Como ser Forte e Corajoso nos Dias Atuais

No livro de Josué capítulo 1 podemos encontrar muitos ensinamentos sobre ser forte e corajoso. Leia nosso artigo completo e entenda como você pode aplicar esses aprendizados em sua vida.

Com a morte de Moisés, Deus ordenou que Josué guiasse aquele povo por toda travessia do rio Jordão até a terra prometida.

Mas Josué, a princípio, teve medo. E Deus precisou lembrá-lo que ele não estava sozinho. Talvez esse seja um dos maiores problemas do nosso cotidiano, o medo, ele nos impede de confiar em nós e até mesmo de seguir as ordens de Deus. 

O medo, o receio, a ansiedade, tudo isso tenta nos tirar o foco do nosso propósito. Por isso, Deus sempre nos lembra que ser forte e corajoso é uma ordem. Entenda isso a seguir.

Ser forte e corajoso é um mandamento

Josué 1.9 NVI

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Deus ordenou que Josué fosse forte e corajoso, pois o próprio Deus estaria com ele.

Você deve entender que Deus não pediu e muito menos deu a Josué opções. Ele foi bem claro quanto ao mandamento. Mas, podemos perceber que Deus estava com ele o tempo todo, dando vitória nas batalhas e protegendo a todos.

Assim como Josué, haverá o seu momento de encarar a liderança, seja na área profissional, pessoal ou ministerial. Quando isso acontecer, tenha um coração preparado e fortalecido nessa passagem bíblica.

Pois não importa os desafios que possam vir, o Senhor sempre estará contigo te guardando. Deus cuidará de tudo, como ele fez com aquele povo e você só precisa ser forte e corajoso.

A obediência te ajuda a ser forte e corajoso

Josué 1.7 NVI

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Outro ponto importante, é que Deus também fala da importância de obedecer e não desanimar. 

Muitas vezes os desafios e problemas da vida tentam nos entristecer, mas a fé não permite que nosso coração vacile. 

Obedecer aquilo que Deus nos ordena, torna a caminhada mais leve. Além disso, é uma maneira de alimentar um espírito forte e corajoso.

Não olhar nem para direita e nem para esquerda faz com que nossa obediência seja notória e isso agrada o coração do Senhor. 

Por isso, obedeça os mandamentos e tenha ânimo pois essa atitude está tocando o céu, logo a recompensa virá em forma de força e coragem.

A palavra de Deus te conduz

Josué 1.8 NVI

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

A bíblia nos guia, pois nela está escrito tudo que precisamos para seguir avante. Se temos medo, ela nos encoraja, se estamos fracos, ela nos fortalece, se estamos aflitos, ela nos dá ânimo.

Nela estão todas as respostas que precisamos para ser forte e corajoso. Por isso é tão necessário meditarmos nela o tempo todo, seja durante o dia ou à noite.

Além disso, as escrituras nos ensina como alcançar outras vidas. Josué, mesmo sem acreditar que seria capaz de guiar aquele povo, fez por obediência.

Então, mesmo que você não se ache digno de ajudar pessoas a se aproximarem de Deus, saiba que a bíblia mostra que nosso chamado é esse e que não estamos sozinhos, pois o próprio Deus nos ajuda.

Se deixe usar, para que seu testemunho de obediência possa impactar muitas vidas e através de você, essas vidas consigam entender que só temos a ganhar, sendo obediente,  forte e corajoso.

Por fim, é importante lembrar que ser forte e corajoso requer confiança plena em Deus. Pois sabemos que quando mergulhamos em Cristo seremos desafiados a viver planos muito além dos nossos.

Mas não tema, pois as escrituras revelam que Ele não nos abandona. Até porque quando Ele nos ordena seguir sem desanimar, é porque Ele sabe que nós somos capazes de obedecer. 

Seja forte e corajoso, pois aquEle que te ordenou conhece seu coração.

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo