5 personagens bíblicos que lutaram contra a depressão

Percorra a galeria de heróis bíblicos, a famosa “Galeria da Fé” em Hebreus 11 e você notará que os personagens mencionados têm algo em comum: todos eles lutaram com passados ​​sombrios, medos, fracassos e relacionamentos rompidos.

E, no entanto, às vezes, a igreja evita falar sobre assuntos difíceis como depressão. O que é interessante, porque muitos de nossos heróis e heroínas favoritos lutaram com dúvidas e desespero, assim como fazemos hoje. Os relatos de sua mágoa e tristeza debilitante ressoaram em mim ao lidar com minha própria depressão e têm sido um encorajamento para gerações de crentes.

E o melhor de tudo? O Deus que eles serviram é o mesmo Deus que servimos hoje. Conforte-se com essas histórias honestas e cruas de redenção, porque onde somos fracos, Ele é forte.

1. Davi

“Estou exausto pedindo socorro; minha garganta está seca. Meus olhos desfalecem, procurando meu Deus”. – Salmo 69:3

Davi escreveu canções de lamento em vários momentos de sua vida, quando estava se escondendo de um ex mentor que queria matá-lo ou fugindo de seu filho que havia iniciado uma revolta contra ele, por exemplo. 

Este rei estava familiarizado com a traição e noites sem dormir e clamava a um Deus que às vezes parecia silencioso. Suas orações brutalmente honestas têm sido um conforto para muitos cristãos que lutam contra a depressão.

Além do fato de que Deus preservou esses salmos ousados ​​e não filtrados até hoje em nossas Bíblias, foi a fé de Davi que lhe deu coragem para encerrar tantos de seus lamentos com louvor. Um tema familiar é o do Salmo 42: “Por que, minha alma, você está abatida? Por que tão perturbado dentro de mim? Depositai vossa esperança em Deus, porque ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus”. 

No final, Deus livrou Davi de Saul e Absalão, embora com grande custo e muita dor. Não é um final feliz estereotipado, mas os Salmos mostram que Davi escolheu a alegria e a ação de graças a Deus, independentemente de suas circunstâncias.

Leia a história completa: Salmos 22, 69 e outros.

2. Jó

“Por que é dada luz aos miseráveis, e vida aos amargurados de alma, aos que anseiam pela morte que não vem?” – Jó 3:20

O fiel Jó enfrentou um ataque demoníaco diferente de qualquer um na história bíblica, sua riqueza, família e saúde destruídas em apenas um dia. Sua esposa respondeu incitando-o a se juntar a ela para desistir de Deus, mas Jó recusou… embora ele tenha passado a maior parte do livro insistindo que seu tratamento era injusto e debatendo com seus amigos incrivelmente inúteis.

Algumas pessoas apontam para as bênçãos abundantes no final da história como exemplos da reação de Deus a Jó e seus clamores. Isso pode ser verdade, mas muito mais profundo é o fato de que Deus respondeu. 

Jó repetidamente (e às vezes com raiva) exigiu uma audiência com Deus, e ele apareceu… e em uma das mais belas passagens da Bíblia, colocou todo o sofrimento humano em perspectiva ao lado de sua própria força e poder.

Leia a história completa: O livro de Jó, especialmente os capítulos 1-3 e 38-42.

3. Elias

“Já tive o suficiente, Senhor. Pegue minha vida; Não sou melhor do que meus ancestrais.” 1 Reis 19:4

Ao contrário de alguns dos outros personagens desta lista, Elias não fez essa oração exausta depois de um longo tempo de sofrimento. Na verdade, foi logo após uma vitória incrível que Deus o usou para operar um milagre na frente de toda a nação, uma elevação espiritual. Mas apenas um dia depois, ele desabou: fugindo de uma rainha vingativa, faminto e se sentindo muito sozinho.

Depois de certificar-se de que as necessidades básicas de Elias foram atendidas, comida, água, descanso adequado, Deus fez a Elias uma pergunta chave que ele precisava pensar mesmo no meio de sua depressão: “O que você está fazendo aqui?” Deus também disse a Elias que ele não estava sozinho: 7.000 outros se recusaram a adorar ídolos. 

E, mais importante, Deus mostrou ao profeta sua glória, que não se parecia em nada com o que Elias pensava que seria, vindo com uma voz mansa e delicada.

Leia a história completa: 1 Reis 19:1-18

4. Noemi

“O Todo-Poderoso tornou minha vida muito amarga. Saí cheio, mas o Senhor me trouxe de volta vazio”. – Rute 1:21

Depois que seu marido e dois filhos morreram enquanto ela vivia como refugiada em uma terra estrangeira, Noemi voltou para sua terra natal, Israel, irritada e pronta para desistir da vida. Mesmo a dedicação de sua nora Rute não foi suficiente para impedi-la de desabafar sua profunda mágoa para todos ao seu redor.

Às vezes, a resposta de Deus é o cuidado de outra pessoa, e quando ela mais precisava, Deus trouxe Rute a Noemi

Em sua lealdade inabalável, Rute cuidou das necessidades físicas de Noemi, repetiu palavras de fé em Deus e, eventualmente, deu-lhe uma nova esperança por meio de seu casamento com Boaz e do nascimento do neto de Noemi.

Leia a história completa: Rute 1-4.

5. O Mestre de Eclesiastes

“Que pesado fardo Deus colocou sobre a humanidade! Eu vi todas as coisas que se fazem debaixo do sol; todos eles são sem sentido, uma perseguição ao vento.” – Eclesiastes 1:13-14.

O escritor de Eclesiastes, que se autodenomina o Mestre, era o homem que tinha tudo, rico, sábio, poderoso e possuidor de tudo o que precisava para ser feliz. Exceto que ele não era, e ele pegou um livro inteiro para escrever sobre todas as coisas na vida que não poderiam lhe dar um senso de propósito.

Não há milagre aqui que lemos, nenhuma pessoa trazida à vida do Mestre para confortá-lo, nenhuma reversão inesperada da sorte, nenhuma missão divina de Deus para dar-lhe propósito. Em vez disso, parece que Deus simplesmente revelou significado em meio ao mundano e na satisfação de obedecer aos mandamentos de Deus. “Aqui está a conclusão do assunto: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, pois este é o dever de toda a humanidade.” (Eclesiastes 12:13).

Leia a história completa: O livro de Eclesiastes, especialmente 1-3 e 12.

Daremos a Deus a última palavra sobre o combate à depressão: “Somos afligidos em todos os sentidos, mas não esmagados; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos… Para não desanimarmos”. (2 Coríntios 4:8-9, 16).

Leia também: 15 Versículos Bíblicos para Superar a Depressão e a Angústia.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo