A Busca Pelo Amado – Pregação Expositiva em Cantares 3

Se você está em busca de um esboço de pregação expositiva para pregar em Cantares 3, convido você a mergulhar na história de amor entre o amado e a amada. Neste capítulo, veremos o anseio pela presença do amado e a alegria do encontro. Descubra como essa narrativa poética nos inspira a buscar com fervor a presença de Deus em nossas vidas. Esteja preparado para ser tocado pelo amor profundo e intenso que Deus tem por nós. Segue o esboço:

Título: A Busca Pelo Amado – Pregação Expositiva em Cantares 3

Texto base: Cantares 3

Introdução:

• Contextualização do capítulo 3 de Cantares como parte da bela alegoria do amor entre Cristo e Sua igreja.
  • Destaque para a busca intensa e anseio da amada pela presença do amado.

I. O Anseio pela Presença do Amado (Cantares 3:1-4):

• A inquietude da amada durante a noite, refletindo a falta de paz na ausência do amado (Cantares 3:1-2).
  • A busca incansável pela presença do amado nas ruas e praças (Cantares 3:2-3).
  • Exemplos bíblicos de personagens que buscaram intensamente a presença de Deus em suas vidas, como Davi (Salmos 42:1-2) e Moisés (Êxodo 33:15-16).

II. O Encontro com o Amado (Cantares 3:5):

• O êxito da amada em encontrar o amado, trazendo alegria e satisfação (Cantares 3:4-5).
  • A importância de perseverar na busca pelo encontro com Deus, confiando em Sua fidelidade e promessas (Jeremias 29:13).

III. A Celebração do Amor e da União (Cantares 3:6-11):

• A descrição da chegada triunfante do amado em seu cortejo (Cantares 3:6-7).
  • O reconhecimento do amor mútuo e da união com o amado (Cantares 3:8-11).
  • O paralelo com o relacionamento entre Cristo e Sua igreja, celebrando a redenção e a união eterna (Efésios 5:25-27).

Conclusão:

• O convite para que os ouvintes anseiem pela presença de Deus em suas vidas, buscando-O com diligência.
  • A lembrança de que o encontro com o amado traz alegria e satisfação genuína.
  • O encorajamento a celebrar o amor e a união com Deus, reconhecendo o paralelo com o relacionamento entre Cristo e Sua igreja.

Dicas de Como Pregar:

1. Estude cuidadosamente o livro de Cantares, compreendendo sua linguagem poética e seu contexto histórico.
  2. Explore a natureza alegórica de Cantares, relacionando-a ao amor entre Cristo e a igreja.
  3. Utilize exemplos bíblicos para ilustrar a busca intensa pela presença de Deus na vida dos crentes.
  4. Enfatize a importância da perseverança na busca, mesmo nas dificuldades e adversidades.
  5. Conduza os ouvintes a uma reflexão pessoal sobre seu anseio pela presença de Deus e a necessidade de priorizar essa busca em suas vidas.

Se gostou deste esboço de pregação em Cantares 3, então veja também:

A Busca pela Intimidade com Deus – Pregação em Cantares 1

O Amor e a Provisão de Deus – Pregação em Cantares 2