O que a Bíblia diz sobre as Mulheres Pastoras?

Uma mulher pode ser pastora? Deixe-me começar dizendo que conheço e aprecio muitas mulheres reconhecidas como pastoras. Elas são diligentes, firmes e trabalhadoras na obra do Senhor. 

Nosso país prestou um grande desserviço às mulheres ao longo dos anos ao não elevar e apoiar as mulheres em cargos de liderança. 

Nas palavras de Alexander Strauch, ele expressa essa mesma preocupação:

Na mente das pessoas contemporâneas, excluir as mulheres da liderança da igreja é sexista, discriminatório e mais um exemplo de dominação masculina. Mas este não precisa ser o caso. Ninguém que realmente ama as pessoas, que é sensível à Palavra de Deus e que está ciente da dolorosa desumanização que as mulheres sofreram (e ainda sofrem) em todo o mundo gostaria de discriminar as mulheres.

E então, o que a Bíblia diz sobre mulheres pastoras?

As mulheres são um dos maiores presentes que Deus deu ao mundo. Mas em nossa paixão por promover as mulheres, estaríamos atropelando a Bíblia? 

Primeiro, devemos entender que o papel amoroso e nutridor de uma mulher é vital para a saúde da igreja da mesma forma que é vital para a saúde de uma criança. 

Deus projetou o relacionamento homem-mulher para complementar um ao outro. Um gênero não é melhor que o outro, mas temos papéis diferentes. Rejeitar essas diferenças dadas por Deus pode levar a uma visão desequilibrada.

Em segundo lugar, muitos entendem mal a liderança masculina como Deus a projetou. Não é uma posição de glória, mas de um servo. 

Um servo tem a missão de proteger, liderar e guardar a igreja. Devemos servir aqueles que Deus nos confiou. 

Se houver um barulho alto em casa na calada da noite, incentivamos nossas esposas a investigar? Espero que não. Deus chamou os homens para a posição de liderança servidora e protetora.

Terceiro, vemos em Gênesis 3:16 que Deus ordenou um papel de liderança para o homem. No entanto, quando os homens recuam em suas responsabilidades de liderança, as mulheres intervêm.

Os homens devem atender ao chamado da liderança servidora. Esse tipo de liderança não é dominador ou abusivo, mas gentil, gracioso e humilde. 

Os pastores devem servir os que estão na igreja, não dominar sobre eles. O desígnio de Deus não está focado em “melhor que” ou “superior”.

Exemplos de Mulheres do Novo Testamento que se destacaram na liderança

Cloé em 1 Coríntios 1:11

Alguns usam Cloé no Novo Testamento como um exemplo de mulheres sendo pastoras. Eles dizem que ela era uma líder de igreja doméstica de acordo com 1 Coríntios 1:11, mas a Escritura não diz isso, veja:

Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.

Priscila em Atos 18

Outra mulher referenciada é Priscilla. Ela e seu marido, Áquila, ministravam juntos. 

Lídia em Atos 16

Outro exemplo é Lídia em Atos 16. Toda a sua casa foi batizada e sua casa tornou-se um ponto de encontro para os primeiros cristãos.

ministério pastoral de mulheres

Mas, a Bíblia diz que pode mulheres pastorearem?

Embora essas mulheres se destaquem, o contexto não suporta o papel de anciã/pastora. Elas não foram descritas como termos de pastor e bispo. 

Débora, no Antigo Testamento, é outro exemplo que usam para sustentar a ideia de mulheres como pastoras. Ela foi uma figura poderosa do Antigo Testamento que julgou a nação de Israel por um período, mas não podemos usar este texto para apoiar o papel de pastor ou “bispo” de uma igreja no Novo Testamento.

No grego, a palavra para bispo é episkopos e a palavra para pastor é poimen. Ambos os termos se referem ao mesmo ofício, e vêm de substantivos masculinos que significam pastorear ou cuidar. 

As qualificações para a liderança masculina estão em 1 Timóteo 3:1-7 e Tito 1:6-9. 

A Bíblia não descreve traços de caráter para pastoras, nem usa as palavras episkoposor poimen ao descrever seu papel. 

Para aqueles que concordam com a posição das mulheres pastoras, onde a Bíblia lista os traços de caráter necessários para esse papel?

Aos homens são dadas as posições de pastores e presbíteros porque Deus lhes deu o papel de liderar e morrer por sua família e pela igreja. 

Acredito que Cristo vindo ao mundo como homem foi estratégico por esta razão: liderar, pastorear e morrer. 

Não tem nada a ver com a cultura dos dias de Paulo porque o papel masculino/feminino começou na criação. Ou seja, não se trata de “melhor”, trata-se de projeto. 

Como Deus projetou as mulheres? 

1 Timóteo 2:11-13 fala sobre as mulheres não usurpar a liderança dos homens (Gênesis 3:16). 

Os homens podem aprender com professoras como Joice Meyer e outras? Com certeza! Mas elas não devem ser a cobertura espiritual sobre o homem usurpando seu papel. 

Precisamos de mais autoras e palestrantes mulheres. Ambos os sexos se complementam, não competem. Somos iguais em Cristo, mas temos papéis diferentes. 

Restringir as mulheres da liderança da igreja seria injusto e discriminatório se fosse feito arbitrariamente por homens para seus próprios fins egoístas, mas se tal restrição fosse parte do plano sábio do Criador, então não é discriminação (Alexander Strauch).

Conclusão sobre mulheres no ministério pastoral

Jesus honrou e apoiou a dignidade das mulheres. Ele as tratou como deveriam ser tratadas, mas nunca inverteu os papéis. 

Jesus chamou Paulo, comissionou Pedro e encorajou João a liderar a igreja. 

As mulheres podem e devem ensinar, administrar e organizar, mas sob a direção das Escrituras, como no ministério de mulheres, ministério infantil, secretarias e inúmeras outras posições. Mas devemos evitar usar o substantivo masculino “pastor” ao descrever seu papel.  

A liderança masculina deve olhar para os sábios conselhos das mulheres antes de tomar decisões. Por exemplo, em nossa casa, tomamos decisões juntos. Seus conselhos e sugestões são inestimáveis. 

As mulheres são uma verdadeira bênção para a igreja. Não sobreviveríamos ou floresceríamos sem elas.

Se a Bíblia apoiasse as mulheres pastoras por meio de menção direta e uma lista de traços de caráter que elas precisam possuir, eu estaria entre seus maiores fãs. 

Minha visão não tem nada a ver com machismo ou abuso de autoridade, mas tudo a ver com os princípios dados na Bíblia que permitem que cada papel complemente o todo. Os tempos mudam, mas a verdade não.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo