10 dicas para o pai de primeira viagem

Quando você se torna pai de primeira viagem, sua vida muda de maneira significativa. 

A princípio, todas essas mudanças podem parecer avassaladoras, mas se você confiar na ajuda de Deus para superá-las, poderá experimentar a alegria que Ele deseja para você, ao se ajustar à vida com seu novo filho.

Veja, portanto as dicas que separamos para você, pai de primeira viagem, desempenhar esse papel com sucesso.

1. Considere suas expectativas

Passe algum tempo com sua esposa, e com alguns pais mais experiente, que você admira, discutindo como você espera que seja a paternidade e por quê. 

Fale sobre seu relacionamento com seu próprio pai, e como isso influenciou suas expectativas de como será a paternidade. 

Peça a Deus, portanto, para ajudá-lo a identificar quaisquer expectativas irreais que você possa ter.

2. Enfrente seus medos

Seja honesto com Deus sobre os medos que você tem de se tornar pai. 

Depois de expressar seus medos em oração, peça a Deus que lhe dê a fé necessária, para seguir em frente com confiança, e a força necessária para ser o tipo de pai, que seu novo filho precisa.

3. Comprometa-se a ser um pai ativo

Reconheça como é importante para você, se envolver ativamente na vida de seu filho. A tarefa que Deus lhe deu de criar seu filho ou filha, para se tornar a pessoa que Deus quer que ele se torne, é monumental, especialmente, enquanto, você vive em uma cultura que menospreza a importância dos pais. 

Conheça as estatísticas alarmantes que revelam como as crianças que crescem sem pais ativos em suas vidas são dramaticamente mais propensas a se envolverem em comportamentos perigosos, como tirar notas baixas na escola, abusar de álcool ou drogas, fazer sexo antes do casamento, cometer crimes e até mesmo cometendo suicídio. 

Comprometa-se diante de Deus de que fará tudo o que puder para permanecer ativamente engajado na vida de seu filho, enquanto ele cresce.

4. Mude sua agenda para tornar o tempo com seu filho uma prioridade

Seu filho precisa que você esteja presente com ele o máximo possível para se desenvolver de maneira saudável. 

Além disso, passar muito tempo com seu filho é a melhor maneira de comunicar seu amor a ele, já que tempo é o que as crianças mais desejam de seus pais. 

Perceba, também, que sua esposa precisa de sua ajuda durante este período exigente de cuidar de um novo filho. 

Portanto, examine seus motivos para passar um tempo longe de casa, seja para trabalho ou um hobby. 

Se você perceber que está passando muito tempo longe de casa, talvez, para escapar de algumas das intensas demandas da nova paternidade, ore pedindo a ajuda de que precisa para concentrar seu tempo e energia mais em casa. 

Esteja disposto a aceitar um corte salaria,l para mudar para um emprego menos exigente, desistir de um hobby por um tempo, ou qualquer outra coisa, que você precise fazer para ter tempo para passar com seu novo filho.

5. Busque a cura para a bagagem insalubre do seu passado

Peça a Deus para torná-lo consciente de atitudes e comportamentos prejudiciais que você assumiu em suas experiências passadas. 

Descubra em quais problemas você precisa trabalhar. 

Em seguida, aborde cada um especificamente, trabalhando para mudar, para se tornar uma pessoa mais saudável para seu filho. 

Procure ajuda de um conselheiro profissional ou grupo de apoio, até mesmo em sua igreja.

6. Continue investindo em seu casamento 

Aceite a realidade, de que seu relacionamento com sua esposa mudará, à medida que ela se ajusta à maternidade. 

Você e ela podem estar tão cansadas de cuidar de seu filho, que começam a negligenciar seu casamento. 

Mas é vital investir tempo e energia em seu casamento agora, para mantê-lo forte para suportar todas as novas exigências que a paternidade impõe a ele. 

Trabalhem juntos para descobrir um cronograma que permita que ambos durmam adequadamente, e tenham tempo para se divertir juntos regularmente, para liberar um pouco do estresse das demandas dos pais. 

Arranje tempo para conversar com sua esposa frequentemente sobre assuntos que a preocupam. 

Comprometa-se a tratar sua esposa com gentileza, não importa o quão estressado você se sinta. 

Faça o que puder para ajudar nos cuidados com os filhos e nas tarefas domésticas, para que ela possa continuar a alcançar alguns objetivos pessoais, e não ser engolida pelas demandas domésticas.

7. Ajuste sua paternidade ao seu filho único

Não há um tamanho único para todos os estilos parentais. 

Conheça bem a personalidade de seu novo filho e peça a Deus que lhe dê a sabedoria necessária para desenvolver um estilo parental que seja eficaz para seu filho de maneira distinta.

8. Ensine seu filho a ter sucesso da perspectiva de Deus

O verdadeiro sucesso não é uma lista de realizações como boas notas ou troféus esportivos. 

O sucesso, aos olhos de Deus, é desenvolver um bom caráter, uma curiosidade saudável e bom senso. 

Portanto, concentre-se em ensinar essas qualidades ao seu filho.

9. Conecte-se com o coração do seu filho

Seu filho precisa de um relacionamento emocionalmente caloroso com você, para ser motivado a seguir as regras que você estabeleceu para ele. 

Portanto, passe muito tempo conversando com seu filho e desfrutando de atividades divertidas juntos. 

Além disso, certifique-se de se desculpar sempre que ferir emocionalmente seu filho, para que a raiva não apodreça em seu coração e leve à amargura que pode envenenar seu relacionamento.

10. Ensine seu filho sobre Jesus e ajude-o a crescer espiritualmente

Você deve ter a intenção de ensinar valores bíblicos e modelar um relacionamento dinâmico com Jesus para seu filho, ou a cultura simplesmente preencherá o vazio, e seu filho aprenderá uma miscelânea de informações sobre Deus, que podem não refletir a verdade. 

Portanto, não deixe o treinamento espiritual de seu filho ao acaso. 

Junte-se a uma igreja e participe ativamente dela, leia histórias da Bíblia para seu filho, ore juntos, e faça de seu próprio relacionamento com Jesus, sua maior prioridade, para que você possa ser o tipo de modelo que seu filho precisa.

Afinal, essa é a maneira mais incrível de você se tornar um pai melhor a cada dia.

Autor: Whitney Hopler

Botão Voltar ao topo