4 Desafios que Neemias enfrentou para fazer a obra missionária

Esboço de pregação em Neemias 6:15-16 com o tema: 4 Desafios que Neemias enfrentou para fazer a obra missionária.

Tema: 4 Desafios que Neemias enfrentou na obra missionária

TEXTO: Neemias 6:15-16

¹⁵ Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
¹⁶ E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

INTRODUÇÃO:

Quem foi Neemias? Um servo cujo desprendimento pessoal, identificação com a Obra e clamor de um povo fizeram com que Deus o chamasse para a restauração desse povo.

Diante de tudo isso, Deus contemplou Neemias com uma poderosa capacidade espiritual para restauração, a ponto de concluir a grande obra dos muros em apenas 52 dias.

Por que era tão importante reconstruir os muros? Resposta: Sem os muros, não havia separação dos inimigos. Com os muros rachados, a cidade estava desprotegida, permitindo que os inimigos entrassem e saíssem livremente. Seu paganismo e idolatria persistiam dentro dos muros de Jerusalém. Neemias então diz: “Edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha” (Ne 2:17).

PROPOSIÇÃO: O livro de Neemias nos mostra as dificuldades enfrentadas por ele para cumprir o IDE de Deus (Obra Missionária).

A seguir, veremos quatro barreiras enfrentadas por Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém.

I. Para reconstruir os muros, Neemias enfrentou o escárnio (Ne 4:1-3)

Uma das armadilhas mais utilizadas por Satanás é o descaso, e foi essa a primeira que ele usou contra Neemias. Vejam o que as pessoas diziam (v. 2):

A) “Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros. Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra?”

B) “Desistam, vocês nunca irão terminar isso. Seu Deus não liga para vocês. Para que vão oferecer sacrifícios a esse Deus?”

C) “Quando as pedras calcárias são queimadas, elas se tornam muito moles e perdem a durabilidade. Estavam dizendo: este muro vai cair logo, não vai durar. Até um animal noturno derrubará seu muro. Vocês estão perdendo seu tempo, desistam. Nós somos mais fortes do que vocês, vamos entrar a qualquer hora.”

D) (v.5) Enquanto os homens estavam trabalhando para reconstruir seus muros, o inimigo lá estava, provocando, tentando desviar suas atenções da obra, tentando irritá-los a tal ponto que desistissem de tudo.

Aplicação:

Muitas vezes, em nossas vidas, queremos levantar muros. Talvez você esteja aqui hoje dizendo: “Vou consertar os muros da minha vida”, como disse o filho pródigo: “Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai”. Talvez você esteja aqui hoje dizendo: “Vou colocar o pecado do lado de fora”, como fez o filho pródigo: “Pequei contra o céu e diante de ti”.

Pode ter certeza de que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai dizer que você é muito fraco para fazer isso, que você não tem coragem, e que Deus não está se importando com você. Ele vai afirmar que, se você já caiu uma vez, vai cair de novo.

Quando alguém está buscando viver uma vida que agrada a Deus, ele será motivo de zombaria. Muitas vezes, quando um jovem declara que sente o chamado para o ministério, seus “amigos” vão rir dele.

Sabe por que muitas vezes encontramos nas igrejas jovens que estão isolados pelos cantos, com poucos amigos? É porque estão querendo levar sua vida espiritual a sério.

Mas não foi somente o escárnio que Neemias sofreu na reconstrução dos muros, mas…

II. Para Reconstruir os Muros, Neemias Sofreu Ataques do Inimigo (Ne 4:7-8)

A) O inimigo uniu forças (Ne 4:8).

  • Os árabes eram liderados por Gesém (Ne 2:19).
  • Os amonitas eram liderados por Tobias (Ne 2:19).

B) O inimigo agora quer o confronto (Ne 4:8).

  • O inimigo percebeu que o escárnio não havia funcionado.
  • Os muros já estavam até a metade, não podiam esperar mais pelas raposas.
  • Teriam que atacar, e o ataque seria secreto (Ne 4:11).

C) Como reagiu Neemias aos ataques do inimigo?

  • Com oração (Ne 4:9).
  • Estando preparado para o ataque (Ne 4:9) – distribuiu e armou o povo (Ne 4:13) e elaborou um plano:
    • Metade trabalhava, a outra metade vigiava (Ne 4:16).
    • Os carregadores, uma mão com espada e a outra com a carga (Ne 4:17).
    • Os edificadores traziam a espada na cinta (Ne 4:18).
    • Todos estavam prontos (Ne 4:23).
  • Vigiando (Ne 4:21) e não se descuidando (Ne 4:22-23).
  • Sendo sábio (Ne 6:1-4) – Neemias considerava sua obra mais importante que qualquer outra coisa, e ele não queria jogar seu precioso tempo fora.

Aplicação: O inimigo é muito astuto, usando várias estratégias e truques sujos para nos afastar da obra do Senhor. Precisamos de sabedoria vinda de Deus para enfrentar o inimigo e estar preparados. Satanás vai nos fazer convites para nos desviar da obra do Senhor, insistirá, colocará em nossos caminhos a mulher adúltera, jovens serão convidados aos prazeres da mocidade. Se não considerarmos a obra de Deus como prioridade, aceitaremos o convite. Neemias disse: “Estou fazendo uma grande obra.

Não foi somente escárnio e ataques que Neemias sofreu, mas também…

III. Para reconstruir os muros, Neemias foi caluniado (Ne 6:5–9)

Mais uma investida para afastar Neemias da obra; desta vez, foi a calúnia. A carta foi lida em público com o objetivo de:

A) Talvez fazê-lo ir até Ono para esclarecer os fatos, interrompendo assim a obra.

B) Minar sua autoridade, alegando que ele havia comprado os profetas para falar dele ao povo e proclamá-lo rei.

Aplicação:

Quando buscamos arrumar nossas vidas diante de Deus, erguendo os muros da separação do mundo e do pecado para viver uma vida santa e que agrada a Deus, Satanás tentará nos caluniar, usando pessoas para julgar nossos motivos e intenções. Não desanime, pois “Deus fortalecerá suas mãos.”

Neemias sofreu escárnio, ataques, calúnia e também…

IV. Para reconstruir os muros, Neemias foi traído (Ne 6:10–13)

A) O profeta diz a Neemias: “Deus me revelou que os inimigos vão tentar te matar ainda esta noite; vamos ao templo e nos escondamos lá.”

B) Neemias conhecia seu Deus e sabia que Ele não iria dar uma profecia que contrariasse a lei de Moisés, que impedia que um leigo entrasse no templo.

Aplicação:

Quando alguém está andando com Deus e conhecendo Sua palavra, não dará ouvidos a falsos profetas e falsas doutrinas (Hb. 4:12 e 5:14).

CONCLUSÃO:

Assim, apesar de zombarias, ataques, calúnias e traição, a obra foi concluída em 52 dias.

Não se preocupe, ao tentar fazer uma boa obra, você sofrerá ataques.

Lembre-se de que esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja.

Mas, tenha sempre em mente esta grande verdade: “O Deus dos céus é quem nos fará prosperar.”

Neemias não confiava em si mesmo, mas dizia: “O Deus do céu é quem nos dará bom êxito.” Lembre-se das palavras de Paulo em Filipenses 4:13: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

A vontade de Deus é a nossa santificação, e de acordo com Pedro, devemos adicionar à nossa fé a perseverança.

Não dê ouvidos ao inimigo, mas prossiga em sua obra de restauração e não desanime, assim como fez Neemias e o povo, com ânimo fecharam os muros (Ne 4:6).

Se gostou deste sermão, então veja mais pregações impactantes.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo