Quantos anos tinha o rei Davi quando morreu?

Quantos anos tinha o rei Davi quando morreu?

Essa é a curiosidade de muitas pessoas quando lê a história desse personagem bíblico. Isso porque a maioria das pessoas se fascinam com a vida desse herói bíblico, por ele se parecer conosco.

Era, ao mesmo tempo, um homem fraco e forte. Tinha desejo de andar com Deus, mas falhava nas suas decisões e escolhas. 

Devido a sua vida cheia de altos e baixos, vitórias e derrotas, conflitos com os filhos e esposas. Nós nos identificamos com suas lutas, tentações, fraquezas e arrependimentos. 

Essa identificação com esse personagem com a vida cheia de aventuras, nos deixa curiosos para saber quantos anos tinha o rei Davi quando morreu.

Então, continue a leitura para conhecer as passagens bíblicas, dados históricos e evidências arqueológicas que sugerem que Davi faleceu aos 70 anos.

Quem foi o Rei Davi?

Antes de falarmos das circunstâncias de sua morte, é essencial entender quem foi o Rei Davi

Quem-foi-o-Rei-Davi

Este foi o segundo monarca de Israel, sucedendo a Saul. Ele se tornou uma figura icônica no Antigo Testamento da Bíblia pela sua ascensão de pastor de ovelhas a rei.

Encontramos os detalhes dessa história incrível no Livro de Samuel e em outros textos bíblicos. 

A força e sensibilidade desse personagem bíblico se destaca pela sua coragem, suas poesias, suas músicas. Na verdade, muitos o admiram por ser um líder que Deus escolheu para governar Israel e continuou o amando apesar de suas imperfeições.

Na narrativa bíblica aprendemos que Davi, apesar de ter sido ungido rei, conquistou respeito e relevância após notável vitória sobre o gigante Golias

Quantos anos tinha o rei Davi quando morreu?

Agora, vamos responder a sua pergunta. A Bíblia, na verdade, não menciona exatamente quantos anos tinha Davi quando morreu, mas nos fornece informações que nos ajudam calcular. 

No Livro de 2 Samuel, capítulo 5, versículo 4, por exemplo, encontramos a seguinte informação: 

“Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. No diz ainda que, ele reinou em Hebrom por sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.”

Somando a duração do seu governo nos dois lugares chegamos a 40 anos de reinado. Acrescentando esse número a idade que se tornou rei, 30 anos, temos 70 anos ao todo.

Esta, portanto, é a base bíblica que confirma que Davi morreu com 70 anos.

Evidências bíblicas, históricas e arqueológicas

Além dessa informação, muitos relatos bíblicos não se confirmam apenas pelas escrituras sagradas, podemos contar também com evidências históricas e arqueológicas que corroboram essa possibilidade. 

Quantos-Anos-Tinha-o-Rei-Davi-Quando-Morreu-arqueologia

Por exemplo, inscrições antigas, como a “Estela de Tel Dan“, mencionam a Casa de Davi, respaldando a existência do rei e, por extensão, sua morte.

É importante compreendermos que a comparação das Escrituras com registros históricos, fortalecem a confiabilidade da narrativa bíblica. 

Nesse sentido, a arqueologia presta um grande serviço ao povo de Deus, pois suas descobertas tornam as narrativas bíblicas dignas de credibilidade. 

Esse ponto é importante porque algumas pessoas, Deus as fez mais racionais, por isso, elas necessitam de provas e evidências para crerem na Bíblia.

Nesse sentido, Deus, como um pai amoroso e desejoso de salvar a todos, permitiu que profissionais da arqueologia e historiadores nos trouxessem luz sobre um passado tão distante de nós.

Assim, hoje, podemos encontrar várias evidências que sustentam a existência de figuras como o rei Davi. 

Apesar de que entender nem todos concordarem em todos os detalhes, ninguém pode mais negar que existiu um rei poeta em Israel.

O Motivo da morte do rei Davi

É interessante saber também que, na Bíblia, especificamente no Livro de 1 Reis, capítulo 2, fala sobre os últimos momentos de Davi. Neste capítulo, encontramos que ele estava idoso e debilitado fisicamente. 

Encontramos ainda que, seu filho Adonias se proclamava rei, desafiando a sucessão que seu pai estabeleceu.

É nesse contexto, que, em seu leito de morte, Davi deu instruções a Salomão e o fez rei em seu lugar

A partir dessas informações entendemos tanto os conflitos familiares para a sucessão do trono, quanto que o rei estava doente. 

Apesar de a Bíblia não fornecer detalhes específicos sobre a causa da morte, compreendemos algo relacionado a sua idade e saúde. 

“Quando o rei Davi já era bem idoso e não conseguia mais se aquecer, mesmo que cobrissem todo o seu corpo com roupas, suas servas sugeriram: “Vamos buscar uma jovem virgem para servir ao rei e cuidar dele. Ela se deitará ao seu lado para aquecê-lo”. (1 Reis 1:1-4)

Compreendendo o contexto bíblico

A resposta à pergunta “Quantos anos tinha o Rei Davi quando morreu?” é clara na Bíblia, mas o entendimento completo requer uma análise que incluem:

Assim, ao confrontar várias informações bíblicas com dados históricos podemos validar que este tão amado rei morreu aos 70 anos.

Se gostou deste artigo, leia também: 13 costumes antigos na Bíblia.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo