UZ – Significado
UZ – O nome “Uz” é mencionado em diferentes contextos na Bíblia, referindo-se a diversas pessoas e lugares:
1. Uz, o filho mais velho de Naor e Milca, conforme registrado em Gênesis 22.21.
2. Uz, o neto de Seir, conforme mencionado em Gênesis 36.28 e 1 Crônicas 1.42.
3. Uz, filho de Arão, listado na Tábua das Nações em Gênesis 10.23. Essa menção sugere que “Uz” era também o nome de uma antiga tribo aramaica, possivelmente os Ausitai, que habitavam o deserto a oeste do rio Eufrates.
4. A terra de Uz, conhecida como a terra natal de Jó, como descrito em Jó 1.1. Embora a localização precisa de Uz seja incerta, é provável que tenha estado localizada no deserto da Arábia ou da Síria, a leste da Palestina. A narrativa bíblica indica que Uz estava a uma considerável distância dos sabeus e caldeus (Jó 1.15, 17). Também é sugerido que estava próximo à rota comercial da Transjordânia durante a Idade do Bronze I (2100-1900 a.C.), rota que é mencionada no contexto dos eventos de Gênesis 14. Além disso, Jó parece ter tido contato com mercadores e viajantes que transitavam entre a Mesopotâmia, o Egito e a Arábia (Jó 6.18, 19; 31.32; 28.19).
Existem várias sugestões mais específicas quanto à localização de Uz: (a) Com base em Lamentações 4.21 e Gênesis 36.28, alguns sugerem que a cidade de Uz estava nas proximidades de Edom, o que é corroborado pelo fato de Elifaz vir de Temã (Jó 2.11; cf. Gn 36.11; Am 1.12). (b) Outra possibilidade é que a tradição cristã primitiva tenha indicado o monte onde Jó se sentou no deserto a leste do Lago Semeeonitis (Huleh). (c) Uma sugestão mais recente é que “Uz” (na língua hebraica ‘us) poderia estar relacionado ao deus árabe ‘Awd. Isso, combinado com a influência reconhecida da língua árabe na linguagem de Jó, sugere uma localização mais ao sul, possivelmente dentro da região da Arábia.