A Grandeza da Misericórdia Divina – Pregação em Miquéias 7:18-20

Esboço de pregação expositiva curta em Miquéias 7:18-20 com o tema: A Grandeza da Misericórdia Divina.

Título: A Grandeza da Misericórdia Divina

Texto Base: Miquéias 7:18-20

Introdução:

A misericórdia divina é uma das características mais notáveis e profundas de Deus reveladas nas Escrituras.

Mesmo diante de nossa falibilidade e pecado, Ele nos oferece uma misericórdia incomparável.

Nesta pregação expositiva em Miquéias 7:18-20, examinaremos o texto para compreender a grandeza da misericórdia divina e como podemos experimentá-la em nossas vidas.

I. A Imensidão da Misericórdia de Deus (Miquéias 7:18a)

A. A compaixão do Senhor

B. A natureza abundante de Sua misericórdia

II. A Remoção dos Pecados (Miquéias 7:18b)

A. A disposição de Deus em perdoar

B. A capacidade de remover nossas transgressões

III. O Lançamento dos Pecados no Mar do Esquecimento (Miquéias 7:19)

A. O ato simbólico de Deus ao lançar nossos pecados no mar

B. A completa anulação de nossas iniquidades

IV. A Fidelidade de Deus em Cumprir Suas Promessas (Miquéias 7:20)

A. O caráter imutável do Senhor

B. A certeza de que Ele cumpre Suas promessas de misericórdia

Conclusão:

A grandeza da misericórdia divina é insondável e transformadora.

Em Miquéias 7:18-20, encontramos uma profunda revelação do coração compassivo de Deus, que perdoa e lança nossos pecados no mar do esquecimento.

Como filhos de Deus, podemos confiar em Sua fidelidade em cumprir Suas promessas e experimentar a plenitude de Sua misericórdia em nossas vidas.

Dicas para pregar Miquéias 7:18-20

1. Conheça o contexto: Antes de começar a pregar, é importante entender o contexto em que esses versículos foram escritos. Leia os capítulos anteriores de Miquéias para entender a mensagem do profeta e o contexto histórico em que ele estava profetizando.
  2. Destaque a grandeza da misericórdia divina: O tema central desses versículos é a grandeza da misericórdia de Deus. Enfatize como Deus é compassivo e perdoa nossos pecados, mesmo quando não merecemos.
  3. Explique o significado do “lançar os pecados no mar do esquecimento”: Esse é um conceito simbólico poderoso que mostra como Deus remove completamente nossos pecados quando nos arrependemos e nos voltamos para Ele. Certifique-se de explicar esse conceito de forma clara para que todos compreendam.
  4. Relacione os versículos com o contexto da salvação em Cristo: Mostre como esses versículos apontam para a obra redentora de Jesus na cruz. É através de Cristo que podemos experimentar plenamente o perdão e a misericórdia de Deus.
  5. Use ilustrações relevantes: Ilustrações podem tornar a mensagem mais concreta e relevante para a vida das pessoas. Use exemplos da vida cotidiana ou histórias bíblicas que demonstrem a grandeza da misericórdia de Deus.
  6. Termine com uma nota de esperança: Conclua a pregação enfatizando a esperança que encontramos na misericórdia divina. Encoraje os ouvintes a se aproximarem de Deus, sabendo que Ele está sempre pronto a perdoar e restaurar aqueles que se voltam para Ele de coração sincero.

Se gostou deste esboço de pregação em Miquéias 7:18-20, então veja mais: