Um Cristão Pode realmente entrar em uma Depressão Espiritual?

Depressão Espiritual, um assunto bastante abordado nos últimos tempos. E Isso, se dá, pelo número de cristãos que estão entrando em depressão tanto física, quanto espiritual.

Sabemos que ninguém é super homem, todos travamos batalhas, e muitas vezes, parece que são invencíveis. O perigo do isolamento, da falta de amizades sinceras, digo isso, no âmbito “igreja”. Portanto à seguir, vamos ver se realmente um cristão pode enfrentar uma depressão espiritual.

Um cristão pode entrar em uma depressão espiritual?

 “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra”. (Provérbios 12: 25)

Depois de observar os acontecimentos nos noticiários ou por ver outros crentes caírem. Eles podem se perguntar quando Deus vai realmente voltar. E por que ele ainda não escolheu fazer isso. E outros podem ter entrado em uma depressão espiritual por uma variedade de outros meios. 

Talvez eles tenham escolhido viver no pecado e sintam os efeitos da divisão entre suas ações e a santidade de Deus, ou eles não tenham tido a chance de se desconectar a uma comunidade da igreja, durante a pandemia e tenham sentido a perda da comunidade com pessoas piedosas que muitas vezes nos estimulam a nos aproximar de Deus.

A lista pode continuar e continuar. Mas sabemos que não enfrentamos esses tempos sombrios sozinhos.

O que causa uma depressão espiritual?

A causa da depressão espiritual, pode ser um efeito da solidão. Pois as pessoas solitárias tendem a ser depressivas, pois, muitas vezes se queixam de uma sensação de vazio, que pode levar ao desespero até pensamento suicida.

Como se pode imaginar, nem todas as causas de depressão espirituais são as mesmas. Alguém que lida com uma doença relacionada à saúde mental, como por exemplo, a ansiedade. Outros podem ter encontrado recentemente uma provação difícil em suas vidas. 

Talvez eles tenham perdido um ente querido ou tenham sido demitidos em um emprego em que trabalharam por vários anos. Durante esses momentos, muitas vezes podemos questionar a natureza de Deus e por que ele permite que tragédias ou coisas ruins aconteçam.

O que a Bíblia diz sobre Depressão Espiritual?

Na bíblia sagrada, encontramos alguns exemplos de homens, que enfrentaram grandes momentos de solidão e profunda tristeza, em outras palavras, homens que enfrentarão a Depressão Espiritual.

Mas, contudo, vemos que Deus nunca os desamparou e por isso, vamos vê-los sair desta batalha vencedores.

Exemplos de homens na Bíblia que clamaram a Deus, em meio a Depressão Espiritual

Pode-se facilmente apontar muitos exemplos de pessoas na Bíblia que clamaram a Deus em desespero porque haviam atingido uma depressão espiritual. 

Davi frequentemente, nos Salmos, pergunta a Deus onde ele está e por que ele permitiu que o mal acontecesse.

“Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados”. (Salmos 25: 16-18)

, depois de receber uma surra de Satanás, deseja que Deus tire sua própria vida e o livre de sua miséria.

“Assim a minha alma escolheria antes a estrangulação; e antes a morte do que a vida. A minha vida abomino, pois não viveria para sempre; retira-te de mim; pois vaidade são os meus dias”. (Jó 7:15-16)

Até os profetas se cansaram de se sentirem tão sozinhos e sem amigos que também seguiam o Senhor. 

Elias,o Profeta do fogo; tão farto de ter que correr e fugir do rei Acabe e da rainha Jezabel, implora a Deus que tire sua própria vida.

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”.(1 Reis 19:4).

Como vencer a Depressão Espiritual

Para vencer a Depressão espiritual, é necessário alguns cuidados, muitas vezes até clínicos. Deus nos criou sua imagem e semelhança, Ele não nos criou para padecermos. Mas Deus em sua infinita bondade, quer ver seus filhos sãos, com o corpo, alma e espíritos, saudáveis.

Portanto, á seguir, vamos ver 3 Passos para vencer a Depressão Espiritual,

1. Exercite a Gratidão

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:18) 

O Apóstolo Paulo, nos convida a dar graças em todas as circunstâncias.

A gratidão nos ajuda a lembrar que, mesmo quando a vida parece estar desmoronando, Deus nos deu muitas bênçãos.

Enquanto suportavam perseguição, prisão e morte, os apóstolos encontraram maneiras de exercitar ações de graças e louvor.

A gratidão nos permite abrir nossos olhos para as muitas maneiras pelas quais Deus moldou nossas vidas. Começamos a ver suas impressões digitais em tudo. Uma depressão espiritual nos convence de que nosso Senhor nos abandonou. Que ele nos deixou para lutar contra as próprias forças da natureza.

Um coração agradecido faz o oposto. Isso mostra que Deus não está apenas aqui conosco, mas ele nos carrega nos momentos difíceis.

A gratidão também tende a elevar os espíritos. Uma vez que percebemos o quanto Deus nos deu, não podemos deixar de experimentar alegria. Não podemos deixar de ir a ele em oração e louvor para lhe agradecer por tudo o que ele fez por nós.

2. Servir aos Outros

A depressão espiritual têm o péssimo hábito de dar aos cristãos uma sensação de direito. Afinal, durante esses momentos, muitas vezes sentimos que Deus abençoou todos ao nosso redor e nos abandonou ou nos esqueceu.

Pode parecer contra-intuitivo, mas uma das melhores maneiras de vencer uma depressão espiritual é dar de nós mesmos a outros em serviço.

“Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que por esse tipo de trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras que o próprio Senhor Jesus disse: ‘Mais bem-aventurado é dar do que receber’”. (Atos 20:35) 

Servir aos outros também nos lembra do verdadeiro motivo pelo qual seguimos Jesus: divulgar as boas novas e imitar Jesus. A depressão espiritual, tendem a distorcer nosso propósito original a ponto de esquecermos por que estamos aqui e, em vez disso, seguimos os movimentos.

Quando servimos aos outros, estimulamos nossos cérebros. Lembramos por que Deus nos chamou para ser as mãos e os pés da igreja, e vemos vidas transformadas por causa disso.

3. Conecte-se à comunidade cristã

A igreja local pode e deve ser o melhor antídoto para a solidão!

A igreja precisa ajudar as pessoas a terem um relacionamento íntimocom o criador, onde haja a doação mútua e que se respeite e aceita a individualidade de cada um.

Como se pode imaginar, essa pandemia causou muito dano quando se trata da ideia de depressão espiritual. Muitas igrejas exigem máscaras, assentos limitados. E muitos estudos bíblicos, cultos, grupos de jovens e outras reuniões da igreja foram suspensos.

Pandemia à parte, mesmo durante os períodos de reunião regular, muitos cristãos podem não estar frequentando um culto na igreja há meses.

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10: 24-25)

Conclusão para o cristão vencer a depressão espiritual

A maioria dos cristãos experimentam a depressão espiritual. Mas temos muitas maneiras de emergir e sairmos vencedores.

Portanto, apoie-se em Deus e confie que ele tem um plano para sua vida, mesmo quando não parecer,encontre maneiras de servir aos outros, exercer gratidão e conectar-se a uma comunidade cristã.

Não esqueça do seu devocional diário, isso fará com que seus olhos, saiam do problema que está enfrentando e se volte para Deus, o Criador de todas as coisas.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo