Descoberta de inscrição rara de 3.100 anos com o nome “Yerubaal”
O nome escrito na jarra pode ser uma referência ao Jerubaal bíblico, também conhecido como o juiz Gideão
Foi recentemente descoberta uma inscrição rara datada de cerca de 1.100 AC em Horbat al-Ra’i, perto de Kiryat Gat, mencionando o nome “Yerubaal”. Esta inscrição foi encontrada num jarro de cerâmica, que provavelmente continha líquidos preciosos como óleo, perfume ou remédios. O nome escrito na jarra pode ser uma referência ao Jerubaal bíblico, também conhecido como o juiz Gideon ben Yoash, embora não seja possível afirmar com certeza se ele era o dono do recipiente.
Inscrições do período bíblico são extremamente raras e, até agora, apenas algumas incluem mais do que algumas letras não relacionadas. A descoberta desta inscrição é a primeira vez que o nome Jerubaal aparece num contexto arqueológico datado do período dos Juízes, por volta de 1.100 AC.
Além disso, a inscrição Yerubaal contribui grandemente para a nossa compreensão de como a escrita alfabética se espalhou durante a transição do período cananeu para o período israelita.
Os arqueólogos responsáveis pela descoberta, Prof. Yossef Garfinkel e Sa‘ar Ganor, explicam que o nome Jerubaal é conhecido a partir de passagens no Livro dos Juízes como um nome alternativo para o Juiz Gideon ben Yoash.
Na tradição bíblica, Gideão foi lembrado pelo triunfo sobre os midianitas, mas devido à distância considerável entre a Sefelá Judeia e o Vale de Jezreel, não é possível afirmar com certeza se o jarro pertencia a ele. Em qualquer caso, Jerubaal era evidentemente um nome comum usado durante o tempo dos juízes bíblicos. Os arqueólogos afirmam que esta descoberta ajuda a aumentar nossa compreensão da história dessa época.
Veja mais em arqueologia bíblica. Fonte: Antiguidades de Israel.