Quem foi Eva na Bíblia: 8 Lições que aprendemos com a mãe da humanidade

O governo sobre toda a criação foi dado ao homem, porém, Deus declarou que não era bom que o homem vivesse sozinho, e assim, da costela de Adão criou a mulher, entregando-a por esposa.

A criação de Eva, no entanto, não foi uma ideia repentina ou algo que Deus não tivesse projetado, mas ela era parte indispensável do plano de Deus.

Vamos à seguir, entender um pouquinho mais de quem foi Eva, qual foi a sua história e quais as lições que podemos aprender com Eva.

Quem foi Eva na Bíblia?

Eva foi a primeira mulher da Bíblia sagrada, formada da costela de Adão com o propósito de ser sua auxiliadora e ajudadora. Eva foi esposa de Adão, mãe de Caim, Abel e Sete.

Qual o significado do nome Eva?

O nome “Eva” em hebraico é “חַוָּה” (Chavah), transliterado do hebraico para o alfabeto latino como “Chavah” ou “Chawah”.

O significado deste nome em hebraico é frequentemente relacionado à palavra “חַיָּה” (chayah), que significa “viver” ou “dar vida“.

Portanto, o nome Eva é muitas vezes interpretado como “a que dá vida” ou “a mãe de todos os viventes”, em referência ao papel de Eva como a primeira mulher, de acordo com a tradição bíblica.

Qual foi a duração da vida de Adão e Eva no Éden antes do pecado

Qual é a história de Eva na Bíblia?

A história de Eva inicia-se logo após Deus ter criado o homem à sua imagem e semelhança, e percebido que o homem estava só, e não tinha nenhum ser vivo compatível com o homem, para ser sua companhia. Deus então reconhecendo essa necessidade do homem ter uma auxiliadora, uma ajudadora, alguém para lhe fazer companhia, criou Eva.

Deus fez com que Adão dormisse um profundo sono e tirou uma de suas costelas e a partir dela formou a mulher, aquela que seria a companheira de Adão.

Para alegria de Adão, quando ele acordou daquele sono cirúrgico, foi amor à primeira vista. Adão enxerga ali a mais bela criatura, criada pelas mãos do criador. O vazio foi preenchido e ali Adão recebe alguém que era ossos dos seus ossos e carne de sua carne.

Nesta criação vemos quão maravilhosa é a sabedoria de Deus, pois ao criar Eva de uma das costelas de Adão, Deus queria ensinar a lição que a mulher deve andar lado a lado do seu esposo.

Porém, após um descuido de Eva ela caiu na tentação da serpente. Adão havia recebido uma ordem de Deus para que não comesse da árvore que estava no meio do jardim, porém, Eva além de comer ofereceu também ao seu marido, que provou do fruto proibido.

Após, isso Adão e Eva romperam o relacionamento com Deus, tendo que conviver agora com consequências desastrosas.

Deus expulsa o casal do jardim, Adão teria que trabalhar e se sustentar do suor de seu rosto. Eva, por sua vez, agora sentiria dores ao dar à luz e seria dominada pelo seu marido.

Eva concebeu e teve dois filhos, Abel e Caim. Mais tarde Eva, teve lidar com a dor do luto, pois seu filho Caim assassinou seu irmão Abel.

Virtudes de Eva na Bíblia

1. Companheira e Auxiliadora

O Senhor Deus criou Eva como uma “auxiliadora idônea” para Adão (Gênesis 2:18).

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Gênesis 2:18

Deus a projetou para ser uma parceira e companheira para Adão, ajudando-o em sua missão de cuidar do Jardim do Éden.

2. Beleza e Formosura

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Gênesis 2:23

A Bíblia menciona que Eva era “osso dos ossos e carne da carne” de Adão, o que pode se interpretar como um elogio à sua beleza e perfeição criativa.

3. Mãe de Todos os Viventes

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Gênesis 3:20

Após a criação, Adão deu a Eva o nome “Eva”, que significa “mãe de todos os vivos”. Este nome reflete a importância de Eva como a primeira mãe da humanidade.

4. Submissão e Respeito

Embora isso possa ser visto como uma característica ambígua, a Bíblia ensina que as esposas devem ser submissas a seus maridos (Efésios 5:22-24).

Deus criou Eva como uma companheira e, ao longo da história, seu papel de submissão se destaca como uma virtude.

5. Arrependimento e Mudança

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Gênesis 3:13

Apesar de sua desobediência inicial ao comer do fruto proibido, Eva demonstrou arrependimento e reconhecimento de seu erro.

Ela também enfrentou as consequências de suas ações com humildade.

Aqui estão as 8 Lições valiosas que aprendemos com Eva

A voz de Eva proclama um aviso, para que toda a humanidade, trilhe o caminho da obediência.

1. Cuidado para não se aproximar daquilo que é proibido por Deus

Sabemos que o inimigo só tinha uma única alternativa para fazê-la pecar contra Deus, esta alternativa era o fruto proibido, cuja árvore estava no meio do jardim e a ordem de Deus era para que eles não comessem.

Quando Eva se aproxima daquele “terreno encantando”, satanás viu a oportunidade de convencê-la de que não haveria problema algum se ela comesse o fruto proibido. Eva estava correndo um grande perigo. Sua queda estava para acontecer.

Portanto, a forma mais segura de se manter íntegro diante de Deus, é manter-se longe daquilo que é proibido por Deus, ou seja, fique o mais distante possível de tudo aquilo que poderá causar a sua queda.

2. Não fique de “conversinha” com o inimigo

Quando damos ouvidos para o inimigo, seja através daquilo ouvimos, vemos, falamos ou até pensamos. Abrimos uma brecha para que satanás lance seus dardos, e assim corremos um grande perigo em cair nas astutas ciladas do inimigo. Portanto, feche as brechas e permaneça sempre vigiando e orando para que não entres em tentação.

3. Não questione os mandamentos do Senhor

Sabemos que o Senhor Deus determinou apenas um mandamento para Adão e Eva. Deus não estava requerendo um grande sacrifício, ou algo que era impossível de obedecer. Eles tinham tantos outros frutos para comer, tantos outros lugares para se aproximar, porém, ela se aproxima e ao ouvir a serpente a dúvida entrou em seu coração e ela começa a questionar o que Deus havia ordenado.

Apartir do momento em que começamos a questionar os mandamentos do Senhor, corremos o risco de perder nossa comunhão com Deus.

Contudo, o mais importante a se fazer é ter uma vida pautada na leitura da palavra, na oração, no jejum e na vigilância, fazendo isso você manterá uma comunhão plena com Deus e terá prazer em obedecer os seus mandamentos.

4. Aprenda a batalhar unido sempre com seu cônjuge

Eva lutou sozinha contra o inimigo, provavelmente por um instante em que ela tenha se descuidado e se afastado de seu esposo Adão. Se eles estivessem juntos, com certeza, seria mais difícil serem enganados.

Por isso, esforcem-se para estarem sempre unidos, em oração e consagração, pois quando a tentação e os problemas surgirem, vocês não somente estarão unidos, mas também fortalecidos na fé.

5. Cuidado para não servir de tropeço para seu cônjuge

Saiba que você foi criado e colocado ao lado do seu cônjuge, por um propósito divino. Vocês jamais podem servir de pedra de tropeço na vida de ambos, seja na vida cotidiana ou espiritual. Nunca impeça seu cônjuge de crescer, de ser uma pessoa de sucesso. Não seja uma tentação, oferecendo coisas que desagradam a Deus, somente para inflar seu ego.

Lembre-se, Eva levou Adão a desobedecer a Deus dando lhe o fruto proibido para ele provar e Adão permitiu que Eva continuasse em seu pecado de desobediência, pela sua omissão.

Tem um autor de um livro que diz, que se talvez Adão tivesse falado e mostrado para Eva quão terrível era a sua desobediência, poderia ter evitado toda a ruína.

Portanto, seja uma benção para seu cônjuge e jamais um tropeço.

6. Toda escolha tem uma consequência

Essa é a lei da vida, toda escolha vai ter consequências. Se a escolha for boa, correta e espiritual, a consequência com toda certeza, será agradável. Mas caso for uma má escolha, errada e carnal, a consequência será de sofrimento, dor e culpa e, se não houver arrependimento sincero, poderá sofrer as más consequências pelo resto de sua vida.

7. Aprenda a assumir seus próprios erros

Vemos na história de Eva que ninguém queria assumir a culpa pelo desastroso pecado. Adão jogou a culpa em Eva, que jogou a culpa na serpente. Eles não queriam assumir a culpa, pensando talvez que seriam livres da consequência, porém, eles esqueceram que Deus é um ser onipotente, onipresente, onisciente, ou seja, Deus já conhecia e sabia do erro deles.

Quando agimos dessa forma retardamos o perdão Divino, a melhor coisa a fazer quando erramos ou pecamos, é assumir logo a culpa, se arrepender e se humilhar aos pés do Senhor, para alcançarmos a misericórdia e o perdão de Deus.

8. Se cair, levante-se

Sendo seres humanos, estamos sujeitos ao erro. Porém, se você cair, ou tiver que enfrentar lutas e tristezas, lembre-se de que Eva creu na misericórdia e no perdão de Deus, vivendo o restante de sua vida alimentada pela esperança.

Afinal, você não pode continuar prostado, com medo, com vergonha ou deixar os sentimentos ruins tomar conta de sua mente e coração, mas precisa tomar uma atitude e decidir seguir em frente, sabendo que já alcançou o perdão de Deus.

Conclusão da história de Eva

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1 João 2:1)

Enfim, a melhor forma de evitar o pecado e suas consequências é se manter longe do território de satanás. Porém, se por algum descuido, você pecar, lembre-se que você tem um advogado que poderá julgar a sua causa.

Mantenham-se sempre em vigilância, oração, consagração e meditação da Palavra do Senhor. Fazendo isso, você estará guardando seu coração e sua mente dos ataques e ciladas do inimigo.

Estudos bíblicos sobre Adão e Eva

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!