A Bênção Apostólica: Explicação de 2 Coríntios 13:13

De acordo com 2 Coríntios 13:13, na bênção apostólica se diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!”

Normalmente, na maioria das igrejas evangélicas, o pastor pronuncia a bênção apostólica como encerramento do culto. A pessoa que pronuncia a bênção deseja que os destinatários recebam a graça, o amor e a comunhão de Deus.

Como que se dá uma bênção apostólica?

O pastor ou presbítero da igreja abençoa as pessoas presentes no culto com as palavras bíblicas de 2 Coríntios 13:13.

Não existe uma regra, no entanto, na maioria das igrejas, quem ministra a bênção apostólica são pastores. Ele pede para as pessoas fazerem sinal de receber, ou seja, palmas das mãos viradas para cima e ministra a bênção sacerdotal dizendo: “Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos. E todos dizem Amém!”

Alguns fazem um pouco diferente como: “Que o amor de Deus pai, a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, e a comunhão e consolações do Espírito Santo, sejam com todos. E todos dizemos Amém!”

Pode haver algumas pequenas diferenças dependendo do costume da igreja, no entanto, o significado é o mesmo, invocar a bênção da trindade sobre a pessoa.

A bênção sacerdotal de Moisés

A bênção sacerdotal pronunciada por Moisés ordenada por Deus, se encontra em Números 6:24-26:

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

De acordo com Wiersbe, “Os pronomes dessa bênção estão no singular, o que indica que a bênção de Deus é de caráter pessoal. No entanto, há um pronome no plural em Números 6:27: “eu os abençoarei“.

Ele explica ainda que “Precisamos das bênçãos de Deus relacionadas nessa passagem: o cuidado do Senhor, que nos guarda; o rosto do Senhor resplandecendo sobre nós; as riquezas da graça de Deus que nos são concedidas; a certeza de que Deus nos ouve quando clamamos; em decorrência dessas coisas, podemos gozar a paz de Deus em nosso coração.”

Paz (shalom), no vocabulário hebraico significa muito mais do que a simples ausência de tempestades e de problemas. “Trata-se de uma quietude do coração dentro de nós, de saúde e de prosperidade espirituais, de adequação às exigências da vida e do tipo de bem-estar espiritual que vai além das circunstâncias.”

benção sacerdotal de Moisés

A graça do Senhor Jesus Cristo

O que significa a graça na benção apostólica? Jesus nos revela essa graça por meio de sua encarnação, morte e ressurreição. Sendo Deus, se fez homem; sendo rico, se fez pobre; sendo Rei dos reis, se fez servo; sendo bendito, se fez maldito; sendo autor da vida, morreu por nós.

Graça é a bondade divina manifestada em Cristo. É a bondade e favor gratuito e imerecido de Deus para a humanidade. Nossa salvação não está baseada em nossos méritos, mas na graça de Jesus.

Sproul explica que “A cruz foi uma manifestação gloriosa da graça de Deus, pela qual o Pai comissionou o Filho a dar plena satisfação para que os pecadores pudessem ser salvos sem nenhum sacrifício da justiça de Deus.”

O amor de Deus

Através de Jesus nós conhecemos o amor de Deus. O amor de Deus é a fonte de onde vem a graça de Jesus. É o amor que levou Deus a enviar Seu Filho para salvar a humanidade.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“O único amor que não irá decepcioná-lo é aquele que não pode mudar, que não pode ser perdido, que não se baseia nos altos e baixos da vida ou em quão bem você vive. É algo que nem a morte pode tirar de você. O amor de Deus é a única coisa assim.” Timóteo Keller

A comunhão do Espírito Santo

Através do Espírito Santo conhecemos a graça de Jesus e experimentamos o amor de Deus. O Espírito Santo é a presença de Deus em nossas vidas.

A comunhão do Espírito Santo refere-se à participação íntima e pessoal que os crentes têm com o Espírito Santo, que os capacita, conforta, guia e une em comunhão uns com os outros e com Deus.

“Quando temos o Espírito Santo, temos tudo o que é necessário para sermos tudo o que Deus deseja que sejamos”, explica AW Tozer.

A Trindade na bênção

A bênção final em 2 Coríntios 13:13 é uma das favoritas das congregações. Ela destaca a Trindade (Mateus 28:19) e as bênçãos que podemos receber por pertencermos a Deus.

  • A graça do Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar seu nascimento, quando ele se tornou pobre para nos tornar ricos (2 Co 8:9).
  • O amor de Deus nos conduz ao Calvário, onde Deus entregou seu Filho como sacrifício por nossos pecados (Jo 3:16).
  • A comunhão do Espírito Santo nos lembra as palavras de Jesus sobre o consolador (Jo 14:16-26).

Wiersbe explica que “O uso triplo do nome do Senhor sugere que nosso Deus é uma Trindade: Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. E essa é a bênção apostólica.

“O Pai é o Senhor (SI 110:1), bem como o Filho (Rm 10:9) e o Espírito Santo (2 Co 3:17). Vemos a Trindade em Mateus 3:16, 17; 28:19, 20; João 3:34, 35 e 2 Coríntios 13:14, bem como em muitas outras passagens da Bíblia. Efésios 1:3-14, na verdade, é um hino à Trindade: Pai (vv. 3-6), Filho (vv. 7-12) e Espírito (vv. 13, 14).”

A bênção apostólica para igreja hoje

Todos os cristãos hoje precisam encarecidamente das bênçãos da graça, do amor e da comunhão. Algumas seitas de hoje, enfatizavam a Lei em vez da graça, a exclusividade em vez do amor e a independência em vez da comunhão.

Se cada cristão depender da graça de Deus, caminhar no amor de Deus e ter comunhão com o Espírito, não somente estará vivendo essa bênção. mas será uma bênção a outros!

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo