dia. Pois diante, disso nos sentimos escravizadas pelo tempo e, sem saber como administrá-lo.
Como conseguir tempo para tudo? Como conciliar tantos compromissos? É possível ser eficiente e bem sucedida num tempo tão escasso? Diante dessas e muitas outras perguntas, separamos para você 6 Conselhos para Administrar bem o Tempo, de modo à não condenar a Deus por não ter feito o dia com 48 horas.

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3. 1

Esses são os 6 Conselhos para Administrar bem o Tempo:

1. Organize o Seu Dia

Suas atividades devem ser registradas de acordo com o grau de prioridades e de acordo com seu papel principal. Se você anotar suas tarefas de maneira planejada, de modo a serem realizadas no menor tempo possível e com o mínimo de desgaste, você evitará prejuízos talvez irreparáveis para a sua família.
Seja Prudente na determinação de cada tarefa, e “nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. Seguindo este conselho você terá seu dia organizado, de modo, que você poderá aproveitar mais o seu tempo.

2. Faça a tarefa que mais exige Tempo

A tendência natural é deixar as coisas que mais exigem tempo, para depois ou para realizarmos por último. Mas fazendo isto, será muito difícil concluirmos todas as tarefas, administrando bem o tempo, porque as mais leves se tornarão, tão pesadas, de modo que quando chegar a hora de concluir parecerá interminável. Portanto, o conselho é esse, faça o mais leve e rápido, primeiro, e o mais demorado por último. Fazendo isto você conseguirá controlar bem o tempo.

3. Não Deixem que Roubem o seu Tempo

Somos constantemente tentados a desperdiçar nosso tempo, com coisas fúteis ou de pouco valor para a nossa vida. Internet, televisão e o telefone, tem roubado descaradamente o tempo de muitas pessoas, limitando-as no cumprimento das múltiplas tarefas e obrigações, como o tempo com Deus, com a família, com os filhos, com o cônjuge. Portanto administre rigorosamente o seu tempo, que ele cuidará em ser suficiente para tudo o que for útil e desejável em sua vida.

4. Aprenda a Determinar Tarefas

Aprenda a analisar cada tarefa ou compromisso e determine antes se é:
a) Realmente importante e urgente (Se for, faça primeiro)
b) Importante, mas não urgente (Deixe para segundo plano)
c) Não importante (Realize se quiser e sobrar tempo)
Aprendendo a determinar as prioridades de suas obrigações, será realizado apenas aquilo que é essencial, e deixando de gastar tempo com coisas sem real importância.

5. Para administrar bem o tempo a Organização é fundamental

Um conselho que facilitará, e muito, qualquer trabalho, seja no lar ou fora dele é: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”.
Quando este conselho não é seguido, acaba sendo gasto muito tempo na arrumação da casa, tempo este que poderia ser usado, por exemplo, no preparo de uma refeição mais caprichada, ou na realização de outras tarefas.
Todos no lar, devem ter este conselho como uma regra, a ser seguida. Desde a mais tenra idade os filhos precisando ser ensinados e educados a guardar os brinquedos, calçados, suas roupinhas ou qualquer outra coisa, no lugar de onde os tirou.
Isto não é uma opção, mas sim uma obrigação.

6. Tempo para Deus

Quanto tempo você separa diariamente para a comunhão com Deus? Você tem dedicado tempo para orar e estudar a Bíblia? ou as justificativas tem estado presente de forma negligente!
Naturalmente, não gostamos de orar, ler a Bíblia ou frequentar a igreja, embora tenhamos a consciência de que o afastamento de Deus seja pecado e de que, desesperadamente, necessitamos da sua graça Salvadora e da sua aceitação.
Contudo, separe pelos menos uma hora para estar a sós com Ele, de maneira que este tempo a torne cada vez mais próximo e dependente d’ele. Este tempo é o mais bem aproveitado.

Para concluir, aquele que administra bem o tempo, sábio é. Pois desfrutará de uma vida feliz e realizada, com sua agenda em dia, ao lado de sua família e de Deus que é o mais importante.

 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Eclesiastes 12. 1

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo