7 maneiras de estudar a Bíblia como Billy Graham
Em sua recente homenagem ao falecido reverendo Billy Graham, o pastor e fundador do Desiring God John Piper observa o incrível hábito de Graham de estudar a Bíblia (retirado da biografia de John Pollock, Billy Graham):
Além de tudo, Billy Graham estuda a Bíblia, a autoridade suprema para sua crença e ação. Todos os dias ele lê cinco Salmos, cobrindo o saltério em um mês, e um capítulo de Provérbios, o livro que “nos mostra como relacionar nossa própria vida com nossos semelhantes”. Ele lê um Evangelho toda semana, usando comentários e traduções modernas, e constantemente retorna aos Atos dos Apóstolos. Ele anota em toda a Bíblia. “Às vezes, Sua palavra causa tanto impacto em mim que tenho que largar a Bíblia e andar por alguns momentos para recuperar o fôlego.”
Isso é incrível de se considerar, mas não é surpreendente, dada a influência duradoura de Graham. Claro, Deus não está nos chamando para ser o próximo Billy Graham.
Mas vamos pegar a descrição do próprio Graham de como ele estudou a Bíblia e ver se conseguimos encontrar bons conselhos e encorajamento para nosso próprio estudo da Palavra.
Aqui estão 7 maneiras pelas quais podemos estudar a Bíblia da maneira que Billy Graham fez:
1. Leia cinco salmos por dia
Tornar os Salmos uma parte consistente de nosso tempo estudando a Bíblia é enriquecedor e importante. Os Salmos devem ser cantados e orados, mas muitas vezes nós apenas os lemos por conta própria para palavras de encorajamento.
Como Billy Graham, devemos ter a intenção de gastar tempo nesta parte vital das Escrituras.
2. Leia um capítulo de Provérbios por dia
Buscando sabedoria e orientação? Billy Graham conhecia a sabedoria contida em Provérbios e procurava estudá-la todos os dias. Existem 31 Provérbios, tornando-o um livro perfeito para digerir um capítulo de cada vez, um dia de cada vez.
Muitas pessoas conseguem fazer disso um hábito lendo o Provérbio do dia em uma de suas refeições – geralmente café da manhã ou almoço. Isso ajuda a vincular esse tempo extra de leitura a um hábito que você já está praticando diariamente.
Ler em voz alta também é uma ótima maneira de ajudá-lo não apenas a ler a Palavra, mas também a ouvir a Palavra, tomá-la de duas maneiras ajuda você a guardar e lembrar mais facilmente.
Para saber mais sobre este tópico, veja: Como os cristãos devem ler o livro de Provérbios?
3. Leia os Evangelhos Regularmente
Não se preocupe, só porque Billy Graham lê um evangelho toda semana não significa que você precisa fazer o mesmo! Mas, Graham reconheceu com razão a importância dos evangelhos na Bíblia. De acordo com a Associação Evangelística Billy Graham, quando perguntado por onde se deve começar a ler a Bíblia, ele disse o seguinte:
“Em vez de começar pelo início (como fazemos com outros livros), sugiro que comece pelo centro, isto é, com um dos Evangelhos que nos fala sobre Jesus Cristo (muitas vezes sugiro João). Ele é o centro da Bíblia; o Antigo Testamento aponta para Ele, e o Novo Testamento nos fala sobre Ele. Você pode descobrir outras partes da Bíblia mais tarde.
Peça a Deus para ajudá-lo enquanto você lê, não apenas para entender o que está acontecendo em uma determinada passagem, mas o que isso significa para sua vida hoje. Que a atitude de Jó se torne a sua: “Aproveito mais as palavras da sua boca do que o meu pão de cada dia” (Jó 23:12).
4. Estude a Bíblia com Comentários e Traduções Modernas
Não só é bom ler (e reler) cada livro da Bíblia, mas depois de algum tempo estudando e lidando com o texto, é uma ótima ideia pegar um comentário para ajudá-lo a entender o contexto, tanto contextos históricos quanto literários, bem como o idioma original (grego ou hebraico) em que o texto foi escrito. Usar comentários pode desbloquear sua compreensão e dar-lhe um novo entusiasmo pela Palavra de Deus.
Traduções modernas também são uma ótima maneira de trazer alguma variedade e uma nova visão ao seu estudo diário da Bíblia. Depois de ler um livro da Bíblia em uma versão, por que não tentar uma paráfrase como a Mensagem ou a Voz, ou uma tradução moderna como a CSB?
5. Retorne constantemente aos Atos dos Apóstolos
O livro de Atos é sobre como um pequeno grupo de seguidores de Cristo saiu e começou a cumprir a ordem de Jesus de espalhar o evangelho até os confins da terra. Não é de admirar que Graham, que pregou o evangelho em seis continentes, tenha amado este livro da Bíblia.
Se você sente que não tem amor por contar aos outros as boas novas de Cristo, talvez uma viagem ao livro de Atos o inspire a compartilhar as melhores notícias que já houve com aqueles que Deus colocou em seu caminho.
6. Anote em toda a Bíblia
Um leitor passivo simplesmente lê as palavras na página. Um leitor ativo faz anotações, tira conclusões, faz perguntas ao texto e busca respostas. Isso pode parecer aula de português novamente, mas não deixe que isso o intimide, anotar é uma maneira simples, mas incrivelmente eficaz, não apenas de ler as Escrituras, mas de compreender e absorver seu significado.
Quando tomamos tempo para fazer anotações enquanto lemos, estamos envolvendo nossa mente de uma maneira que não fazemos quando simplesmente deixamos nossos olhos passarem por um texto.
A Bíblia pode ser complicada e confusa, mas também é escrita com clareza. Nós simplesmente precisamos ser observadores cuidadosos do texto.
7. Deixe a palavra impactar você – medite nas verdades que você lê ao longo do dia
Às vezes, Graham ficava tão impressionado com o que estava lendo que “tinha que largar a Bíblia e andar por alguns momentos para recuperar o fôlego”.
Não apenas leia e esqueça a Palavra. Medite sobre isso. Memorize as Escrituras. Trabalhe ativamente para pensar sobre o que você leu esta manhã em seu tempo de silêncio. Deixe que a força total do que você está lendo, Palavra de Deus, o atinja diretamente!
Podemos nem todos ser chamados para ser pregadores e professores da Palavra como Graham, mas podemos aprender muito com seus hábitos de estudo e amor pelas Escrituras. Graham conhecia a Palavra de Deus, mas não parou no conhecimento intelectual. Seu amor pela Palavra o levou a amar a coisa maior, o próprio Deus.
Não podemos amar o que não conhecemos. Aumente seu amor por Deus crescendo na disciplina diária de estudar a Palavra.