5 Passos para construir uma família fundamentada nos princípios da Bíblia

Entenda como construir uma família fundamentada nos princípios da Bíblia. Sabemos que a família é uma das instituições mais importantes estabelecidas por Deus. 

Ela é o lugar onde aprendemos sobre amor, respeito, perdão e valores morais. E se você deseja ter uma família temente a Deus, seguir os princípios bíblicos é essencial. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar cinco passos fundamentais para construir uma família baseada nos ensinamentos da Bíblia, oferecendo orientações práticas para aplicar no seu cotidiano.

1. Fundamentar-se na Palavra de Deus

Entendemos que a Bíblia é a fonte de sabedoria divina que nos guia em todas as áreas de nossas vidas, incluindo a família. Daí, podemos construir uma família fundamentada nos princípios da Bíblia, envolvendo todos os membros da família na leitura e estudo das Escrituras

Para isso, organize momentos regulares de estudo em família, onde todos possam compartilhar suas perspectivas e aprender uns com os outros. Fazendo assim, a Palavra de Deus será a base sólida sobre a qual sua família será construída.

“Todavia, não basta apenas ouvir essas boas novas; é preciso colocá-las em prática.” (Tiago 1:22)

2. Cultivar a oração em família

Encontramos em vários relatos bíblicos pessoas que venceram desafios gigantescos por meio da oração. Isso porque ela é o instrumento que usamos para nos achegar a Deus.

Por isso, use-o para encorajar todos a compartilharem seus pedidos de oração e agradecimentos durante o tempo devocional em família. Isso criará um ambiente de apoio mútuo e mostrará a importância de depender de Deus em todas as circunstâncias. 

Além disso, reserve momentos específicos para orar juntos, buscando a direção e a bênção divina para sua família.

“Orem continuamente” (1 Tessalonicenses 5:17)

3. Priorizar o amor e o respeito mútuo

Amar e respeitar uns aos outros é um mandamento bíblico fundamental. Em uma família temente a Deus, essas atitudes devem ser evidentes em todos os relacionamentos familiares. 

Assim, pratique a paciência, a bondade e a compreensão em suas interações diárias. Além disso, aprenda a ouvir e a valorizar as opiniões e sentimentos de cada membro da família. Lembre-se que ao demonstrar amor e respeito cria um ambiente saudável e fortalece os vínculos familiares.

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3:14)

4. Ensinar e modelar valores cristãos

Uma família temente a Deus tem o papel de ensinar e modelar valores cristãos para os filhos. Para isso, faça do ensino dos princípios bíblicos uma prioridade em sua casa. 

Portanto, ensine seus filhos sobre a importância da obediência a Deus, da honestidade, do perdão e do serviço ao próximo. 

Além disso, procure viver de acordo com esses valores, pois o exemplo pessoal tem um impacto significativo no desenvolvimento espiritual e moral dos filhos. 

Logo, seja um modelo de integridade, humildade e compaixão, e incentive os membros da família a colocarem esses valores em prática no seu dia a dia.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

5. Cultivar a comunhão com a comunidade cristã

Sua família não está sozinha, mas é parte de uma comunidade de crentes. Então,  encontre uma igreja local onde você e sua família possam se conectar, aprender e crescer juntos com outros cristãos. 

Participe de cultos, estudos bíblicos e atividades voltadas para a família. Essa comunhão com outros crentes fortalecerá sua fé e fornecerá apoio espiritual e encorajamento ao longo do caminho.

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:25)

Com esses cinco passos você conseguirá construir uma família fundamentada nos princípios da Bíblia. É importante lembrar também que esse é um processo contínuo, que requer dedicação, paciência e compromisso. 

Por isso, à medida que você e sua família se esforçam para seguir esses passos, lembrem-se de que Deus está ao seu lado, pronto para orientar, fortalecer e abençoar sua jornada familiar. 

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6)

Leia também: Liderança Familiar: 5 Lições Bíblicas para Construir uma Família Fortalecida na Fé

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!