Se Deus sabia que Adão e Eva pecariam, por que Ele os criou?

O fato de Deus saber que Adão e Eva pecariam antes de criá-los fez muitos estudiosos se perguntarem por que Deus criou Adão e Eva sabendo que eles o desobedeceriam?

Embora existam visões diferentes, há apenas uma resposta bíblica. Apesar das várias opiniões que circulam no meio cristão e secular, precisamos ver o que a Bíblia diz sobre esse assunto.

Deus sabia que Adão e Eva pecariam?

Sim, Deus sabia! Apesar dos adeptos da teologia relacional, teologia do processo ou teísmo aberto defenderem a ideia de que Deus abriu mão dos seus atributos incomunicáveis e tomou-se um parceiro do homem na construção da história e, portanto, não sabe o que vai acontecer amanhã, de acordo com os ensinos gerais da Bíblia, Deus sabe todas as coisas: o passado, o presente e o futuro.

Nada está fora do alcance do seu conhecimento ou do seu controle. A Bíblia ensina, de forma incontestável, que Deus é onisciente.

A Onisciência de Deus, um dos seus atributos incomunicáveis, é uma das verdades centrais da fé cristã. Uma das passagens clássicas sobre a onisciência de Deus está registrada no salmo 139. Assim está escrito:

1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; […] 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia…

Salmo 139:1-18

Adão e Eva

Visto que Deus é onisciente, Ele já sabia que Adão e Eva iriam pecar. Deus criou Adão primeiro e depois criou Eva da costela de Adão (Gênesis 2:4-2 :22). Pouco depois de Deus ter criado Adão e Eva, ocorreu a Queda do Homem.

Depois que Adão e Eva comeram do fruto proibido, eles pecaram contra Deus ao desobedecê-Lo. Deus lhes havia dito diretamente para não comerem da árvore, mas Adão e Eva desobedeceram.

Assim que ocorreu a Queda do Homem, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden permanentemente, e o pecado entrou no mundo. Devido ao pecado estar no mundo, agora temos dor, doenças e morte.

Deus sabia de tudo isso de antemão, mas mesmo assim escolheu criá-los. Isso pode fazer com que a maioria de nós questione por que ele ainda os criaria. Embora Deus soubesse que Adão e Eva pecariam, Ele os criou para Sua glória.

Deus nos deu livre arbítrio quando nos criou, o que permitiu a possibilidade do pecado. Todos nós recebemos a livre escolha de fazer o bem ou fazer o mal. Deus não nos criou como robôs programados para fazer Sua vontade. Ele escolheu nos dar livre arbítrio para escolher livremente adorá-lo, amá-lo e conhecê-lo.

Como seres humanos, muitas vezes pensamos que nosso propósito é servir a nós mesmos ou “ser tudo o que podemos ser”. Essa é uma crença errônea porque nosso propósito é amar, adorar e servir ao Senhor de todo o coração, mente, corpo e alma.

Mesmo sabendo que iríamos pecar e desobedecê-lo, Deus ainda nos ama. Muitos de nós acreditamos que não faríamos a mesma coisa que Adão e Eva, mas todos nós faríamos a mesma coisa.

Se Deus Sabia que Adão e Eva pecariam, então por que Ele não impediu?

Deus não impediu Adão e Eva de pecarem por causa da liberdade que ele mesmo outorgou ao homem. O homem foi criado por Deus como um ser moralmente livre. E, ao interferir no livre arbítrio do homem, apesar de soberano, Deus fere o principio da liberdade fazendo com que o homem o obedeça por imposição e não voluntariamente ou por amor.

De outra forma não seria obediência voluntária, mas imposição. E, é justamente por essa e por outras razões que Deus não impediu Adão e Eva de pecarem.

Jesus no plano

Assim como Deus já sabia que Adão e Eva iriam pecar e desobedecê-lo, Ele também sabia que enviaria Seu Filho para morrer pelos pecados do mundo. Embora a humanidade tenha pecado, Deus ainda tinha um plano para nos salvar de nós mesmos porque Ele nos ama.

Todos nós nascemos em pecado, mas temos a chance de perdão por meio de Cristo. Somente colocando a fé em Cristo podemos ser perdoados. Jesus sofreu a morte mais dolorosa para que fôssemos perdoados, com vida eterna e um futuro com Ele.

Devido ao imenso amor de Deus, todos nós temos a chance de ser redimidos de nossas vidas pecaminosas e de começar uma nova vida Nele.

O que isto significa?

Assim, Deus sabia que Adão e Eva pecariam, mas mesmo assim os criou para Sua glória e porque os amava. Não apenas Adão e Eva, mas também toda a humanidade.

Isso significa que você e eu também fomos criados para a glória de Deus. Feitos para a glória de Deus, precisamos servir a Deus fielmente em todas as áreas de nossas vidas.

Significa que Deus, mesmo sabendo de tudo, ele nos dá a oportunidade, se vamos obedecer ou não, é uma escolha pessoal. Isso é livre arbítrio.