Quem foi a esposa de Pilatos? 2 Lições que aprendemos com o seu sonho

A esposa de Pilatos é uma personagem bíblica bastante enigmática, pois somente um versículo na bíblia faz referência à ela. Embora muitos a conheçam como Prócula Cláudia, não podemos afirmar, se de fato é ou não, pois a bíblia só menciona “sua mulher”.

“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.”

Mateus 27:19

Pilatos e sua esposa residiam em Cesaréia Marítima, aproximadamente 120 quilômetros ao norte de Jerusalém, na costa do Mediterrâneo. Pilatos viajou a Jerusalém durante a Páscoa para manter a ordem.

A esposa de Pilatos apareceu no julgamento de Jesus quando toda a Cidade de Jerusalém, encontrava-se dividida sobre a sorte Dele:

“Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.”

Mateus 27:22

Algumas pessoas se escondiam, a maioria condenava, e ainda outras, sendo a grande maioria mulheres seguiam a certa distância (Mateus 27:55-56).

Pilatos seu esposo, estava em uma situação muito difícil, visto que ele não era popular entre o povo judeu, a quem governava, e tinha pouca, ou quase nenhuma habilidade diplomática, pois seu estilo era a força brutal. Embora, ela tenha o orientado, o aviso dela ao marido não mudou o desfecho: Pilatos ordenou a crucificação de Jesus, e seu nome ficou eternamente ligado a essa decisão.

Qual foi o sonho da esposa de Pilatos?

Não sabemos qual foi o sonho da esposa de Pilatos, se foi uma revelação de Deus ou resultado de seus próprios sentimentos. A única coisa que sabemos é que ela ficou tão atemorizada, que chegou a enviar uma mensagem para o seu esposo, descrevendo que Jesus era um homem “justo”, tentando convence-lo da Sua inocência e encorajando a agir de forma não tão vantajosa politicamente. Este fato, revela parte de seu sonho.

“[…] num sonho muito sofri por causa dele.”

Mateus 27:19b

Orígenes, um estudioso e teólogo cristão do século III, em suas Homilias sobre Mateus, sugere que Deus concedeu o sonho à esposa de Pilatos para que ela pudesse conhecer Cristo. Diversos teólogos, desde os primeiros séculos até a Idade Média, também apoiaram essa interpretação.

A esposa de Pilatos realmente aceitou a Cristo?

Não temos nenhuma evidência que comprovem de fato, se a mulher de Pôncio Pilatos aceitou a Cristo como seu Salvador, ou não, a única coisa que sabemos é que ao menos houve uma ocasião na sua vida em que pôde confrontar-se com essa decisão:

“Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo?”

Mateus 27:22

Certos segmentos da Igreja Cristã Ortodoxa acreditam que a esposa de Pilatos, converteu-se ao cristianismo após a Ressurreição e foi martirizada por sua fé.

Em Hurghada, no Egito, existe um ícone de Pôncio Pilatos e sua esposa, e os cristãos coptas veneram ambos como santos. O que implica que eles acreditam que Pilatos também se converteu ao cristianismo.

Talvez nunca saibamos com certeza se a esposa de Pilatos se tornou cristã ou se compartilhou seu testemunho com os primeiros cristãos. Não há evidências concretas de que ela tenha influenciado diretamente os escritores dos Evangelhos ou encorajado seu marido a seguir Cristo.

2 Lições da esposa de Pilatos

sonho da esposa de Pilatos

Cada versículo da Bíblia, incluindo esse em Mateus 27:19 sobre a esposa do governador romano que teve um sonho sobre Jesus, tem seu propósito e significado. Com o objetivo de nos ensinar lições valiosas e de grande aprendizado para nossa vida espiritual. Veremos a seguir quais são elas:

1. Deus escolheu uma mulher corajosa

A primeira delas é que mesmo em meio a uma multidão de testemunhas, Deus escolheu uma mulher, sem autoridade, piedade ou poder, mas cheia de coragem. Para ser um exemplo de fé ativa e uma voz para proclamar a inocência de Jesus.

Ao contrário de Eva, que induziu Adão ao pecado, a esposa de Pilatos tentou adverti-lo, para que o sangue inocente não recaísse sobre ele. Embora, ela tivesse enviado a mensagem de alerta e não foi ouvida, ela não deixou de falar.

Hoje, Deus conta comigo e com você, para de forma ousada e com muita coragem anunciar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo.

2. Seja sensível ao que Deus te revela

A esposa de Pilatos, ao ver o julgamento do meigo Jesus nazareno, pronto para ser condenado e morto em uma cruz, ela entendeu que o sonho a qual tinha sonhado, era uma revelação divina.

Vamos imaginar a cena, quando Jesus deu o brado na cruz e a terra estremeceu, o véu do templo se rasgou de cima até a baixo e alguém dizendo: verdadeiramente era o Filho de Deus (Mateus 27:54).

Não sabemos se ela chorou, ou até mesmo gritou dizendo: “Eu avisei que Ele era um homem justo, eu tinha sonhado, mas vocês não me ouviram!”

Contudo, o que temos certeza é que Deus havia falado com a esposa de Pilatos através de um sonho, e ela tinha entendido a mensagem.

Portanto, a lição que fica aqui é seja sensível a voz de Deus e nas muitas maneiras que Ele se revela a nós.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo