Adão e Eva tiveram Filhos antes do Pecado no Éden?

Alguns perguntam se Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, quando ainda estavam no jardim do Éden. Mas, no que se baseiam para tal afirmativa? Eles usam o texto abaixo de Gênesis 3:16:

E a mulher disse: multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos…

Qual o argumento dos que acreditam que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Com base na passagem acima alguns supõem que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado. Na tentativa de justificar esta assertiva eles recorrem à frase do texto que diz: “Multiplicarei grandemente a tua dor…’’

A explicação é a seguinte: Só se pode multiplicar aquilo que já existe. E então concluem: “Eva já havia sentido a dor do parto, caso contrário não faria sentido Deus puni-la com a multiplicação de uma dor que ela nunca houvesse sentido”.

E então, Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Apesar dos fortes argumentos, aqui apresentados, somos contrários a essa afirmação por razões obvias:

a) A Bíblia não diz que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado;

b) Se Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, então esses filhos não sofreram o efeito da queda e, portanto, temos dois tipos de ser humano:

Um ser perfeito, que em tese estaria vivendo no paraíso e não sujeito à morte (Gn 2:16,17) e outro imperfeito, pecador e mortal do ponto de vista físico uma vez que a alma é imortal (Mt 10:28).

Sendo assim, como podemos interpretar a frase: “Multiplicarei grandemente a tua dor” em Gênesis 3:16?

É possível que o plano de Deus para a mulher, no momento da concepção é que tivesse dor. Mas pelo fato dela haver pecado, como consequência, a intensidade dessa dor fosse aumentada.

Portanto, a expressão “multiplicarei grandemente a tua dor” está relacionada ao sofrimento como consequência pelo pecado.

Assim como o homem teria, como consequência pelo pecado, o sofrimento (Gn 3:17), a mulher, da mesma sorte não ficaria impune.

Em outras palavras Deus está dizendo que o sofrimento da mulher seria numeroso em varias áreas de sua vida.

A vida para a mulher não seria fácil. A fadiga, o cansaço, a dor e o sofrimento seriam seus companheiros, em praticamente todas as áreas de sua vida.

Biografia: Perguntas difíceis de responder – Elias Soares.

Mais perguntas e respostas bíblicas aqui.

Botão Voltar ao topo