A longevidade dos Antediluvianos: As Pessoas Viviam muitos anos?

Uma das passagens bíblicas que tem causado espanto em boa parte dos leitores da Bíblia diz respeito à longevidade dos antediluvianos. A questão é: Os anos apresentados na genealogia dos antediluvianos eram literais ou cada ano equivalia apenas há um mês?

Como uma pessoa podia viver tantos anos visto que hoje as pessoas vivem no máximo 120 ou 130 anos?

Os Antediluvianos viviam muitos anos?

Como podemos ler no texto de Gênesis 5, existem alguns personagens que, realmente, causam uma certa admiração por conta da sua longevidade. Só para exemplificar citaremos apenas alguns antediluvianos que viveram acima da média.

  • Adão viveu 930 anos (Gênesis 5:5)
  • Matusalém viveu 969 anos (Gênesis 5:27)
  • Noé viveu 950 anos (Gênesis 9:29)
  • Jarede viveu 962 anos (Gênesis 5:20)
  • Sete viveu 912 anos (Gênesis 5:8)
  • Quenã viveu 910 anos (Gênesis 5:14)
  • Enos viveu 905 anos (Gênesis 5:11)

Os anos dos antediluvianos são literais?

Sim. Pelo menos não há nada no texto bíblico que indique o contrário.

Talvez pela brevidade da vida humana, na atualidade, seja possível as pessoas ficarem em dúvidas sobre a literalidade dos anos dos antediluvianos. Mas uma coisa é certa: eles realmente viveram centenas de anos conforme registra o texto sagrado.

Existem algumas boas razões para crermos na literalidade do texto de Gênesis 5, que estaremos apresentando mais a frente.

O ano daquela época correspondia a um mês do nosso calendário, ou seja, 30 dias?

Se pensarmos que cada ano do texto de Gênesis 5, ou seja, dos antediluvianos, corresponde a apenas 30 dias, ao invés de solucionarmos a questão estaremos criando um problema ainda maior.

Em Genesis 5, além dos antediluvianos que viveram acima da média apresentados acima, temos aqueles que não viveram tantos anos.

E também aqueles que geraram filhos com certo número de anos que se considerarmos que os anos apresentados no texto corresponde a meses criaremos um problema quase insolúvel. Vejamos:

  • A Bíblia diz que Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede.
  • E que Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel.
  • Depois ela diz que Enoque viveu também sessenta e cinco anos e gerou a Matusalém.
  • E por último Gênesis 5 relata que Enos viveu noventa anos e gerou Cainã.

Se levarmos em conta a leitura de que cada ano dos antediluvianos corresponde a um mês do nosso calendário, como alguns pensam, necessariamente teremos que admitir o inadmissível.

Por exemplo: Maalalel e Enoque geraram filhos aos 65 anos. Se cada ano corresponde a um mês e cada ano do nosso calendário corresponde a 12 meses, logo, a nossa conclusão é que tanto Maalalel quanto Enoque tiveram filhos com apenas 5 anos e 5 meses de idade.

Se não dá pra acreditar que os antediluvianos viveram tantos anos, como podemos acreditar que seria possível, do ponto de vista literal, que eles pudessem procriar com tão pouca idade?

O que, do ponto de vista biológico, seria impossível.

E o que não dizer de Cainã que procriou com 70 meses, ou seja, 5 anos e dez meses e também Enos que gerou filho aos 90 meses, isto é com 7,5 anos. Seria isso possível? Creio que não.

Conclusão

Portanto, creio que é mais sensato pensarmos que os anos daquela época eram como os anos em nossos dias, ou seja de 12 meses, do que termos que acreditar que uma criança com apenas cinco anos e cinco meses de idade pudesse procriar.

Biografia: Perguntas difíceis de responder – Elias Soares.

Mais Perguntas e respostas aqui.

Botão Voltar ao topo