Termos Proféticos no Livro do Apocalipse
Veja algumas curiosidades sobre os Termos usados no Livro do Apocalipse. Palavras como: Anjo, Cordeiro, Esposa, Nova Jerusalém, Dragão, Anticristo e outros.
Termos usados no Livro do Apocalipse:
ANJO
A palavra “anjo” ocorre em quase todos os capítulos.
CORDEIRO
“Cordeiro” é usado em lugar do nome Cristo.
TERMOS USADOS PARA IGREJA
“Mulher”, “esposa”, “noiva”, “santos”, “a cidade santa”, “nova Jerusalém” empregam-se por igreja.
DRAGÃO
“Dragão” usa-se para significar Satanás.
BESTA
As potências associadas a Satanás chamam-se “Besta”, “Besta parecendo cordeiro” ou “falso profeta”, a “grande meretriz” ou “Babilônia”.
ANTICRISTO
A palavra “anticristo” não ocorre em parte alguma do livro, o que é de admirar, em vista de seu uso frequente nos livros que há acerca do Apocalipse.
ADVENTO
Este termo vem de uma palavra latina adventus e significa “chegada, presença”. Corresponde ao grego parousia (vinda ou presença), ou epiphaneia (manifestação, aparição), ou apokalupsis (revelação, desvelamento).
Advento tornou-se um termo teológico usado para as aparições de Cristo na terra – Sua primeira e segunda vindas. Então falamos do primeiro e segundo adventos de Cristo. O primeiro advento inclui o nascimento, vida, morte e ressurreição de nosso Senhor e culminou em Sua ascensão.
O segundo advento refere-se à segunda vinda de Cristo, que começará silenciosamente quando Ele vier para Seus santos no ar (1 Ts 4:13-18), e depois abertamente para o mundo no final da Tribulação, quando Ele vier à Terra (Mt 24:27-30;1 Ts 3:13).
JULGAMENTO DO TRONO BRANCO
Muitas vezes chamado de “julgamento final”, o julgamento do grande trono branco segue o reinado milenar de Cristo. Seu propósito não é determinar se alguém é salvo ou não, mas sim julgar as obras dos não salvos para demonstrar sua injustiça e que eles não alcançam a santidade de Deus. A sentença é a segunda morte: separação eterna de Deus no lago de fogo (Apocalipse 20:11-15).
LAGO DE FOGO
Refere-se ao estado eterno dos ímpios que estão para sempre separados de Deus e destinados a uma morada especial de sofrimento por causa de sua rejeição a Cristo ou de sua falta da justiça de Cristo. É equivalente e identificado com a segunda morte em Apocalipse 20:14.