30 Versículos sobre orar uns pelos outros

A Bíblia nos orienta a orar por outras pessoas e isso ocupa uma grande importância entre os cristãos. Entre os versículos sobre orar pelos outros, encontramos o de Tiago que diz “orai uns pelos outros”.

Selecionei aqui 30 versículos que mostram a importância da oração e intercessão em favor uns dos outros.

Aqui estão 30 versículos sobre orar uns pelos outros

1. 1 Timóteo 2:1-2

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.”

2. Tiago 5:16

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

3. Colossenses 1:9

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.”

4. Efésios 6:18

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda perseverança e súplica, por todos os santos.”

5. 1 Tessalonicenses 5:25

“Irmãos, orai por nós.”

6. Romanos 15:30

“Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus.”

7. 2 Tessalonicenses 3:1

“Quanto ao mais, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como de fato acontece entre vós.”

8. Filemom 1:6

“Rogo-te, porém, em favor do amor, sendo eu tal como sou, Paulo, o velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, que intercedas por Onésimo, meu filho, a quem gerei nas minhas prisões.”

9. 2 Coríntios 1:11

“Vós também ajudando-nos com orações por nós, para que, por muitas pessoas, graças sejam dadas a nosso respeito pela dádiva feita por nosso intermédio.”

10. Filipenses 1:9

“E é também por isto que eu, desde o dia em que o ouvi, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me das vossas orações.”

de mãos dadas orando

11. 1 Samuel 12:23

“Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.”

12. 2 Timóteo 1:3

“Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas súplicas noite e dia.”

13. Efésios 1:16

“Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações.”

14. 2 Timóteo 4:16

“Na minha primeira defesa, ninguém se apresentou para me ajudar; antes, todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.”

15. Hebreus 13:18

“Orai por nós, pois estamos certos de que temos boa consciência, desejando, em tudo, portar-nos bem.”

16. 2 Coríntios 9:14

“Enquanto, na oração deles por vós, vos demonstram o ardente afeto que têm por vós, em razão da superabundante graça de Deus que em vós há.”

17. 2 Coríntios 13:7

“Ora, oramos a Deus para que não façais mal algum, não para que nós apareçamos aprovados, mas para que façais o bem, ainda que nós sejamos como reprovados.”

18. Colossenses 4:12

“Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo Jesus, vos saúda, sempre lutando por vós nas orações, para que, enfim, vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.”

19. 1 Tessalonicenses 3:10

“Noite e dia, instantemente, orando para que possamos ver o vosso rosto e supramos o que falta à vossa fé.”

20. 2 Coríntios 1:11

“Vós também nos ajudando com orações por nós, para que, por muitas pessoas, graças sejam dadas a nosso respeito pela dádiva feita por nosso intermédio.”

uma pessoa orando por outra

21. Efésios 6:19

“E, por mim, a fim de que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho.”

22. 1 Timóteo 5:5

“Ora, a verdadeira viúva, que ficou só, espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações.”

23. 2 Tessalonicenses 1:11

“Por esta razão, também sempre oramos por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé.”

24. 2 Timóteo 4:17

“Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem. E fiquei livre da boca do leão.”

25. Romanos 10:1

“Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.”

26. Romanos 15:5-6

“O Deus, pois, da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

27. 1 Tessalonicenses 5:17-18

“Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

28. 2 Tessalonicenses 3:5

“O Senhor dirija os vossos corações no amor de Deus e na paciência de Cristo.”

29. 1 João 5:16

“Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida ao que pecar não para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.”

30. 3 João 1:2

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”

O que Tiago quis dizer sobre orai uns pelos outros

O que Tiago quis dizer sobre orai uns pelos outros?

Tiago continua incentivando a dependência de Deus, destacando a oração como meio. Anteriormente, sugeriu responder aos problemas com oração, à alegria com louvor e à fraqueza espiritual com pedidos de oração aos presbíteros.

No versículo 16, Tiago propõe que os cristãos confessem pecados e orem uns pelos outros para alcançar cura. Alguns interpretam a cura como física, outros como superação espiritual. Em ambos os casos, a cura exige confissão e oração mútua.

Tiago não especifica como isso deve ser feito, mas sugere relacionamentos próximos entre cristãos. A vulnerabilidade é essencial para compartilhar lutas e orar uns pelos outros. Embora muitos hesitem na vulnerabilidade, Tiago destaca que a oração é eficaz. Deus ouve e responde, tornando a oração entre os cristãos uma prática vital para a saúde da igreja. Afinal, a oração do justo é poderosa.

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp