7 Benefícios poderosos da oração
A oração é falar com Deus, o meio utilizado para se comunicarmos com o nosso Pai celestial, por meio dela, é que recebemos incontáveis benefícios poderosos para nossas vidas.
Desde os tempos bíblicos, homens e mulheres de fé se renderam aos pés do Senhor em oração, e foram surpreendentemente beneficiados pelos céus, com grandes coisas.
Por que mais do que simples palavras, orar é abrir o coração diante de Deus, expressando gratidão, lamentação, pedidos e louvor.
Os benefícios da oração são incontáveis e transformadores, ela nos direciona nas decisões do dia a dia, aumenta nossa fé e nos ajuda a evitar caminhos perigosos. Além disso, nos ensina a confiar e a nos submeter à vontade soberana de Deus.
Quando oramos com sinceridade, experimentamos a paz que excede todo entendimento, discernimento e um fortalecimento espiritual profundo.
Sendo assim, vamos aprender agora alguns dos benefícios da oração.
1. A oração nos ajuda a encontrar direção na vida
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” (Colossenses 3:2)
A Bíblia nos exorta a manter nossos pensamentos nas coisas do alto, somente olhando para o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).
Muitas vezes as situações ao nosso redor tentam desviar nosso olhar do que realmente importa.
Sejam momentos bons ou difíceis, é fácil nos perdermos em preocupações e distrações. No entanto, a oração nos dá um grande benefício, o qual é encontrar a direção certa para a vida.
Fazendo-nos ajustar o nosso olhar para o alvo, que é Cristo, afastando-nos das incertezas terrenas e direcionando nosso coração para Deus.
2. A oração nos leva para mais perto de Deus
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4:8)
O maior benefício da vida cristã é o prazer de um relacionamento íntimo com Deus. No entanto, essa proximidade não acontece automaticamente. É necessário buscá-Lo com sinceridade, e a oração é o meio pelo qual alcançamos esse benefício.
Quando oramos, abrimos nosso coração para Ele, expressamos nossa dependência e nos chegamos mais perto de Deus. Quanto mais nos dedicamos à oração, mais sensíveis nos tornamos à Sua voz e à Sua presença em nossa vida.
Assim como um relacionamento humano se fortalece pelo diálogo constante, nosso relacionamento com Deus se aprofunda quando dedicamos tempo para conversar com Ele. A oração nos tira da superficialidade e nos conduz a uma dimensão celestial.
3. A oração abre portas
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7)
A oração é a chave que nos permite acessar as bençãos e oportunidades que Deus tem para nós. Quando buscamos ao Senhor com fé, Ele nos conduz, abre portas inesperadas e nos dá respostas no tempo certo.
Nem sempre a porta que desejamos se abrirá imediatamente, mas Deus, em Sua soberania, nos alcancará com Seu benefício poderoso.
Por meio da oração, aprendemos a confiar e a depender d’Ele, sabendo que nenhuma porta pode permanecer fechada diante do poder do Senhor.
Saiba que, orar é bater na porta com perseverança, crendo que Deus abrirá o caminho certo no momento oportuno.
4. A oração nos livra do pecado
“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5:15)
O pecado é uma realidade na vida de todo ser humano, mas a oração nos fortalece para resistir às tentações e buscar uma vida de santidade diante de Deus. Quando voltamos ao Senhor em oração, somos beneficiados com graça, perdão e restauração.
A oração nos deixa mais sensíveis à voz do Senhor e nos afasta das armadilhas do pecado.
Quanto mais tempo passamos na presença do Senhor, mais beneficiados somos, pois alcançamos a transformação e então somos renovados para viver uma vida que O agrada.
5. A oração da clareza para a nossa mente
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Um dos grandes benefícios da oração é a clareza que ela traz para nossa mente. Em um mundo repleto de distrações, dúvidas e ataques espirituais, orar nos ajuda a enxergar com discernimento e sabedoria.
Quando oramos todos os dias, obtemos clareza em nossa mente. Paulo nos diz em Romanos 12:2 que precisamos renovar a nossa mente. Pois, existe no mundo espiritual, uma guerra travada na mente, quantos jovens e adolescentes, são atingidos por essa seta maligna, porque não oram e não buscam ao Senhor.
Porém, quando falamos com Deus diariamente, recebemos direção, paz e força para resistir às investidas do inimigo.
Esse é um dos grandes privilégios da oração: ela ilumina nossa mente e nos mantém firmes no caminho certo.
6. A oração produz mudança em nós
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel 36:26)
Um dos maiores benefícios da oração é que ela opera dentro de nós, nosso cérebro é ativado pelo Espírito Santo de Deus.
Essa transformação acontece quando buscamos ao Senhor em oração, permitindo que Ele renove nossos sentimentos, desejos e atitudes. Molde nosso caráter e nos torne mais semelhantes a Cristo.
A oração não apenas muda as estatísticas ao nosso redor, mas, acima de tudo, transforma quem somos de dentro para fora. Nos tornando mais sensíveis à vontade de Deus, fortalecendo nossa fé e nos capacitando a viver de acordo com Seus propósitos.
Esse é um dos grandes privilégios de ter uma vida de oração constante: sermos transformados pelo poder de Deus todos os dias.
7. A oração nos faz submeter a vontade de Deus
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” (Mateus 6:9-10)
Um dos maiores benefícios da oração é a capacidade de nos submeter à vontade de Deus. Quando oramos sinceramente, não estamos apenas apresentando nossos desejos, mas também abrindo nossos corações para ouvir e aceitar o que Deus tem para nós.
Em Mateus 6:9-10, é o próprio Jesus que nos ensina a orar, nos submetendo à Sua vontade Soberana, confirmando que os planos de Deus são sempre melhores do que os nossos.
Quando buscamos a Ele em oração, nossa vontade começa a se alinhar com a Dele, e encontramos paz ao saber que estamos seguindo a direção certa.
Esse é um dos benefícios mais grandiosos da oração: ela nos ensina a entregar nossos próprios desejos e aceitar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.
Veja também: