CABUL – Significado bíblico
CABUL –
1. Vilarejo na fronteira entre Aser e Zebulom, localizado aproximadamente a 16 quilômetros a noroeste do monte Carmelo, nas montanhas da Galileia (Josué 19:27).
2. Esta região, que consiste em 20 vilarejos, foi feita por Salomão ao rei Hirão de Tiro como parte de um acordo (1 Reis 9:10-13). No entanto, Hirão ficou descontente com o presente e deu a essa região o nome de “Cabul”.
A interpretação desse nome varia, sendo entendida por alguns como algo inútil ou sem valor, por outros como uma região fronteiriça possivelmente improdutiva e, ainda, como uma área interna de valor pouco para uma nação marítima.
De acordo com 2 Crônicas 8:2, Salomão fortificou essa região e a colonizou com israelenses, o que sugere que ele eventualmente recuperou uma posse dessa área.
Versículos:
1. Uma Região em Israel – 1 Reis 9:10-13
Essa é a menção mais conhecida de Cabul:
“E Hiram saiu de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe dera; porém não lhe agradaram. E disse: Que cidades são estas que me deste, irmão meu? E chamou-as terra de Cabul, até o dia de hoje.”
(1 Reis 9:12-13)
Contexto:
- O rei Salomão havia dado vinte cidades na região da Galileia ao rei Hirão de Tiro, como forma de pagamento por ajuda na construção do templo.
- Quando Hirão visitou as cidades, não ficou satisfeito com elas.
- Ele as chamou de Cabul, como forma de expressar seu desprezo — provavelmente significando que eram sem valor, insignificantes ou improdutivas.
2. Uma Cidade na Galileia
Há também uma cidade chamada Cabul mencionada em:
“E em Naftali, Cabul, e Hamate, e Queriataim…”
(Josué 19:27)
Contexto:
- Aqui, Cabul é uma cidade do território atribuído à tribo de Naftali.
- Trata-se de uma localização geográfica real, que ainda hoje tem seu nome preservado numa vila no norte de Israel.