O que significa que Deus é nosso refúgio no Salmo 46?

“Deus é nosso refúgio e fortaleza” tem um significado profundo no Salmo 46.

Se você tem enfrentado imensos períodos de sofrimento, oro para que você encontre Deus como sua maior fonte de conforto e “refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1).

O que o Salmo 46 quer dizer com “Deus é nosso refúgio?”

Quando perguntado como Deus é nosso refúgio, o Salmo 46 responde à luz de uma zona de guerra. 

Provavelmente o salmo foi escrito em resposta às vitórias significativas de Davi sobre as nações vizinhas (2 Samuel 8:1-18). 

Aprendemos por meio deste Salmo que o povo de Israel não deposita sua esperança em honrados comandantes militares ou nos santuários ocultos, mas somente em Deus. 

Simplificando, o Salmo 46 está lembrando a todos os cristãos que servimos a um Deus justo, poderoso, soberano e gracioso que habita entre nós.

O salmo 46 pode ser dividido em três partes. 

Nos versículos 1-5 vemos que não importa quão desafiadores ou difíceis nossos dias se tornem, Deus é abundantemente poderoso e soberanamente cuida de nossas necessidades mais profundas. 

Mesmo se sentirmos que o mundo está implodindo, ou que a morte e o medo são iminentes, podemos encontrar conforto em Deus. 

Os versículos 6-9 mostram Deus como sempre conosco. Mesmo com inimigos próximos, podemos ter certeza de que Deus trabalha em favor de Sua igreja e reina com justiça. 

Ele nos chama para contemplar Suas obras no passado e colocar nossa fé em Sua glória imutável enquanto olhamos para o futuro. 

Os versículos 10-11 descrevem o cuidado que encontramos na presença de Deus e a instrução para ficar quieto e conhecê-lo. 

Pois Ele é exaltado em toda a terra, e Seu grande poder e misericórdia são o conforto e a fortaleza em que descansamos.

O que mais a Bíblia diz sobre Deus como um refúgio?

Para a nação israelita, esta passagem foi um cântico de louvor e um lembrete de quem Deus é. 

Manteve Sua fidelidade em tempos de angústia. Além disso, animou com a promessa de que Ele seria exaltado entre todas as nações. 

Para os crentes agora, esta passagem tanto nos lembra do compromisso de Deus com Seu povo apontando para Jesus como nossa fonte de esperança e segurança. 

Em Seu compromisso fiel com Seu povo, Deus enviou Seu filho Jesus para ser o libertador de judeus e gentios (Romanos 1:16). 

Através de Sua vida, morte e ressurreição, Jesus absorveu toda a ira de Deus em nosso lugar e derrotou o pecado, Satanás e a morte de uma vez por todas (Romanos 5:8-9). 

Este ato de graça e misericórdia é uma extensão de Deus como refúgio. Pois Ele nos oferece um lugar em Seu cuidado amoroso e protetor. 

Através da crença no evangelho, recebemos uma nova identidade como filhos de Deus (Gálatas 2:20). 

Não somos mais vistos em nosso pecado, mas recebemos a proteção, providência e aprovação de Deus por causa de Cristo.

A crença no evangelho fornece a maneira pela qual experimentamos Deus como um refúgio. Mesmo em meio ao sofrimento profundo, perseguição e crises, encontramos esperança em Cristo. 

Enquanto Paulo escrevia à igreja de Corinto, ele lhes fala de uma luta persistente:

“Foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes supliquei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, me gloriarei ainda mais alegremente nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, me deleito nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições, nas dificuldades. Pois quando estou fraco, então sou forte.” –  2 Coríntios 12:8-10

Não apenas Paulo lida com o espinho em sua carne, mas ele foi espancado, escarnecido, naufragado e preso por causa do evangelho (2 Coríntios 11:24-30). 

Mesmo como um apóstolo escolhido de Cristo, ele lutou contra o pecado (Romanos 7:15-20), e ainda assim, o Senhor disse a Ele que Sua graça era suficiente. 

Quaisquer que sejam os desafios que enfrentamos, podemos ter certeza de que Jesus é nosso refúgio e fortaleza (Filipenses 4:11-13).

Como os cristãos podem se refugiar em Deus?

Meu conhecimento prático de Deus como meu refúgio veio ao longo do tempo através de épocas de dificuldades. 

Embora eu ainda lute com contentamento, é através das práticas que Deus me ensina como todas as batalhas podem ser enfrentadas por meio de Seu refúgio e força. 

Nós nos animamos quando Jesus chama todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados para encontrar descanso nEle (Mateus 11:28-30). 

Reconhecer nossa fraqueza e lançar nossas preocupações sobre Ele fornece o descanso que procuramos. 

Encontramos refúgio quando Deus não apenas alimenta nossas almas através de Sua palavra, mas ouve e responde nossas orações (1 Pedro 5:7, Salmo 18:6).

À medida que passamos por aflições neste mundo, confiamos que Seus caminhos são mais altos que os nossos, e Seus pensamentos são mais altos que nossos (Isaías 55:8-9). 

Encontramos refúgio em Deus quando confiamos em Seu poder, autoridade e soberania. 

Isso significa que colocamos nossa fé sobre nossos sentimentos, pois Deus está no controle de cada situação e luta que enfrentamos. 

Pois “a erva murcha, a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” (Isaías 40:8). 

Confiamos nos atributos de Deus enquanto lutamos contra a tentação do mundo e os laços do inimigo. 

Assim como Jesus sobreviveu à tentação no deserto (Lucas 4:1-13), nós também podemos enfrentar este mundo tomando “o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas inflamadas do maligno… e o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orem no Espírito em todas as ocasiões com todo tipo de orações e pedidos” (Efésios 6:16-18).

O Salmo 46 diz que encontramos nosso refúgio em Deus ficando quietos e sabendo quem Ele é. 

Isso significa que meditamos em Sua palavra, contemplamos Seu poder e autoridade e espelhamos Jesus enquanto oramos e descansamos na presença de Deus. (Lucas 5:16). 

Deleitamo-nos em Sua magnitude e poder enquanto procuramos fazer o mesmo. Encontrar refúgio em Deus não nos leva a uma vida fácil ou confortável, mas nos conduz ao nosso propósito como crentes. 

O Salmo 46:10 diz:

“Acalme-se [ou pare de lutar, pare de se apressar, fique quieto, fique quieto] e saiba que eu sou Deus. Eu sou [ou: será, provavelmente é uma promessa] exaltado entre as nações, eu será exaltado na terra!”

Ou seja, se quer que Deus trabalhe por você, então entregue tudo a Ele e descanse em Seu poder.

Se você quer que sua vida seja significativa, você tem que parar e deixar a alegria e o poder de Deus tomam conta de você e mudam sua vida.

Arriscamos tudo pelo evangelho, sabendo que nossa alegria e satisfação são finalmente encontradas nEle. 

Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por minha causa, a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder ou perder a si mesmo? ” (Lucas 9:24-25).

O refúgio de Deus dá esperança

Se a maior parte da vida enfrentou dor, ou você está apenas agora experimentando sua primeira sensação de agonia, saiba que Deus é fiel para restaurar. 

Vamos confiar nas palavras do Salmo 46, e louvar a Jesus pela forma como Ele as cumpre para nós: Embora as nações se enfureçam e os reinos se abalem (v 6), Deus derrete a terra como Jesus traz a paz. Pois Ele diz: “deixo-vos a paz; minha paz te dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração nem tenhais medo” (João 14:27).

Deus não nos deixa em um mar tumultuado, mas Suas correntes de água alegram a cidade (v 2-4). Jesus é a água viva, uma fonte de toda a vida. Ele diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37). 

Apesar de tudo o que vier em nosso caminho, Ele será exaltado entre as nações (v 10) – ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para o glória de Deus Pai (Filipenses 2:10-11).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp