Sermão: Eu sou a Ressurreição e a Vida (João 11:25-26)

Esboço do Sermão da Ressurreição Esboço do sermão sobre a declaração de Jesus em João 11: 25-26.

TÍTULO: Eu Sou a Ressurreição e a Vida

Texto deste Sermão:

PROPOSIÇÃO: Jesus é a ressurreição. Identificar Jesus desta forma significa que Ele é 1) O Filho de Deus, 2) Poderoso e Autorizado, 3) O portador da esperança, 4) O portador da vida, 5) O Prometedor, 6) O Vencedor, 7) O Futuro .

OBJETIVO GERAL: Cada ouvinte será capaz de compreender o significado desta afirmação, entender como ela se relaciona conosco hoje e relatar como isso afeta nosso futuro.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Quero mostrar de forma convincente que a história da ressurreição, nosso batismo e a esperança que temos para o futuro devem motivar cada indivíduo a um serviço mais dedicado em sua vida a Cristo.

INTRODUÇÃO: [início deste esboço do sermão da ressurreição]

2. Sobre o texto:

1) Antecedentes deste capítulo – Lázaro.

2) Conversa de Jesus com Marta.

3) Um dos sinais que João aponta (João 20: 30-31).

3. Sobre a Ressurreição

1) A doutrina mais central do Cristianismo (1 Coríntios 15).

2) Declaração de João: João 19:35 “E aquele que o viu deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que diz a verdade, para que creiais”.

4. As declarações “Eu sou”.

1) Esta declaração “Eu sou” nos diz mais sobre Jesus do que qualquer outra declaração.

2) Quem é Jesus?

a. Ele é o Filho de Deus .

b. Ele é aquele que tem poder e autoridade.

c. Ele é aquele que traz esperança.

d. Ele é quem dá vida aos mortos.

e. Ele é quem promete um grande futuro para os fiéis.

f. Ele é aquele que venceu a morte.

g. Ele é aquele que salva pelo batismo.

Identificar Jesus como a ressurreição o identifica como…

I. O FILHO DE DEUS

1. Somente o Filho de Deus poderia fazer tal afirmação.

2. João 11:27 “Disse-lhe ela: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo.”

3. João 9:35 “Crês tu no Filho de Deus?”

4. João 20: 30-31

5. A ressurreição de Lázaro dos mortos fundamentou Sua afirmação como Filho de Deus.

6. Sua própria ressurreição fornece uma prova inegável de que Ele é quem diz ser.

II. PODEROSO E AUTORITÁRIO

1. Leia João 11: 39-45

1) Não havia dúvida quanto ao seu próprio poder neste ato.

2) Com grande confiança e poder, Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos.

3) Observe o grande resultado – as pessoas reconheceram sua autoridade.

2. Com o mesmo poder, Jesus foi ressuscitado. A mesma autoridade acompanha este poder.

3. João 5: 25-27 “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvem viverão. Pois, assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho para ter vida em si mesmo; e deu-lhe autoridade para julgar, porque ele é filho do homem ”.

4. Pedro pregou sobre este poder e autoridade em Atos 2: 22-36.

5. Paulo reconheceu este poder em Filipenses 3: 8-11 “Sim, em verdade, e considero todas as coisas como perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por quem sofri a perda de todas as coisas, e considero eles apenas recusam, para que eu ganhe a Cristo e seja achado nele, não tendo minha própria justiça, {sim} a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus por fé: para que eu possa conhecê-lo, e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos, tornando-me conformado com sua morte; se por algum meio eu posso alcançar a ressurreição dentre os mortos. ”

III. O PORTADOR DA ESPERANÇA

1. João 11: 25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? “

1) Os mortos vivem.

2) Os vivos nunca morrerão.

2. Atos 24: 14-15 “Mas isto te confesso que, segundo o Caminho a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo em tudo que é segundo a lei e que está escrito na os profetas; tendo esperança para com Deus, que também estes próprios procuram, que haja uma ressurreição de justos e injustos. ”

1) Temos esperança de que seremos ressuscitados e que nessa nova forma viveremos para sempre com Cristo.

2) 1 João 3: 2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, se ele se manifestar, seremos como ele; pois nós o veremos como ele é. ”

3. Paulo escreveu em 1 Tessalonicenses 4: 13-14 “Mas não queremos que ignoreis, irmãos, a respeito dos que dormem; para que não vos aflijais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, Deus também os trará com ele os que dormiram em Jesus ”.

4. O PORTADOR DA VIDA

1. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. João 11:25

2. Ele trouxe uma nova vida a Lázaro.

3. Ele traz uma nova vida para aqueles que colocam sua confiança Nele.

1) Romanos 6: 6-8 “sabendo isto, que o nosso velho foi crucificado com {ele}, para que o corpo do pecado fosse eliminado, para que não estejamos mais escravos do pecado; pois aquele que morreu é justificado do pecado. Mas se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele. ”

2) Colossenses 2:10 “e vos revestistes do novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou:”

3) 2 Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que eles se tornaram novos ”.

4. Ele traz vida eterna para aqueles que acreditam nele.

1) João menciona a vida eterna mais do que qualquer outro escritor do evangelho.

2) João 3:36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas quem não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. ”

3) João 6:40 “Porque esta é a vontade de meu Pai, que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. ”

4) Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. ”

V. O PROMETEDOR DE SALVAÇÃO

1. João 11: 25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? “

2. Você acredita na promessa de Jesus nesta passagem?

3. Observe o que ele diz em João 5: 28-29 “Não te maravilheis com isto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal para a ressurreição do juízo ”.

1) Aqui está uma grande promessa de Cristo.

2) Acreditamos nesta promessa?

4. A ressurreição de Cristo nos assegura que essa promessa ocorrerá. Atos 17:30, 31 “Os tempos de ignorância, portanto, Deus os negligenciou; mas agora ele ordena aos homens que todos em toda parte se arrependam: visto que ele designou um dia em que julgará o mundo com justiça pelo homem que ele ordenou; do qual deu garantia a todos os homens, de que o ressuscitou dentre os mortos ”.

5. Hebreus 6: 17-20 “Em que Deus, querendo mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, interpôs com juramento; que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível para Deus mentir, possamos ter um forte encorajamento, que fugiram em busca de refúgio para nos agarrarmos à esperança que nos foi proposta: a qual temos como uma âncora da alma, {a esperança} segura e firme e entrando naquilo que está além do véu; onde Jesus entrou como precursor por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. ”

VI. O VENCEDOR

1. Jesus disse a Lázaro: “Lázaro, vem para fora”. (João 11:43).

2. Por meio dessa declaração, Lázaro superou os grilhões da morte e ressuscitou.

3. Jesus venceu a própria morte para nunca mais morrer. Ele é as primícias.

4. 1 Coríntios 15: 20-22 “Mas agora Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte {veio} por um homem, também {veio} a ressurreição dos mortos. Porque, assim como todos morrem em Adão, também todos serão vivificados em Cristo ”.

5. Também venceremos a morte para nunca mais morrer se acreditarmos nele e formos fiéis a ele.

6. Leia 1 Coríntios 15: 50-57

7. Romanos 6: 8-11 “Mas, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pela morte que morreu, ele morreu para o pecado uma vez; mas a vida que ele vive, ele vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. ”

8. Finalmente, neste esboço do sermão da ressurreição …

VII. O SALVADOR

1. Jesus provê a salvação por meio da ressurreição.

2. Leia Romanos 6: 1-11

3. Leia Colossenses 2:12 “tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados com ele pela fé na obra de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

4. 1 Pedro 3:21 “que também conforme a verdadeira semelhança, agora vos salva, {sim} o batismo, não o afastamento da imundície da carne, mas o interrogatório de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”

CONCLUSÃO: [Fim deste esboço do sermão da ressurreição]

1. A declaração: “Eu sou a ressurreição e a vida” fala muito.

1) Ele é o Filho de Deus.

2) Ele é poderoso e autoritário.

3) Ele é o portador da vida.

4) Ele é o portador de esperança.

5) Ele é o prometedor da salvação.

6) Ele é o Vencedor.

7) Ele é o Salvador.

2. Convite

1) Você é fiel a Ele hoje?

2) Sua esperança está Nele.

3) Se você não é cristão esta manhã. . .

uma. A ressurreição de Jesus provê sua salvação hoje.

b. Torne-se seu discípulo aceitando o poder de sua ressurreição.

a) Ouça a palavra; Romanos 10:17 “A fé vem pelo ouvir. . . ”

b) Acredite de todo o coração; Hebreus 11: 6 “Porque sem fé é impossível. . . . ”

c) Arrependa-se de seus pecados (Atos 17:30).

d) Confesse Jesus como o Filho de Deus (Mateus 16:16).

e) Seja batizado para a remissão dos seus pecados (Marcos 16: 15-16).

Botão Voltar ao topo