Como os cristãos devem ler o livro de Provérbios?

Se você ama a sabedoria e gosta de declarações curtas que refletem a verdade, então você vai adorar o livro de Provérbios. O livro de Provérbios é provavelmente diferente de todos os outros livros da Bíblia. Todo o foco do livro é ganhar sabedoria. 

Embora você possa obter sabedoria de todos os livros da Bíblia, o livro de Provérbios foi escrito para esse propósito. 

Com essa diferença em mente, como os cristãos devem ler Provérbios? Você deve abordá-lo como qualquer outro livro da Bíblia ou deve variar sua abordagem? 

Com os tremendos benefícios que advêm da leitura dos Provérbios, é algo que vale a pena explorar.

O que é o Livro de Provérbios?

Provérbios é o 20º livro da Bíblia. Ele se enquadra na categoria de Literatura de Sabedoria no Antigo Testamento, precedida por Salmos e seguida por Eclesiastes. 

Um provérbio é um “pensamento curto que expressa uma verdade universal para uma vida prática e justa”. 

O Livro de Provérbios contém 31 capítulos. Além disso, cada capítulo tem vários ditos sábios e curtos do autor.

Quem escreveu Provérbios?

Antes de mais nada, há três autores que contribuíram para a escrita de Provérbios. O rei Salomão é responsável por escrever os capítulos 1-29. O rei Agur escreveu o capítulo 30 e o rei Lemuel escreveu o capítulo 31.

A forma como o livro é dividido nos primeiros nove capítulos gasta muito tempo falando sobre os benefícios da sabedoria. Quando você chega ao capítulo 10 e além, encontra os ditos sábios que as pessoas costumam pensar quando se referem aos Provérbios.

Qual é o benefício de ler Provérbios?

Para responder a esta pergunta, basta ler o primeiro capítulo e os primeiros versículos. Vejamos então.

Os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:

“Para se conhecer a sabedoria e a instrução …se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade …dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.”

Vamos listar os benefícios que advêm da leitura de Provérbios.

  • Sabedoria -Instrução
  • Aprender comportamento prudente
  • Aprender a fazer o que é certo e justo
  • Prudência ao simples
  • Conhecimento e discrição ao jovem
  • Orientação

A essência dos Provérbios é que eles fornecem sabedoria para a vida que pode realmente ajudar a moldar seu pensamento e sua tomada de decisão. 

Provérbios não é apenas adquirir conhecimento tão importante quanto isso. Provérbios é sobre adquirir sabedoria, que é a aplicação desse conhecimento em suas situações cotidianas.

Como os cristãos devem ler Provérbios?

Vamos agora abordar esta questão de como os cristãos devem ler Provérbios com mais detalhes. Aqui estão, portanto, cinco sugestões que podem ajudá-lo.

1 – Tome seu tempo

Primeiramente, provérbios não é um livro pelo qual você pode realmente se apressar. Pense em Provérbios como uma maratona e não uma corrida rápida. Afinal, não é isso que a vida é. 

Muitos dos ditos do livro fazem com que você pare e pense e é exatamente isso que você deve fazer. Se há algum livro com o qual você queira dedicar seu tempo e meditar, este é um desses livros. 

Não há problema em ler um pouco e pensar muito enquanto lê os Provérbios. Se você fizer isso, creio que permitirá que a verdade da Bíblia penetre em seu coração e mente. 

Parar para pensar sobre isso, esta é uma boa maneira de ler toda a Bíblia, mas definitivamente uma das maneiras pelas quais os cristãos devem ler Provérbios. 

2 – Anote-os

Meu filho, não se esqueça dos meus ensinamentos,
mas guarde meus mandamentos em seu coração,
pois eles prolongarão sua vida por muitos anos
e lhe trarão paz e prosperidade. – Provérbios 3:1-2

Há tantas verdades transformadoras em Provérbios que é praticamente impossível lembrar de todas elas. 

Enquanto você está lendo, eu o encorajo a escrever aquelas que realmente falam com você. O objetivo é mover as palavras da Bíblia para o seu coração. 

Isso só acontecerá quando você for intencional sobre isso e escrevê-los é uma maneira de fazer isso. Se você quiser dar um passo adiante, escreva-o em um cartão e leve-o com você o dia todo. 

Isso não apenas o ajudará a lembrar do provérbio, mas também é uma boa maneira de memorizar a Bíblia.

3 – Use-os como referência

Outra boa maneira de os cristãos lerem Provérbios é como referência. Isso pode exigir que você obtenha uma concordância que o ajudará a encontrar onde os versículos estão localizados. 

Além disso, você também pode usar o Google como uma concordância rápida. 

Como os Provérbios são verdades que podem ajudá-lo em todas as áreas de sua vida, você pode precisar encontrar uma rapidamente. 

Portanto, se você precisa resolver uma situação imediata, ter os Provérbios ao seu alcance é uma boa ideia.

4 – Adicione em Outras Leituras

Por causa da natureza de Provérbios, eles não devem ser lidos rapidamente. Algumas pessoas adicionarão a leitura de Provérbios à sua outra leitura da Bíblia. 

Aqui está o que quero dizer. Talvez você esteja lendo um livro da Bíblia e, no final, leia alguns Provérbios. Lembre-se de que o objetivo é adquirir sabedoria e esses um ou dois provérbios todos os dias podem ajudar a aumentar sua sabedoria.

5 – Não os trate como sugestões

O valor real em Provérbios assim como toda a Palavra de Deus está na aplicação. Por melhor que sejam para ler sem aplicação, você está simplesmente enganando a si mesmo. Lembre-se destas palavras de Tiago

Não apenas ouçam a palavra, e assim se iludam. Façam o que ela diz.” – Tiago 1:22

Quando você encontrar o provérbio que fala com a sua situação, coloque-o em prática. Lembre-se que sabedoria é isso, a aplicação prática do conhecimento, então não os trate como sugestões.

A Bênção da Sabedoria em Sua Vida

Quero lembrá-lo de algumas das bênçãos da sabedoria em sua vida. Aqui estão três passagens de Provérbios para ajudá-lo a lembrar

Provérbios 3:13-14

Bem-aventurados os que encontram a sabedoria,
os que obtêm entendimento,
porque ela é mais lucrativa do que a prata
e produz melhores retornos do que o ouro
.” 

Provérbios 4:4-6

Então ele me ensinou e me disse:
Segure minhas palavras com todo o seu coração;
guarde meus mandamentos, e você viverá.
Adquira sabedoria, obtenha entendimento;
não se esqueça das minhas palavras nem se desvie delas.

Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá;
ame-a, e ela cuidará de você
.”

Provérbios 4:20-22

Meu filho, preste atenção no que eu digo;
ouça minhas palavras.
Não as perca de vista,
guarde-as dentro do seu coração,
pois são vida para quem as encontra
e saúde para todo o corpo
.”

Acho que você pode ver a tremenda diferença que este livro pode fazer em sua vida se você ler e colocar em prática o que ele diz.

Pensar em Provérbios é pensar em sabedoria. Se formos honestos, reconheceremos que precisamos de mais. No entanto, Deus forneceu a sabedoria de que você precisa para abordar todos os aspectos de sua vida. 

Acho que quando você pensa sobre isso, a maneira mais importante de os cristãos lerem Provérbios é simplesmente lê-los. Ou seja, precisamos ler e praticar.

Não faz diferença quanta sabedoria é encontrada nas páginas de Provérbios se ela simplesmente permanecer nas páginas. 

Se você adquirir o hábito de derramar a verdade da Palavra de Deus em seu coração, ela acabará por se manifestar em suas ações. 

Deus nos mostrou como adquirir a sabedoria de que precisamos para viver neste mundo. Nossa responsabilidade é lê-lo e, mais importante, fazer o que ele diz.


Autor Clarence L. Haynes Jr.

Botão Voltar ao topo