Levar as Cargas uns dos outros

Esboço de pregação expositiva em Gálatas 6:1–5 com o tema “Levar as Cargas uns dos outros”.

TEMA: Levar as Cargas uns dos outros

TEXTO do sermão: Gálatas 6:1–5

¹ Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
² Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
³ Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
⁴ Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
⁵ Porque cada um levará o seu próprio fardo.

Ilustrações:

• Soldado na guerra carrega companheiro ferido (fraco para andar sozinho).
  • Comparando com a Igreja: Será que deixamos nossos feridos para trás?

Esse texto nos mostra a responsabilidade que temos uns para com os outros. A ideia central é que sejamos responsáveis com os outros e por nós mesmos, cumprindo assim a Lei de Cristo.

Nossa responsabilidade é não deixar os irmãos para trás. Abordaremos esse assunto dividindo-o em 02 aspectos:

• Entender o que é Falta ou Erro.
  • Quais os cuidados que devemos ter ao tratar com esse irmão.

I. O que é falta ou erro (6:1)

Contexto: Paulo escreve aos convertidos Gálatas, pois alguns estavam sendo influenciados por falsos mestres cristãos (judaizantes), em relação a obedecerem a Lei para serem salvos (circuncisão, guardar certos dias, proibição de comidas). O Apóstolo reforça o ensino de que a Salvação ocorre pela fé na Obra de Cristo.

A lei serviu no Antigo Testamento – pouco conhecimento sobre Deus – revelação progressiva (Ilust. Pais/Filhos – exigências quando crianças não se aplicam quando adultos.)

(Cap. 5) – Voltar à lei é negar a graça e perder seus efeitos, pois em (Rm.6:14) “…não estais debaixo da lei mas debaixo da graça…”

Naquela época, estar em falta era se deixar influenciar pelos ensinamentos dos falsos mestres. Hoje, estar em falta é não obedecer à Lei de Cristo, que é a lei do amor a Deus e ao próximo.

Estar em falta implica em carregar uma Carga, e, para demonstrar nosso amor ao próximo, precisamos entender o que a Bíblia trata por Carga e por Fardo.

A. Carga (6:2) – Em grego – peso excessivo que pode derrubar (rocha)

Não se pode carregá-la sem ajuda. Nesse caso, somos diretamente responsáveis.

Ex: momentos de crises espirituais, infelicidade, tragédias, perda de parentes, etc.

Nossa responsabilidade é prover conhecimento bíblico e, às vezes, recursos, que ajudem o irmão a suportar essa carga.

B. Fardo (6:5) – Em grego – peso do trabalho diário

Como se fosse uma mochila que temos que carregar mesmo que nos esforcemos para isso. Os fardos só a nós pertencem. Sendo assim, não somos diretamente responsáveis pelos fardos dos irmãos.

Ex: são sentimentos físicos (cansaço, sono), comportamentos (irritação, calma, agitação), atitudes (ativos, quietos), e responsabilidades (pai, mãe, filho), conferidas por Deus a nós.

Precisamos ter controle sobre esses aspectos da vida, pois fazem parte do nosso fardo.

Resumindo: As cargas são pesos que precisamos de auxílio para carregar, e os fardos são nossas responsabilidades com as nossas próprias condutas. Problemas surgem quando as pessoas agem como se suas rochas fossem fardos diários e rejeitam ajuda. E os fardos diários, rochas que não deveriam carregar, resultam em sofrimento e irresponsabilidade.

Nossa responsabilidade é não deixar os irmãos para trás.

II. Cuidados ao Tratar com os Irmãos

A. Não se deixar seduzir, tentar (6:1).

B. Ter humildade

(Ilust. Lc 18:11b – parábola do fariseu que disse: “…Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano…”). A humildade é a condição básica para restaurar o irmão que pecou.

C. Não ser arrogante

(v:3,4) – não se gloriar com uma pretensa superioridade sobre os irmãos. Gloriar-se somente no verdadeiro serviço ao Senhor.

D. Não julgar precipitadamente o irmão

(6:5) – reconhecer as próprias faltas, pois cada um será julgado com respeito àquilo que ele mesmo fez (fardos).

Nossa responsabilidade é não deixar os irmãos para trás.

CONCLUSÃO deste Sermão em Gálatas 6

Por esse motivo, devemos nos sacrificar para fazer pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos; isso é uma demonstração de amor sacrificial. Cristo fez isso por nós, salvando-nos através de Sua morte na Cruz.

Para Reflexão:

• Será que a nossa conduta pessoal está demonstrando que somos cristãos espirituais? (v 6:1) Revelando nossa marca interior (caráter) – (AT – marca exterior, circuncisão).
  • Será que estamos assumindo a responsabilidade de ajudar a levantar o peso dos ombros de um irmão debilitado na fé?

Ilustração: Madre Teresa de Calcutá dizia que aquilo que mais lhe trazia felicidade era sentir-se útil aos irmãos.

Desafio: Aproveitar esse início de ano para conversar com aquele amigo ou vizinho que esteja necessitando de uma palavra de conforto que o ajude a suportar o momento de infelicidade pelo qual esteja passando. Com isso, pôr em prática o exercício da nossa responsabilidade para com os irmãos e assim cumprirmos a lei de Cristo.

Se gostou, então veja mais temas de pregação.