5 Características que Fazem o povo de Deus Vitorioso

Esboço de pregação expositiva em Neemias 4:1-23 como o tema: 5 Características que Fazem o povo de Deus Vitorioso.

Texto-base: Neemias 4:1-23

Propósito Geral: Doutrinário
Propósito Específico: Conduzir o crente a uma preparação para as batalhas espirituais.

Introdução do sermão:

Quando tudo parece estar indo bem, precisamos nos preparar para enfrentar desafios, pois o inimigo não deseja ver a obra do Senhor avançar. Enquanto o povo de Jerusalém estava resignado com sua situação, o inimigo os deixava em paz. Porém, quando os judeus começaram a servir ao Senhor e glorificar Seu nome, o inimigo passou a agir.

A oposição não é apenas prova da bênção de Deus, mas também uma oportunidade de crescimento. As dificuldades no cumprimento do trabalho fizeram aflorar o que havia de melhor em Neemias e em seu povo.

Satanás quis usar esses problemas como armas para destruir a obra do Senhor, mas Deus os usou como instrumentos para edificar seu povo. Charles Spurgeon disse:

“Deus teve somente um Filho sem pecado, mas nunca teve um filho sem tribulações.”

Ilustração:

Quando Sir James Thornhill estava pintando a cúpula da Catedral de São Paulo em Londres, deu um passo para trás para contemplar seu trabalho. Se tivesse recuado mais um passo, teria caído do andaime e talvez até morrido. Um amigo, ao ver isso, pegou um de seus pincéis e passou tinta numa parte da pintura. A vida do artista foi salva, pois ele se lançou para frente a fim de proteger seu trabalho. Quando o retrato de nossa vida ou de nosso ministério não se parece com o que desejamos, talvez o Grande Artista esteja nos salvando de algo pior e nos preparando para algo melhor.

Contexto:

Nos capítulos 4 e 6 de Neemias, vemos pelo menos nove táticas diferentes empregadas pelo inimigo para interromper o trabalho nos muros.

• Primeiro, atacaram os judeus com zombaria (4:1-6) e conspirações de guerra (4:7-9).
  • Como resultado, os trabalhadores enfrentaram dificuldades internas: desânimo (4:10), medo (4:11-23) e egoísmo (5:1-19).
  • Quando os ataques ao povo não funcionaram, os inimigos começaram a atacar o líder, Neemias, usando transigência (6:1-4), maledicência (6:5-9), ameaças (6:10-14) e intrigas (6:17-19).

Neemias permaneceu firme e liderou o povo, completando as obras em cinquenta e dois dias.

Conflitos, lutas, opressão. A história do povo de Deus está cheia de exemplos de superação contra opressores, sejam estrangeiros ou nacionais. A vida cristã é uma luta constante.

Transição: Na luta diária do povo de Deus, encontramos cinco características que o fazem vitorioso.

I. O POVO DE DEUS RESISTE (v. 6)

Sambalate, o governador da Samaria, não queria que os judeus se fortalecessem (v. 1). Os inimigos zombavam (v. 1-3), mas o povo de Deus não parava de trabalhar (v. 6). A zombaria não os impressionava nem afetava (v. 7). É essencial não se deixar abater pelas artimanhas do inimigo.

1. Persistência: A obra de Deus não pode sofrer danos.
  2. Determinação: O cristão não se frustra diante da zombaria e não perde a oportunidade de conhecer a mensagem da salvação.
  3. Firmeza: O povo de Deus não desiste.

II. O POVO DE DEUS TRABALHA (v. 6)

A tática do adversário não pode dar certo. O povo de Deus dedica-se ao trabalho e não considera o desprezo e a zombaria (v. 6-7). Deus realiza maravilhas quando o povo trabalha. Somos cooperadores de Deus, e Ele sempre faz a Sua parte. Façamos a nossa.

1. Dedicação: Comprometimento com o trabalho.
  2. Foco: Não se desviar das distrações e zombarias.
  3. Parceria: Cooperar com Deus na obra.

III. O POVO DE DEUS ORA (v. 9)

A obra tinha a autorização do rei (2:1-9), mas o inimigo ficou irado. O povo de Deus fica atento e vigilante (v. 13). Eles oram e ficam na brecha (Salmos 127:1). A oração é uma arma indispensável na batalha que travamos neste mundo.

1. Vigilância: Manter-se atento às ameaças.
  2. Intercessão: Orar constantemente.
  3. Dependência: Confiar na direção de Deus.

IV. O POVO DE DEUS PREVINE-SE (Neemias 4: 13-23)

Eles guardavam de dia e de noite (v. 9; Mateus 26:41). Tomaram providências para evitar surpresas (1 Pedro 5:8), agindo com prudência. Trabalhar como se tudo dependesse de nós e confiar como se tudo dependesse de Deus.

1. Preparação: Tomar medidas preventivas.
  2. Prudência: Agir com sabedoria.
  3. Equilíbrio: Trabalhar e confiar em Deus simultaneamente.

V. O POVO DE DEUS CONFIA (v. 14)

“Nosso Deus pelejará por nós” (v. 20; Salmos 121:15). Quem trabalhava tinha sempre uma arma por perto. A armadura do cristão (Efésios 6:10-20). O líder tinha um auxiliar com a trombeta para soar o alarme.

1. Confiança: Acreditar na provisão de Deus.
  2. Armadura: Estar preparado espiritualmente.
  3. Liderança: Seguir líderes capazes e tementes a Deus.

Conclusão desta pregação:

Quando Deus tem uma obra a fazer, Ele sempre levanta os instrumentos necessários.

Para vencer crises e conflitos, precisamos de piedade fervorosa e dedicação heróica.

Deus providenciará a vitória. Somos um povo que sabe vencer as oposições.

Resistir, trabalhar, orar, prevenir-se e confiar: com estas características, seremos crentes vitoriosos.

Confira mais pregações em esboços.