7 Características da Chamada de Deus na Bíblia para o Ministério

A chamada de Deus é algo lindo na vida de uma pessoa, pois, essa passa a fazer parte de um plano glorioso de Deus na terra. Então, qual é sua chamada?

Significado de “Chamar” ou “Chamado” na Bíblia

Embora a palavra “chamar” tenha muitas aplicações comuns nas Escrituras, sua principal importância é a de ser um termo especificamente teológico. A forma verbal (kaleo), quando usada tecnicamente, se refere à chamada de Deus aos homens para participar da bênção da redenção.

Seus benefícios podem ser descritos como a chamada de Deus à sua glória (1 Pe 5:10); à vida eterna (1 Tm 6:12) e à comunhão com o seu Filho (1 Co 1:9).

A chamada depende do propósito de Deus estabelecido através da dádiva de sua graça (Gl 1:6,15) e alcança os homens através da proclamação do Evangelho (2 Ts 2:14) tornando-se, dessa maneira, a única esperança de salvação para a humanidade (Ef 4:4).

O termo “chamada”, como substantivo, (klesis), aparece no Novo Testamento exclusivamente em um sentido técnico. O convite é para entrar no reino de Deus, para recebê-lo como uma dádiva e um bem. Incluída nesse convite está uma decisiva ênfase na soberana iniciativa de Deus. “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm 11:29).

O adjetivo verbal “chamado” (kleíos) se usa de duas maneiras:

  • Ele tem em vista o chamado à salvação (como em Rm 1:6,7; 1 Co 1:24; Jd 1; Ap 17:14);
  • Mas uma nova dimensão aparece em Romanos 1:1 e em 1 Coríntios 1:1 onde a chamada se torna efetiva em termos de um ofício, “chamado para ser apóstolo”.

E é portanto, nessa linha que queremos falar. Sobre as características da chamada de Deus para o ministério. Veja, então a seguir:

Aqui estão 7 Características da Chamada na Bíblia:

1. A Chamada de Deus é divina

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Mateus 4:19

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Atos 13:2

E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.

Hebreus 5:4

2. A Chamada de Deus é pessoal

ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

Gênesis 12:1

3. A Chamada de Deus é espiritual

E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 6:7-8

4. A Chamada de Deus é soberana

Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

Êxodo 3:10

5. A Chamada de Deus é poderosa

Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

Juízes 6:14

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 4:7

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Romanos 1:16

6. A Chamada de Deus é definitiva

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Lucas 9:62

7. A Chamada de Deus é específica

E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

Marcos 1:17

Em Resumo, a Chamada é:

  1. Divina
  2. Pessoal
  3. Espiritual
  4. Soberana
  5. Poderosa
  6. Definitiva
  7. Específica

Botão Voltar ao topo