Aprendendo com Jesus a Vencer a Mentira e ser Verdadeiro

Mentira, engano, falsidade, trapaças, ardileza e fraude são palavras sinônimas e, todas elas, antônimas da verdade. Contudo, devemos vencer a mentira e ser verdadeiro, pois ninguém gosta quando elas são aplicadas. Pois, a mentira é causadora de decepção, tristeza, prejuízo, frustação, indignação, ódio e vingança, sentimentos dolorosos, que nos roubam a paz, a dignidade, a paciência, a saúde e, dependendo da mentira, até o nosso bolso.

Não é fácil ser enganado, principalmente quando a mentira resulta em prejuízo para a nossa vida. A mentira é tão peculiar, que pode ser proferida até de boca fechada, pois ficar calada pode dar crédito a uma mentira que esteja sendo contada; por isso, o ditado: ” Quem cala consente”.

À Seguir vamos conhecer a origem da mentira e aprender com Jesus, como vencer a mentira e ser verdadeiro.

Origem da Mentira

A Mentira tem sua origem em satanás, que enganou a terça parte dos anjos do céu, fazendo com que se unissem a ele em sua rebelião contra Deus, enquanto, que a verdade, é intrínseca do caráter de Divino.
Jesus disse:

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

(João 14. 6)

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

(João 14. 17)

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

(João 15. 26)

Como Vencer a Mentira e Ser Verdadeiro

Uma pessoa Cristã pode mentir até mesmo se não viver uma vida coerente com aquilo que acredita e diz ser. Um comportamento não condizente com a fé que professamos, pode soar como uma mentira para as pessoas que nos observam, por isso, nossas atitudes, tanto quanto nossas palavras, têm que expressar a fé que defendemos.

Não podemos nos esquecer de que, uma pessoa pode ser verdadeira com sua boca, mas mentirosa com suas atitudes. Portanto, vença a mentira e seja verdadeiro pela palavra de Deus.

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

(Colossenses 3: 9-10)

Vencendo o Pecado da Mentira

Talvez a mentira seja o pecado mais comum na vida das pessoas, muito embora na maioria das vezes, elas não passam de uma “mentirinha branca”, “sem maiores consequências”, tanto para quem falou, como para quem ouviu.

Portanto, Não importa o tamanho da mentira, das consequências, não importa se a intenção que a motivou era, a nosso ver, para uma causa boa; Mentira é Mentira e Mentira é pecado.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

(João 8: 44)

Sendo verdadeiro

O Cristão, contudo, deve ser verdadeiro, custe o que custar, doa a quem doer. A verdade pode ser dolorida, para nós ou para o próximo, porém, sempre será melhor e menos consequente que uma mentira.

Seja Autêntico, genuíno, sincero, não dissimulado, confiável. Tanto nas palavras, quanto nas atitudes e, desse modo, você estará sendo um testemunho vivo de que Jesus pode nos tornar pessoas semelhante á Ele.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

(Efésios 4: 25)

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

(João 8. 32)

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo