Em que animal Nabucodonosor se transformou?
Há muita dúvida sobre que tipo de animal o rei Nabucodonosor se transformou. Se foi em um lobo, um boi ou um pássaro.
Neste estudo, queremos oferecer algumas informações que certamente te ajudarão a entender sobre a loucura do rei Nabucodonosor.
Onde a Bíblia fala da loucura do rei Nabucodonosor?
No livro de Daniel, capítulo 4, há um episódio narrado pelo rei Nabucodonosor, bastante interessante.
O rei teve um sonho com uma árvore gigantesca que o deixou perturbado. E para saber a interpretação do sonho, ele decretou que se levassem à sua presença todos os sábios da Babilônia. Não obstante, ele não obteve sucesso até que chegou Daniel, o homem de Deus, o qual lhe deu a interpretação do seu sonho.
Na sua interpretação o profeta Daniel disse que a árvore era o próprio Nabucodonosor que por conta da sua soberba e falta de compaixão seria tirado de entre os homens e colocado entre os animais e comeria com eles por sete tempos, ou seja, sete anos ou períodos longos de acordo com a maioria dos estudiosos.
Mas de tudo isso, o que causa mais espanto e admiração é o fato de que o rei teve os seus pêlos e unhas crescidos de modo exagerado. Diz o texto:
A sentença sobre Nabucodonosor cumpriu-se imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pêlos cresceram como as penas de uma águia, e as suas unhas como as garras de uma ave. Daniel 4:33
A pergunta que não quer calar é: Que fenômeno é esse que ocorreu com o rei Nabucodonosor?
Nabucodonosor realmente foi para o deserto e viveu entre os animais por 7 dias?
Quando Daniel interpretou o sonho (Dn 4:24), ele disse a Nabucodonosor para que se arrependesse. Nabucodonosor continuaria a viver como um animal até reconhecer que o Deus Altíssimo era soberano sobre todos os reinos da terra.
No versículo 27, Daniel aconselhou o rei que, se ele renunciasse a seus pecados e maldades. Um ano depois, quando o orgulhoso rei examinou a Babilônia e se gabou de que ela foi construída com seu próprio poder e para sua glória.
A predição de Daniel aconteceu. Se Nabucodonosor tivesse se humilhado, a experiência poderia não ter sido tão severa. A Bíblia diz que isso se cumpriu.
Se você ler a Bíblia com cuidado, ela não diz que ele se tornou uma besta ou animal. A voz do céu disse a Nabucodonosor que ele ficaria sem o trono e viveria com animais selvagens. Por causa de seu extremo orgulho, ele deveria viver como um animal para aprender uma lição maior.
Ele foi reduzido à existência de um animal; ele perdeu a razão ou sofreu um lapso de sanidade durante os sete anos designados.
Ainda hoje existe uma forma de doença mental em que as pessoas se consideram animais e os imitam. As teorias incluem a probabilidade de alucinações, hipocondria, delírios ou processo de doença neurológica. O registro histórico secular é omisso sobre os eventos babilônicos que ocorreram entre 582 aC e 575 aC.
No final, sua sanidade voltou e ele glorificou ao Senhor como advertido anteriormente a fazer. Ele foi restaurado à sua posição eminente consciente de que (v. 37) o que Deus faz é certo e justo. Deus é o autor de tudo e capaz de humilhar aqueles que andam com orgulho.
Nabucodonosor finalmente entendeu que não tinha nenhum poder que Deus não permitisse que ele tivesse.
Nabucodonosor virou lobisomem?
Segundo alguns especialistas, Nabucodonosor foi acometido por um problema, raro, conhecido como: Licantropia, do grego, lucanthropia, de lykos, “lobo” e anthropos, “homem”, significando “homem lobo”. Ou de acordo com a lenda ou crendice popular ou superstição universal, “lobisomem ”.
Existem ainda outros nomes, na linguagem médica para descrever essa anomalia: zoantropia, de zoo, “animal” e antropos “homem”, que significa “homem animal”.
O licantropo, pessoa que sofre de licantropia, é acometido de uma enfermidade mental em que ele se imagina transformado em lobo e passa agir como animal.
O que isso significa?
Saber exatamente em que animal Nabucodonosor se transformou, pode não ser tão importante quanto a lição da história. O foco de Deus não está em sabermos tudo, mas o necessário.
Enquanto Nabucodonosor pensava só em si mesmo, achando que ele era o tal, Deus tirou dele a sua glória. Sem Deus, o rei passou a viver como animal. Mas, quando Nabucodonosor se arrepende e glorifica a Deus, então a restauração acontece.
Isso nos ensina que somos dependentes da misericórdia de Deus. Nunca podemos achar que somos alguma coisa sem Ele. Se fazemos alguma coisa é pela graça de Deus.
Portanto, a história da loucura de Nabucodonosor de Daniel 4, nos ensina sobre humildade e reconhecer que só Deus é grande e merecedor de glória.