Como ensinar a verdade para seus filhos sobre o Papai Noel
Quando nossos próprios filhos tinham idade suficiente para saber sobre o Papai Noel, eu e meu esposo, tivemos que decidir como iríamos abordar esta crença sobre o natal e o bom velhinho, conhecido como Papai Noel.
Afinal, nós dois concordamos que queríamos que nossos filhos soubessem que o verdadeiro significado do Natal era celebrar a maravilha do maior presente que Deus nos deu no nascimento de Seu Filho, nosso Salvador.
Também concordamos que mentir para nossos filhos nunca seria uma opção. Estávamos convencidos de que, se estivéssemos ensinando aos nossos filhos o valor de sempre ser sincero, nenhuma mentira seria aceitável, mesmo que fosse por diversão.
Conversamos com amigos que estavam profundamente convencidos de que qualquer coisa relacionada ao reconhecimento do homenzinho gordo de terno vermelho era errada e deveria ser evitada a qualquer custo. Em contraste, outros adotaram uma abordagem mais jovial da história do Papai Noel.
Papai noel um personagem fictício
Depois de orarmos, eu e meu esposo decidimos “fingir” que o Papai Noel trouxe os tesouros nas meias de nossos filhos. (Eu não estava disposta a dar crédito ao Papai Noel e seus elfos por nenhum dos presentes incríveis debaixo da árvore de natal, mas as meias pareciam ser uma pretensão divertida.)
Antes do Natal, diríamos aos nossos filhos:
“É divertido fingir que o Papai Noel está realmente descendo pela nossa chaminé para encher nossas meias, embora saibamos que o Papai Noel é fictício, que as renas não podem realmente voar e que é realmente impossível para alguém descer por uma chaminé.”
Por outro lado, fizemos o mesmo tipo de fingimento quando se tratava da fada do dente. Meu marido, Steve, sempre deixava bilhetinhos divertidos da fada dos dentes embaixo do travesseiro de nossos filhos. Ele incluía explicações bizarras sobre por que demorava três noites (ou às vezes mais) para chegar ao travesseiro com o dinheiro do dente. Então Steve continuava na nota sobre o pai incrivelmente forte, bonito e maravilhoso que eles tinham, você entendeu?
Nossos filhos adoravam fingir e adoravam saber que era tudo uma brincadeira. Na manhã de Natal, as meias foram cuidadosamente penduradas junto à chaminé. Depois de entrarem no jogo de fingir que os itens da meia eram do Papai Noel, cada um deles agradecia a Steve e a mim pelos maravilhosos tesouros.
Tivemos o cuidado de explicar aos nossos filhos que alguns pais queriam que seus filhos realmente acreditassem no Papai Noel porque achavam que era uma coisa divertida de se fazer. No entanto, preferimos fazer do nascimento de Jesus o foco do Natal, já que esse era realmente o motivo da época.
Ajudamos nossos filhos a entender que não era nosso trabalho dizer às crianças que o Papai Noel era fictício. Certifiquei-me de que meus filhos entendessem como os pais ficariam tristes se estragássemos a diversão de fingir, dizendo aos filhos que não havia realmente um Papai Noel.
Desmistificando a história do Papai Noel
E você? O que você deve fazer sobre toda essa coisa de Papai Noel? Não posso lhe dar uma resposta específica, exceto que mentir para seus filhos nunca é uma boa ideia.
Contudo, você pode optar em contar a seus filhos a história do verdadeiro São Nicolau e como sua generosidade se tornou tão lendária que outros embelezaram sua história para o que hoje conhecemos como a história do Papai Noel.
É uma grande lição e uma oportunidade para ensinar a seus filhos como Satanás frequentemente usa um pequeno elemento da verdade, para transformá-la em mentira.
E assim, desviar a atenção da verdadeira glória de Deus.
A Bíblia diz:
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)
Como em qualquer decisão dos pais, busque ao Senhor sabedoria sobre como você e sua família devem abordar o grande dilema do Papai Noel. E procure mulheres piedosas mais velhas em sua igreja para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua família.
E o mais importante, reserve um tempo para ler para seus filhos o relato bíblico da maravilhosa e verdadeira história do natal.
Leia com grande admiração e entusiasmo como os anjos proclamaram o nascimento do Menino Jesus aos pastores.
Ajude seus filhos a perceber que Maria, José e todas as pessoas da história eram apenas pessoas que Deus escolheu para aquela época.
E assim como aquelas pessoas, agora é a nossa hora para proclamarmos que Jesus Cristo é o Salvador do Mundo!
E não se esqueça que o Natal deve ser divertido! Lembre-se de criar lembranças divertidas com seus filhos neste Natal, você não vai se arrepender!