Deus é um Deus de ordem: Qual a importância e o significado por trás disso?

Desde o começo da criação, desde o livro do Gênesis até o último livro da Bíblia, o Apocalipse, Deus se mostra constante e coerente em sua mensagem. Todas a Bíblia Sagrada aponta para a mesma verdade e com uma lógica impecável.

Desde o início, Ele prometeu abrir um caminho para a humanidade se libertar do pecado que nos mantém aprisionados. Ele usou mensageiros e profetas para falar do futuro, e entregando até mesmo o Seu próprio Filho, não para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Como está escrito em João 19:30, Jesus declarou “Está consumado”, para que nossos pecados fossem completamente perdoados.

Deus fez uma promessa e cumpriu, abrindo um caminho para que ninguém perecesse e para que todos pudessem se arrepender, tendo assim a oportunidade de desfrutar da vida eterna com Ele.

Há uma ordem e harmonia na Trindade de nosso único Deus, que se revela de três formas distintas para demonstrar Seu amor perfeito a todos os Seus filhos.

Deus, o Pai, criou todas as coisas, assim como nos criou. Deus, o Filho, providenciou um caminho para que pudéssemos viver sob a liderança de Deus, em vez de sob o domínio do pecado. E Deus, o Espírito Santo, nos traz conforto e paz mesmo no meio à desordem da vida cotidiana.

Certamente, Deus é um Deus de ordem.

Qual a origem bíblica da frase “Deus é um Deus de ordem”?

Encontramos a origem da frase “Deus é um Deus de ordem” em 1 Coríntios 14:33, onde nos diz que “Deus não é um Deus de confusão, mas de paz, como em todas as igrejas dos santos”.

A palavra grega para paz neste contexto implica unidade e tranquilidade. Ou seja, viver em ordem ajuda-nos a estar em harmonia com Deus.

Este versículo é apoiado pela própria criação de Deus, pois tudo o que Ele criou é ordenado, consistente, complexo e minuciosamente detalhado.

Qual o significado da frase “Deus é um Deus de ordem”?

A frase “Deus é um Deus de ordem” significa que tudo que Deus criou segue um plano específico. O universo, a Terra e até mesmo o corpo humano não são resultado do acaso, mas sim seguem padrões e leis da natureza Divina.

Deus é um Deus da ciência, dos sistemas e de tudo que é consistente e ordenado. Ele criou tudo na Terra para que nós, seres humanos, pudéssemos viver de maneira que não seria possível em nenhum outro lugar. Por causa de Sua consistência, podemos ter esperança, pois Ele nunca muda.

Jesus nos ensinou a amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, alma e mente. Amar a Deus com nossa mente começa com o entendimento da ordem em Sua criação e a consistência de Sua personalidade amorosa.

Nós construímos nossa vida sobre a rocha de Seu amor e graça imutáveis. Nos comprometemos com ações, não apenas emoções, e entregamos nossas vidas aos cuidados compassivos de um Deus infinito.

Em 1 Coríntios 14:40 Paulo, fala sobre a ordem nos cultos de adoração a Deus. A verdadeira adoração é uma maneira de viver que honra a Deus, e uma vida ordenada honra a Ele.

Ao vivermos sob os caminhos de Deus, nós mostramos aos incrédulos um Deus que faz sentido e nunca muda. A vida tem um propósito perfeito, mesmo quando não compreendemos tudo, porque existe um Deus de ordem que cuida de nós.

Qual a importância de servir um Deus que valoriza a ordem?

A natureza ordenada de Deus nos permite depositar total confiança nele. Ele é um pai amoroso que zela por seus filhos.

Devido à sua natureza honesta, podemos confiar em Deus, pois ele nunca mente e suas promessas são verídicas (Tito 1:2). A mentira é a antítese da ordem e da clareza. Ainda bem que Deus é exatamente o oposto disso, pois ele é a Verdade. Além disso, a ordem inalterável de Deus impossibilita que ele minta, proporcionando-nos esperança em meio à vida (Hebreus 6:18).

Apesar de Deus ser um Deus de ordem, ele realizou feitos que não podemos compreender. Ele é superior a nós em todos os sentidos. Seus pensamentos não são os nossos pensamentos e suas formas vão além de nossa imaginação (Isaías 55:8). Todavia, tudo que ele faz está em ordem perfeita, mesmo que não possamos entender todas as suas ações.

Deus opera maravilhas e possui vários planos para nossas vidas, sendo Ele incomparável (Salmos 40:5a). Seus caminhos e tempo, apesar de estarem em ordem para ele, frequentemente escapam da nossa compreensão. Deus sempre estará acima de nós em sabedoria e conhecimento, o que é excelente. Ele enxerga todos os detalhes que não percebemos e orquestram cada um deles. Ele nos concede sua paz em todas as situações (2 Tessalonicenses 3:16).

É difícil desapegarmos de nossos problemas e dificuldades, uma vez que acreditamos que, com um pouco mais de esforço e tempo, poderemos superá-los. Entretanto, isso pode ser verdadeiro somente para os pequenos problemas do cotidiano, nunca para os maiores.

Por isso, a importância de servir esse Deus que tanto preza pela ordem. Pois, Ele nos ajuda a descansar sob seu conforto e controle, fazendo com que nossas preocupações diminuam e nossos fardos se tornem leves.

Conclusão

Para concluirmos, a ordem é fundamental para a vida e a existência humana, e Deus é o grande exemplo disso. Sua natureza divina é marcada pela ordem e a verdade, o que nos permite confiar plenamente em Suas promessas e descansar sob Sua autoridade.

Mesmo que não possamos compreender todas as coisas que acontecem em nossas vidas, podemos confiar que Deus tem um plano para tudo e que ele sempre age de acordo com sua ordem perfeita.

Portanto, devemos sempre enaltecer e adorar a Deus, que é um Deus de ordem e paz.

Artigos relacionados:

10 Versículos sobre o cuidado de Deus para trazer conforto e segurança

7 maneiras de experimentar a Presença de Deus de forma gloriosa

Por que “Fé, Esperança e Amor” são tão importantes e durarão para sempre

Romanos 12:12 Significado de ser alegre na esperança, paciente na aflição

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.
Botão Voltar ao topo