Como discernir a voz de Deus?

Como podemos discernir a voz do Espírito Santo de Deus?

Não há nada mais precioso nesta terra do que contemplar e experimentar um relacionamento com nosso Criador. Ele é o Criador de tudo que já foi feito e ainda será, contudo Ele escolhe não apenas criar, mas interagir com Sua criação. 

Nesta vida, às vezes pode ser difícil ter certeza de que o que ouvimos, e que de fato é Deus falando, mas felizmente Deus nos guia para conhecermos e discernirmos a Sua voz.

Muitas vozes

Uma coisa que não falta nesta terra são opiniões, pontos de vista e alto uso de vocais. Das vozes que os outros usam para comunicar suas opiniões aos nossos próprios pensamentos e aos pensamentos intrusivos do inimigo, pode ser difícil classificar e filtrar o que é verdade e o que não é. 

Deus certa vez ilustrou que Sua voz é como a dos pássaros doces cantando. Eu estava sentado em minha rede em uma tarde ensolarada de primavera, apreciando as melodias suaves que os pássaros cantavam acima de mim nas árvores, quando um corvo cacarejante veio, mudando completamente minha atenção. 

O corvo representava a voz do inimigo; era alto e desagradável e me encheu de pavor. Deus estava destacando através dessa metáfora na natureza que os pássaros ainda estavam cantando, ao mesmo tempo que o corvo estava cacarejando, mas eu permiti que meu foco mudasse. Então, tudo se resume a isso, enquanto seus pensamentos estão correndo, e para onde está indo seu foco.

Conhecendo sua voz: como diferenciar a voz de deus da minha mente

Há um diálogo interno contínuo em sua cabeça, composto por seus pensamentos. Isso pode ser tão simples quanto lembrar de uma lista de tarefas ou classificar várias considerações dentro de sua própria cabeça. Todo mundo tem isso, embora alguns pensem mais na forma de uma imagem do que de palavreado. 

Muitas vezes, Deus introduzirá um pensamento que não é seu; é importante nesse lugar estar alerta e usar o bom discernimento. 

Muitas vezes, quando Deus fala comigo, será de algo que gosto de chamar de “gota aérea”. Isso significa que veio do nada e não era algo que eu teria pensado normalmente. Quando algo assim ocorre, tenho um método que sigo para testar e discernir se isso é a voz de Deus ou do Inimigo.

Examinando os Espíritos

Examinar os espíritos é completamente bíblico, e nós, como cristãos, seríamos completamente negligentes se não reconhecêssemos que as coisas espirituais estão em jogo em nosso mundo. 

Efésios 6:12 nos lembra poderosamente:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais”. 

Sendo esse o caso, então devemos fazer nossa devida diligência em examinar os espíritos que ouvimos, que pensamos e que vemos também. 

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus, e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o espírito do anticristo, que vocês ouviram que vinha e agora já está no mundo”. (1 João 4: 1-3)

Isso significa que se você sente que ouviu uma mensagem, então você deve examinar esse espírito ou essa voz, com base na Bíblia Sagrada

Eu normalmente vou ainda mais longe pedindo ao Espírito Santo de Deus, para confirmar. Ao fazer isso, posso ficar firme na rocha, não na areia movediça, que de fato ouvi o Espírito Santo ou um Anjo do Senhor.

A paz que excede todo o entendimento

Outro método benéfico para saber que você ouviu a voz de Deus, é se isso traz uma sensação de tranquilidade. 

Isso muitas vezes pode parecer uma sensação de paz que vai além de toda compreensão humana. 

“Não andem ansiosos por coisa alguma. Antes, em todas as situações, com oração e súplicas com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz que excede todo o entendimento guardará os seus corações e mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6)

Considero como Maria deve ter se sentido depois da visita do Anjo do Senhor, quando lhe foi dito que ela seria aquela que daria à luz o Messias. 

Deve ter sido aterrorizante, mas ela recebeu uma sensação de paz ao saber que, de fato, ela havia testemunhado um espírito do Senhor, vindo para entregar uma mensagem a ela. 

Nossas circunstâncias não precisam parecer de uma determinada maneira para que possamos escolher estar em paz; em vez disso, podemos ser e existir em completa paz, porque estamos enraizados em Deus e que Ele realizará o que Ele pretende, e podemos confiar Nele. 

Reconhecer a voz de Deus é conhecer a Sua paz.

Você já teve essa experiência?

Finalmente, somos chamados nas Escrituras a lembrar e ponderar sobre o que Deus fez antes. Isso pode ser em nossas próprias vidas e entendimento, ou pode ser através de uma história bíblica na qual Deus fez algo semelhante. 

Um ótimo lugar para começar é se você já ouviu Deus falar com você através de uma mensagem, e se você examinou completamente conforme as instruções da bíblia sagrada, então peça a Deus uma história ou versículo que se conecte com sua situação. 

O Salmo 105:5 nos encoraja a “Lembrar-se das maravilhas que fez, dos seus milagres e dos juízos que pronunciou”. 

Deus é fiel e nunca muda (Hebreus 13:8 e 1 Samuel 15:22). Deus não mente e nem falha, com isso podemos descansar totalmente em Suas mãos, mesmo que isso não faça sentido lógico para nós no momento. 

Pense em como Moisés deve ter se sentido depois de liderar toda a nação hebraica do Egito para ficar às margens do Mar Vermelho com o exército egípcio cheio de raiva prestes a atacar. Não fazia sentido lógico que houvesse qualquer resultado além da aniquilação da nação hebraica, mas Deus tinha um plano. Vemos onde Deus literalmente abriu o Mar Vermelho e o povo atravessou em terra seca. 

Não somos chamados a questionar o que Ele está pedindo, mas somos obrigados a dar um passo em obediência, para segui-Lo.

Discernindo e a voz de Deus

Discernir a voz de Deus requer prática, paciência e persistência para saber que você está de fato seguindo a vontade Dele para sua vida. 

É vital lembrar que você tem o Espírito Santo como advogado, conselheiro e ajudador ao longo do caminho. 

Peça a Deus para ajudá-lo a saber que você ouviu corretamente, e então avance em obediência a tudo o que Ele está chamando você para fazer. Você nunca se arrependerá de obedecer a Deus.

Versículos sobre como discernir a voz de Deus

Existem várias passagens na Bíblia que falam sobre discernir a voz de Deus. Aqui estão alguns versículos que abordam esse tema:

João 10:27

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

1 João 4:1

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”

Provérbios 3:5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Tiago 1:5

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Romanos 12:2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo