7 Dicas para Ensinar a Bíblia para Crianças

Um dos desafios dos pais, responsáveis ou professores das crianças pequenas é o de ensinar a bíblia. Você sabe que até nós adultos encontramos dificuldades devido ao tempo e cultura em que a bíblia foi escrita.

Mas, se soubermos como transformar o ensino da palavra de Deus mais prazeroso para as crianças, certamente o aprendizado será satisfatório.

Por que Ensinar a Bíblia para as crianças é importante?

Primeiro porque é um mandamento do Senhor ensinar a palavra de Deus aos nossos filhos.

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

Deuteronômio 11:18-19

E em segundo, se queremos que nossos filhos sejam abençoados na vida, precisamos ensinar a bíblia para eles desde criança.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22:6

Aqui estão 7 Dicas para ensinar a Bíblia para crianças de maneira que seus pequenos aprendam a palavra de Deus.

1. Fale na linguagem deles

Minha primeira dica para você ensinar a bíblia para as crianças, é: ensine na linguagem de seu filho. Se você deseja que as crianças aprendam a bíblia, não pode se comunicar com eles como se fossem adultos. Ainda mais quando se fala de ensinara palavra de Deus.

Se os adultos já têm dificuldades em entender a bíblia, imagina as crianças? Por isso, é essencial tornar as coisas claras para elas.

Portanto, procure se comunicar com a criança da forma que ela compreenderá. Dessa forma, você terá sucesso em ensinar a bíblia para as crianças.

2. Use recursos como imagens ilustrativas

Essa segunda dica está ligada completa a primeira, já que, as crianças aprendem visualizando. Então, fazer o uso de uma bíblia ilustrada para ensinar a palavra para seu filho é muito eficaz.

Por isso que na escola bíblica infantil, os professores usam muito recursos como desenhos para colorir, bonecos e outros.

Em casa, você pode usar recursos como uma boa bíblia ilustrada e imprimir desenhos para seus filhos colorirem. Mas, é claro, dê preferência a desenhos pedagógicos que estimule o aprendizado da bíblia.

Com o uso desses recursos, com certeza vai estimular o aprendizado das crianças e você vai ter êxito ao ensinar da bíblia.

3. Conte histórias interessantes

Esta terceira lição é fundamental não só para tornar a bíblia interessante para as crianças, mas para contribuir com o aprendizado.

Você já deve ter ouvido uma boa história que te prendeu do início ao fim e o melhor, não esqueceu dela. Pois é, assim devemos fazer para que nossos filhos de interessem pela palavra de Deus. Tornar a história interessante através da nossa maneira de contar.

Tente desenhar na mente deles os fatos, personagens e lugares. Ensine a bíblia contando as histórias fazendo gestos, explicando como era e dando detalhes. É claro, seja verdadeiro sem perder a emoção dos fatos.

Dessa maneira, ao ensinar a bíblia para as crianças você além de, tornar o momento prazeroso, contribui para o aprendizado delas.

4. Ensine tornando o momento prazeroso

Apesar do momento ser reverente, pois se trata de ensinara para as crianças a palavra de Deus, você não pode perder a alegria.

Lembra como as crianças aprendem melhor? Torne o momento prazeroso para eles. Faça brincadeiras, sorria com eles e deixe o ambiente alegre.

Dessa forma, quando você fizer aquele convite para o momento do ensino da bíblia, seus filhos logo se lembrarão do prazer que aquilo vai lhe proporcionar.

5. Estimule o aprendizado com perguntas

Uma boa forma de ensinar a bíblia para as crianças é testar o quanto eles estão aprendendo e estimular o aprendizado deles fazendo perguntas.

Se você tem mais de um filho pequeno em casa, poderá fazer perguntas para eles juntos. Isso estimula o aprendizado, porque certamente se esforçarão para responder antes do outro.

As perguntas poderão vir no final da história bíblica que você contou como forma de revisão. Isso fará a criança lembrar do que foi ensinado.

6. Incentive a prática dando exemplo

Você, como um bom cristão deve estar cansado de ouvir que a melhor forma de ensinar é com o exemplo. No ensino da bíblia para as crianças isso é fundamental.

Não adianta dizer “faça o que eu mando e não faça o que eu faço” porque, o que você faz fala mais alto do que você fala.

Então, para ter um bom resultado no ensino da bíblia para seu filho pequeno, dê o exemplo. Por exemplo, se você está ensinando sobre gratidão, não deixe de agradecer a Deus na frente deles.

7. Recompense o esforço das crianças ao ensinar a bíblia

Todo ser humano gosta de ser reconhecido, as crianças não são diferentes. Por isso, essa última dica é sobre recompensar a criança pelo seu esforço quando você está ensinando-a.

Você precisa entender, que para nós talvez não seja tanto difícil, mas para elas que são agitadas e querem estar de um lugar apara o outro, ficar ali te ouvindo pode ser cansativo.

Então, além de colocar em prática todas as dicas anteriores para tornar o momento mais prazeroso e contribuir para o aprendizado, recompense-as.

Você pode combinar com a criança antes que se ela ouvir toda a história ou responder perguntas sobre a bíblia, você lhe dará algo. Mas, lembre-se, isso não é comprar a criança, mas apenas um incentivo, porque o que deve lhe interessar, é aprender a palavra de Deus.

Leia também: Como ensinar valores cristãos a seus filhos.