Paulo revelou o segredo para você ser feliz

Paulo revelou o segredo para você ser feliz

Muitos querem saber: Qual o segredo para ser feliz? A relação entre satisfação e alegria é intensa. O descontentamento é o maior ladrão da alegria dos cristãos, pois dificilmente estaremos alegres se estivermos descontentes com algo. Entender isso nos ajudará a encontrar o segredo para vivermos felizes.

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4.4

Há 3 coisas que você precisa entender sobre ser feliz e ter a verdadeira alegria.

Alegria não é um sentimento, mas o resultado do contentamento em Deus

A primeira coisa que precisamos compreender é que alegria não é um sentimento, mas o resultado do contentamento em Deus. Facilmente confundimos essas coisas e por isso não conseguimos lidar com os problemas da vida.

O ser humano é facilmente levado por suas emoções e nós esperamos sentir alegria para então estar alegres. Mas quando nos deparamos com Filipenses 3.1 e 4.4 não podemos mais ver alegria como sentimento. Pois nesses versos somos ordenados a nos alegrar.

Ordens pressupõe que o indivíduo tenha a liberdade de tomar decisões para cumpri-la ou não. Se alegria em Deus é uma ordem, então o caminho não é esperar que as situações da vida satisfaçam nossos anseios para que nos sintamos alegres.

O que precisamos entender é que devemos responder positivamente a ordem e se alegrar no Senhor, mesmo que as coisas não estejam como gostaríamos.

A ordem não é alegrar-se na criação, mas no Criador

Em segundo lugar, é preciso entender que a ordem não é alegrar-se na criação, mas no Criador. Nós buscamos alegria em seres criados exigindo deles o que somente o Criador pode suprir. Já se pegou com aquele pensamos triste, e entristecedor, de que você seria mais feliz “se…” ou “eu me sentiria tão alegre tendo…”

É comum pensarmos assim, e possivelmente você se identificou com essas expressões de insatisfação, descontentamento e tristeza.

Isso acontece porque estamos buscando alegria em coisas insuficientes quando o único suficiente para suprir o que nosso ser realmente anseia é o Criador.

O seu cônjuge falhará em te agradar, seus filhos irão te desapontar, seus queridos irão falecer, seus bens nunca serão bons o bastante, pode ser que seus amigos precisem ir embora e você não os veja mais. E tudo isso aconteça não porque essas pessoas te odeiem ou porque os bens que você possui se perderam, mas porque coisas criadas não podem satisfazer o anseio do seu ser pela eternidade.

É por isso que a ordem de Paulo é para que nos alegremos no Senhor, pois só Ele será suficiente quando as criaturas nos faltarem.

É por isso que no verso 12 do mesmo capítulo de Filipenses Paulo diz:

Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Esse verso nos leva a terceira coisa que precisamos compreender.

Para ser feliz, precisamos de uma mudança nos tesouros do nosso coração

Não são as pessoas, situações ou nossa condição monetária que precisa mudar para que sejamos felizes. O que precisamos mesmo é uma mudança nos tesouros do nosso coração.

Se nossa alegria precisa estar no Senhor, isso quer dizer que precisamos alterar a fonte de nossa felicidade. Pois geralmente queremos que as circunstâncias mudem, quando na verdade nós que precisamos mudar.

Precisamos aprender a encontrar felicidade no Senhor confiantes no seu caráter imutável. É por isso que a Escritura diz que “o mundo passa…, mas aquele que faz a vontade do Senhor vive eternamente”.

Deus é eterno e imutável, isso quer dizer que Ele sempre existirá e sempre será o mesmo. Quando o céu e a terra passarem, Deus permanecerá o mesmo.

Isso deve nos ensinar quanto a fonte da nossa alegria. Buscando felicidade na criação, estamos alicerçando nossas vidas em algo passageiro e inconstante, logo, insuficiente.

O que precisa mudar não é a sua condição, mas sim o compromisso do seu coração. Se seu tesouro (valores, desejos, anseios, compromissos etc.) estiver nas coisas criadas você certamente se frustrará, mas se estiver no Deus imutável e eterno, você encontrará paz e descanso.

O segredo para sua felicidade está na obediência e ela produzirá o sentimento de felicidade. Agora você já sabe o segredo que Paulo nos revelou na carta aos Filipenses. Então, coloque em prática e seja bem-aventurado.

Valter Dias Junior

Valter Dias Junior

Sou professor e expositor das Escrituras, trabalho em um Instituto Bíblico de confissão doutrinária conservadora. Amo ensinar qualquer coisa, principalmente a Palavra de Deus.

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais