Avivamento de Asbury: Deus está avivando a América?

“O Espírito Santo era tangível na sala. Cadeias foram quebradas, confissão aconteceu e Deus foi louvado como santo, santo, santo”. Foi assim que um aluno descreveu o reavivamento de Asbury, que começou na última quarta-feira na Universidade de Asbury, no centro de Kentucky, EUA.

Essa escola evangélica de 1.639 alunos é conhecida ao longo dos anos por vários grandes reavivamentos iniciados em fevereiro de 1905. Um reavivamento que começou em fevereiro de 1970, por exemplo, durou 144 horas de cultos ininterruptos. Cerca de duas mil equipes de testemunhas saíram da escola para as igrejas e 130 campi universitários em todo o país.

A confissão de um aluno durante o encerramento da capela em março de 1992 transformou-se em 127 horas consecutivas de oração e louvor. Uma capela estudantil em fevereiro de 2006 levou a quatro dias de adoração, oração e louvor contínuos.

O avivamento de Asbury em 2023

Agora o Espírito Santo de Deus parece estar se movendo de maneira extraordinária novamente em Asbury.

Durante uma confissão em 8 de fevereiro, pelo menos cem pessoas caíram de joelhos e se curvaram no altar. Desde então, o campus experimentou um derramamento do Espírito Santo que ainda continuava ontem.

As pessoas têm dado testemunhos, lido a Bíblia, adorado a Deus e orado. Alunos, professores e líderes da igreja local têm participado. Alunos de várias faculdades também foram atraídos para o campus de Asbury.

Ao contrário dos avivamentos universitários anteriores, as pessoas estão observando o movimento atual do Espírito através das lentes da mídia social. Isso atraiu um público mais amplo para testemunhar o que está acontecendo agora em Kentucky.

Estudante de avivamento de Asbury: “Ele está transformando vidas radicalmente”

A América precisa de reavivamento não apenas porque nossa cultura está corrompida, mas porque os americanos precisam saber o quanto Deus os ama. Na verdade, é porque os americanos não sabem o quanto Deus os ama que nossa cultura está corrompida.

Em contraste, a experiência comum que está sendo compartilhada do reavivamento de Asbury que está ocorrendo agora é um profundo senso da presença amorosa de Deus enquanto ele atrai as pessoas para si. Por exemplo, Elena Overman, uma estudante do segundo ano de Dallas, disse:

“Ao longo dos últimos três dias, o Senhor revelou a si mesmo e seu amor e fidelidade infalíveis a todos que passaram pelas portas do Hughes Auditorium. Ele está transformando vidas radicalmente. O Espírito Santo está trabalhando neste lugar e em todo o mundo por meio de nossas orações, e ele não vai parar tão cedo. Toda glória a Deus.”

Elena Overman

Neste Dia dos Namorados (nos EUA), batizado em homenagem ao santo padroeiro dos noivos e dos casamentos felizes, vamos celebrar o fato e a razão de sermos amados incondicionalmente pelo Deus do universo.

O fato de seu amor é claro: “Deus mostra seu amor por nós em que, sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8). Não há literalmente nada  que você possa fazer para que Deus o ame mais ou menos do que ele já ama.

Isso é por causa do motivo de seu amor. Como escreve Paulo, ter morrido por homens valiosos não teria sido divino, mas meramente heroico; mas Deus morreu pelos pecadores.

“Ele nos amou não porque éramos amáveis, mas porque ele é amor.”

Assim como em Asbury, Deus pode avivar o Brasil?

Deus ama você porque “Deus é amor” (1 João 4:8). Dito sem rodeios, ele não pode deixar de amar você.

Se você responder ao seu amor amando-o de “todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30), você também “amará o seu próximo como a si mesmo” (v. .31). Seu próximo aprenderá que Deus é amor experimentando o amor de Deus no seu.

E você será um catalisador para o avivamento de que nossa cultura brasileira precisa tão desesperadamente.

Por favor, junte-se a mim para orar para que Deus abençoe, proteja e use o reavivamento de Asbury para despertar o avivamento em nossa terra. E vamos orar, nas palavras do antigo hino: “Que comece em mim!”