Qual é o meu Chamado e Missão?

Nosso bate-papo de hoje é sobre Chamado. Como podemos descobrir nossa missão? Existe uma missão coletiva para todo cristão? O que fazer quando me sinto incapaz de viver o meu chamado na prática? Bora conversar sobre isso?

”Não tenha vergonha do testemunho do nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participem comigo dos sofrimentos, a favor do Evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.” 2 Timóteo 1:9

Chamado e vocação são palavras similares na Bíblia e são derivadas do termo kaleo que quer dizer “chamar” ou “convocar”. O chamado é o ato onde Deus nos separa e convoca para uma missão em seu Reino. O chamado não tem a ver com um cargo ou uma posição, mas sim, tem a ver com a nossa identidade, e por isso tudo o que fizermos terá como objetivo glorificar a Deus (1 Co 10:31)

NOSSO PRIMEIRO CHAMADO

Deus nos chamou para estar com Ele, antes de nos chamar para fazer algo para ele. Nosso primeiro chamado tem a ver com o próprio Deus.

João 17:3/ Efésios 1:4

No Éden, vemos o Senhor vivendo um relacionamento profundo com o ser humano. Ele caminhava na viração do dia ao Jardim para conversar com Adão.

Ou seja, nosso primeiro chamado tem tudo a ver com relacionamento e adoração. Deus nos chamou para adorá-lo e conhecê-lo com todo o nosso ser.

O CHAMADO DE TODO CRISTÃO

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas, pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos 16:15-18

Você é chamado a cumprir o IDE e é convocado a pregar o Evangelho à toda criatura e fazer discípulos de todas as nações. À maneira como faremos isto pode ser dar de maneiras distintas. Cada um receberá um propósito individual de Deus para o cumprimento desta tarefa. 

“COMO DESCUBRO O MEU CHAMADO?”

Você está desesperado para descobrir a resposta dessa pergunta? Saiba disso: tudo flui naturalmente quando descobrimos prazer e plena satisfação em cumprirmos nosso primeiro chamado: Relacionamento com Deus. Quando nos relacionamos com Ele, temos certeza do que Ele quer para nós, pois, como vimos na primeira aula do módulo 01, nossa identidade está escondida em Cristo; e chamado tem tudo a ver com identidade. 

No entanto, existem indícios que podemos nos guiar para descobrirmos o que Deus quer de nós. Por exemplo:

“Meu coração queima por uma área específica, relacionado ao mundo profissional? Pode ser um indício que Deus quer que eu seja instrumento dele nesta área.

Fico indignado quando vejo notícias sobre tráfico humano e tenho o desejo de transformar essa realidade? Pode ser um indício de que Deus quer eu que eu me mova em justiça social e seja cooperador com Ele para mudar esse cenário.

Quando ouço sobre determinado país ou região, choro e meu coração queima por este lugar? Pode ser um indício de que Deus quer me levar para este lugar.”

Enfim, tudo isso mostra que Deus vai nos chamar conforme nossa identidade, personalidade etc. E se Ele nos chama, Ele fará questão de trazer clareza a nosso propósito.

VOCÊ SEMPRE SERÁ INCAPAZ 

Jeremias 1:5-9

Muitos pensam que precisam ser 100% capazes antes de começarem a viver seu chamado. Mas, a realidade é que, nunca seremos 100% capazes, porque, enquanto estivermos nesta Terra, precisamos ser moldados, de glória em glória.

Em suma, Deus é está no controle de toda situação e guia nossa vida, fazendo com que nós cumpramos o chamado que Ele nos deu.

”Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” 1 Tessalonicenses 5:24

2 Timóteo 1:7 / João 15:16

Se gostou, então continue lendo em nosso site:

Chamado para a missão – Jeremias 1:5

O ministério: Um chamado para servir

O Chamado Para o Discipulado

Sermão sobre o Chamado de Deus

4 razões para não ficar obcecado com o seu “chamado”

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Um Comentário

  1. Verdade. Eu já descobri o meu chamado. Além de escrever sobre o Evangelho no meu site, é servir a todos. Especialmente amo os pequeninos, meu coração fica quentinho perto deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo