Quem foi Lídia: 6 Lições da vendedora de púrpura

A história de Lídia na Bíblia é poderosa e nos ensina grandes lições. Mesmo sendo uma mulher empreendedora, bem vista na sociedade, quando ouviu a mensagem do Evangelho se entregou.

Sem dúvida, sua história nos transmite uma mensagem fortalecedora e encorajadora.

À seguir, veremos quem foi Lídia, onde morava, como ela se converteu ao evangelho, bem como as lições que podemos aprender com essa grande mulher.

Quem foi Lídia na Bíblia?

Lídia foi uma mulher de grande influênica de sua época, além de ela ser uma empreendedora de sucesso, ela se tornou uma cristã verdadeira em Cristo Jesus.

De acordo com Atos 16:14-15-40, Lídia era da Cidade de Tiatira, na Ásia. Ela era vendedora de púrpura, ou seja ela era uma comerciante, da época. Em uma viagem que fez à Cidade de Filipo, Lídia teve um encontro real com o Senhor Jesus, e foi salva.

Como Lídia se converteu ao Evangelho de Cristo?

Paulo havia recebido, uma orientação de Deus, através de um sonho para ir até a Macedônia. Paulo então parte para lá juntamente com Silas e Timóteo. Chegando então na Macedônia, foram até a cidade chamada Filipo, onde passaram alguns dias ali.

E no dia de sábado, saíram para a beira do rio, onde cosumavam orar. Ali, se ajuntaram à eles algumas mulheres, para ouvirem as palavras que Paulo pregava.

E foi nesta ocasião que Lídia ouviu o Evangelho que Paulo estava anunciando. A Bíblia sagrada nos diz que enquanto Paulo pregava sobre as boas novas de Salvação, o coração de Lídia se abriu para o Senhor, e logo em seguida, foi batizada. O texto bíblico nos diz que ela e toda a sua casa foram salvos.

Quais as qualidades de Lídia?

A história de Lídia, nos transmite muitos aprendizados através das qualidades que Lídia possuía.

Sendo assim, veremos à seguir algumas qualidades de Lídia.

Lídia possuía boas condições financeiras

Lídia era uma mulher da cidade, onde lhe traziam muitas oportunidades de negócios. Ela viveu e trabalhou em áreas geográficas colonizadas pelos romanos. Filipo e Tiatira eram duas das áreas comerciais e metropolitanas mais populares de seu tempo. 

Era uma comerciante muito bem sucedida, trabalhando na indústria da moda, com um tecido associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza da antiguidade.

Ela fabricava e vendia tecidos de púrpura. Um tecido extramamente caro.

A púrpura tíria era extaída de uma secreção mucosa produzida pelas glândulas de mariscos encontrados no Mediterrâneo. Eram necessários milhares de moluscos para produzir uma quantidade pequena da tintura.

O corante roxo era considerado luxuoso porque era raro e não desbotava quando era usado. De todos os corantes, era o que tinha mais valor e, naquela época, podia custar mais que ouro.

Seu uso, era reservado apenas para as vestes imperiais e algumas eclesiásticas. Daí vem o significado nobre, clerical e portanto, místico da cor.

Além disso, esse tecido de púrpura era muito importante em Tiatira, porque era usado para fazer a toga romana. 

Lídia não tinha preguiça

Sabemos que cuidar de um negócio, exigia muito trabalho e dedicação, contudo Lídia não media esforços. Ela trabalhava incansavelmente.

O processo para fabricar esse tecido de púrpura era bastante trabalhoso, requeria muito tempo e sobretudo delicadeza. Tudo feito à mão e sem uso de maquinários. 

Só para fazer a tintura demorava dias e horas. Mais de 10.000 moluscos precisariam ser colhidos do mar e fervidos em tonéis. Esta quantidade daria apenas 1 grama. Essa é apenas uma pequena parte do processo.

Em seguida, girar o fio e o tecido. Além disso, Lídia também supervisionava as pessoas para garantir que tudo desse certo.

Lídia tinha que trabalhar muito, para garantir seus ganhos.

Lídia tinha fé, porém precisava ser aperfeiçoada 

Acreditava-se que Lídia era uma gentia, mas ela havia aprendido sobre o Deus judeu e começou a adorar com os judeus. No entanto, sua compreensão de Deus ainda não era clara o suficiente.

Ela provavelmente cresceu sendo politética, o que muitos gregos eram, acreditando que cada parte da criação e da vida era controlada por um deus diferente. Sua fé era incompleta, até Deus preparar o encontro dela com Paulo.

Contudo quando Lídia ouviu a pregação do Evangelho, anunciado pelo Apóstolo Paulo, ela rejeitou tudo o que havia aprendido e buscou a verdade, sendo batizada e salva juntamente com sua casa.

Lídia era obediente 

Depois de ouvir os ensinamentos de Paulo, Lídia passou a entendeu o quadro completo da salvação.

Não sabemos qual a passagem que Paulo pregou, mas por certo ela ouviu ele dizer: Quem crer e for batizado será salvo!

Provavelmente, quando ela ouviu essas palavras, decidiu em seu coração se batizar. Ela não ficou questionando, ou fazendo muitas perguntas, simplesmente a bíblia nos diz que ela foi batizada. Ou seja, ela apenas obedeceu o mandamento do Senhor.

Esta foi a primeira prova de que Lídia verdadeiramente havia se convertido ao evangelho de Jesus Cristo.

Lídia era determinada e corajosa

O fato de Lídia ser uma mulher próspera financeiramente, com seu negócio bem sucedido, é porque ele era uma mulher determinada e corajosa.

Sabemos que antigamente as mulheres eram totalmente dependentes de seus maridos, cuidavam somente da casa. Porém, Lídia quebra alguns protocolos neste sentido. Não sabemos se ela era viúva ou até mesmo solteira, pois a bíblia não relata nada sobre isso.

Além, de ser uma comerciante agora ela se tornou uma cristã, algo que era ridicularizado, com risco de ser punida e perseguida. No entanto, sua determinação e coragem, a fizeram prosseguir em sua fé.

Lídia era hospitaleira

Depois que Lídia, aceitou o Evangelho pregado por Paulo, ela insistiu para que eles entrasse em sua casa.

Isto nos mostra um sinal de hospitalidade e também uma certa preocupação em fazer com que os missionários viajantes se sentissem confortáveis e acolhidos, enquanto cumpriam seu ministério.

6 Lições que aprendemos com Lídia, a vendedora de púrpura

Sabemos que são apenas alguns versículos reservados à essa mulher, porém as lições que podemos aprender com ela, são inúmeras.

Sendo assim, vamos aprender as lições que a vendedora de púrpura nos ensina.

1. Seja ousado

Lídia, quebrou alguns protocolos lá nos tempos passados, que muitas mulheres em nossos dias, não conseguem quebrar.

Deus criou a mulher para estar ao lado de seu esposo, auxiliando-o, apoiando em todas as áreas, ajudando financeiramente. Muitas vezes, nos sentimos intimidadas em assumir a administração de um negócio ou de uma empresa.

Porém, o que Lídia nos ensina é seja uma pessoa ousad, rompa com os preconceitos e dê o seu melhor sempre.

Se você quer aprender dirigir, por exemplo, vá para a auto-escola. Não fique colocando obstáculos. Se levante com ousadia e coragem e vá realizar o que Deus tem para você.

2. Priorize a sua fé

De acordo com a lei judaica, uma sinagoga só poderia ser estabelecida se tivesse 10 homens judeus. Então, junto com suas famílias, se reuniam para formar uma congregação.

Essas mulheres claramente não se importavam com isso. Elas decidiram priorizar a sua fé.

Independentemente de quais fossem as regras, elas não abririam mão da oportunidade de realizar um culto. Elas não permitiriam que nada impedissem de buscar a Deus.

Nem sempre você será compreendida pela sua fé, ou pelo chamado que Deus tem em sua vida. Porém, quando você prioriza sua fé e sua comunhão com Deus, nada pode te separar do amor de Deus. E por certo, Deus com certeza vai honrar sua fé.

3. Esteja com pessoas que buscam a Deus

Lídia não estava na sua Cidade, mas não deixou de estar rodeada por mulheres tementes a Deus. E isto fez com que ela encontrasse o verdadeiro Evangelho.

Portanto, esteja atenta com quem você tem andado. Será que são pessoas que te aproximam de Deus, ou pessoas que estão te afastando de Deus?

Independentemente de sua posição financeira ou classe social, procure as pessoas certas.

4. Esteja pronto para ouvir o chamado de Deus

Sabemos através da história bíblica de Lídia, que Deus tinha um plano de Salvação para ela. Deus por certo já sondava o coração de Lídia, e via que ela tinha sede de ouvir a sua palavra.

Quando lemos o capítulo de Atos 16 percebemos que Paulo foi impedido por Deus de entrar em outros territórios para exercer o ministério. Então ele teve um sonho que o levou na direção de Lídia. E foi assim que ele acabou chegando em Filipo. 

Lídia, não estava na beira daquele rio por um acaso, Deus tinha marcado um encontro com ela. Fazendo com que Paulo também estivesse ali, naquele momento e hora.

Quando Paulo, começou a pregar, Lídia estava atenta ouvindo suas palavras e o Espírito trabalhando em seu coração, e por isso Deus a salvou.

Portanto, esteja atento e pronto para ouvir quando Deus te chamar.

5. Nunca perca sua humildade

Lídia, mesmo sendo uma mulher rica, com boas condições financeiras, não perdeu sua humildade e hospitalidade. Tudo isso, porque o dinheiro para ela era só uma consequência de seu trabalho.

Quando ela insistiu para que Paulo e seus companheiros entrassem em sua casa, ela não se preocupou se iam sujar a casa, ou se iria ter gastos hospedando eles. Mas com amor ela os hospedou.

Afinal, a humildade precede a honra. Por isso, seja humilde e hospitaleiro.

6. Não ame ao dinheiro

Diferentemente do jovem rico, quando confrontado por Jesus, se negou em distribuir os seus bens aos pobres, perdendo a sua salvação. Lídia, aceita de todo coração, sem se importar com os prejuízos que poderia sofrer, com a perseguição e o abandono que poderia sofrer, ao se declarar cristã.

Pelo contrário, ela foi batizada publicamente. Demonstrando que até os ricos precisam aceitar ao Senhor Jesus, como suficiente Salvador de suas vidas.

Conclusão sobre a história de Lídia na Bíblia

A vida de Lídia tem tantas riquezas para extrairmos. Como o seu profundo desejo de aperfeiçoar a sua fé. 

Sua busca incansável pela verdade. Sua determinação de fazer um compromisso com Cristo. Mulher ousada e compromissada para administrar um negócio de sucesso. 

Cheia de hospitalidade e bondade, para com aqueles que estavam levando o evangelho de Salvação. 

Que possamos aprender com a história bíblica dessa grande mulher, e se voltar cada dia mais para Deus. Independente de sua raça, classe social e posição financeira. Deus está com os braços abertos, esperando cada um de nós.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo