É Bíblico as Irmãs Ungirem Enfermos com Óleo?

Ao examinarmos as Escrituras, encontramos referências à unção e ao ato de ungir em diversos contextos. No entanto, surge uma pergunta relevante: é bíblico afirmar que as mulheres devem ungir os enfermos e oferecer-lhes óleo para beber?

Hoje, iremos explorar essa questão à luz da Bíblia, buscando compreender o significado da unção e sua aplicação no contexto religioso.

A unção como honraria e não como terapia

A única passagem bíblica em que uma mulher realiza uma unção é quando Maria ungiu Jesus com um unguento de nardo puro, em um gesto de honra e adoração.

Neste episódio, não há indicação de que Jesus estivesse enfermo, sugerindo que a unção realizada por Maria não possuía um propósito terapêutico, mas sim uma manifestação de reverência.

A abrangência da unção nas Escrituras

A unção não era exclusiva de pessoas, mas também se estendia a utensílios e até mesmo animais. No Antigo Testamento, encontramos referências à unção de objetos sagrados e de animais feridos, demonstrando a diversidade de seu significado.

Já no Novo Testamento, a unção aparece como uma capacitação espiritual, concedida pelo Espírito Santo, que permite ao crente discernir entre a verdade e o erro.

A unção como símbolo de santidade e autoridade

No contexto do Antigo Testamento, a unção tinha o propósito de simbolizar a santidade e a separação para Deus. Além disso, conferia poder e autoridade àqueles que recebiam a unção.

Na história de Saul e Davi, por exemplo, vemos como a unção os capacitou para exercer liderança sobre o povo de Israel. Esse aspecto da unção é importante para compreendermos seu significado e sua aplicação nos tempos bíblicos.

A prática da unção nos tempos neotestamentários

Nos tempos do Novo Testamento, a unção era frequentemente aplicada aos enfermos. Passagens como Lucas 10:34 e Tiago 5:14 indicam que a unção era realizada como parte do cuidado pastoral, sendo atribuída aos anciãos da igreja.

Não há, no entanto, uma permissão explícita para que as mulheres, ou qualquer outro grupo, realizem a unção de enfermos.

Conclusão

Ao examinarmos as Escrituras, podemos perceber que a unção tinha múltiplos significados e aplicações. Embora as mulheres desempenhem um papel essencial na igreja, a prática de ungir enfermos não encontra respaldo bíblico para além do papel atribuído aos anciãos.

É importante estudarmos as Escrituras e entendermos o contexto cultural e religioso para evitar interpretações equivocadas.

A unção, em sua essência, representa santidade, autoridade e capacitação espiritual, sendo esses aspectos fundamentais para nosso crescimento e serviço no Reino de Deus.

Se gostou, então continue lendo em nosso site: