Quem foi Noemi na Bíblia? 6 Lições valiosas da sogra de Rute

Sabemos que em nossas vidas nem sempre viveremos em um mar de rosas, ao longo do nosso caminhar podemos nos deparar com situações que podem tirar o chão de nossos pés. Porém, nesses momentos de grandes perdas, momento em que o luto bate em nossa porta, a escassez se torna inevitável, é preciso manter a fé e a confiança em Deus.

A história de Noemi na Bíblia Sagrada, nos mostra exatamente isso, um exemplo de uma mulher temente ao Senhor que nos deixou grandes lições e aprendizados.

Veremos a seguir quem foi essa mulher chamada Noemi, e quais as valiosas lições que ela nos ensina.

Quem foi Noemi na Bíblia?

Noemi foi uma mulher de fé inabalável, ela foi esposa de Elimeleque e mãe de Malom e Quiliom, eles eram Efrateus de Belém de Judá. Ela teve duas noras moabitas, as quais se chamavam Rute e Orfa.

A história de Noemi é registrada no Livro de Rute, cuja história e personagem não é mencionada em nenhum outro livro da Bíblia.

O nome de Noemi significava graciosa, doce e amável.

Qual a história de Noemi na Bíblia Sagrada?

A história de Noemi é considerada um tanto trágica, pois ela e sua família passam por momentos de grandes assombros e decepções, pensando até que Deus estava lhe tratando de modo muito severo.

Por volta de 1200 a.C., no tempo em que os juízes ainda estavam liderando, houve uma grande fome na região de Belém de Judá. Foi aí que Elimeleque, esposo de Noemi resolve pegar sua esposa e seus dois filhos, e se mudar para um País pagão, chamado Moabe.

Porém, pouco tempo depois que chegaram aos campos férteis de Moabe, Elimeleque veio falecer, deixando Noemi viúva com dois filhos, num País onde praticava a poligamia e a idolatria. Noemi começa enfrentar grandes dificuldades, tendo que trabalhar para se sustentar e sustentar seus filhos Malom e Quiliom.

Passados alguns anos, Malom e Quiliom tomaram esposas moabitas para si, Rute e Orfa.

Noemi, continuava temendo e acreditando no Deus de Israel, sendo uma mulher de fé, muito sábia e dedicando sua vida à Deus.

Pouco tempo depois, seus dois filhos vieram a falecer também, ficando Noemi desamparada. A dor de uma mãe em perder seus filhos, é inimaginável. Não bastava Noemi ter que enfrentar a dor do luto de seu esposo, agora ter que enfrentar a dor do luto de seus dois filhos, também.

Contudo, essa mulher demonstrava grande devoção à Deus, com uma fé inabalável. Noemi se levanta no meio daquela dor, angústia, medo, e resolve voltar para Belém, a “terra do pão”. Noemi chama suas duas noras, Rute e Orfa, para assim se despedir e fazer com que elas voltem para a casa de seus pais.

Foi aí que Orfa se despede de sua sogra e retorna para casa de seus pais, no entanto, Rute toma uma posição diferente, dizendo para sua sogra que não voltaria para casa de seus pais, mas para onde Noemi fosse ela iria, o povo de Noemi seria o seu povo e o Deus de Noemi seria o seu Deus.

Noemi então despede sua nora Orfa e retorna para Belém acompanhada de sua nora Rute.

Veja também: História de Rute e Noemi

Quais as qualidades de Noemi?

Ao analisarmos a história de Noemi, encontramos algumas qualidades peculiares, dessa mulher de fé. Sendo assim, vamos ver e nos aprofundar em cada uma dessas qualidades.

1. Noemi era uma mulher forte

No início da história de Noemi, vemos que ela enfrenta uma escassez de alimentos (Rute 1:1), logo após uma mudança muito drástica para uma cidade pagã.

Enquanto estavam tentando ganhar a vida em Moabe, ela enfrenta a dor do luto de seu esposo e de seus dois filhos.

Noemi, agora era uma viúva desamparada em uma terra pagã. Ela estava destruída emocionalmente e com duas noras para cuidar.

Porém, com todas essas adversidades ela não perdeu a fé, sua força e a coragem.

2. Noemi era uma mulher virtuosa

Noemi era uma mulher graciosa, bondosa, com um espírito manso. Ela fazia a diferença na vida de suas noras, ela amou com tanta intensidade suas noras, que quando foram se despedir, choraram em alta voz (Rute 1:9).

A bondade de Noemi era tão atraente que Rute foi convencida e convertida por ela.

Somente uma mulher virtuosa, passa por tudo isso e continua com sua fé firmada em Deus.

3. Noemi foi uma mentora

Noemi adotou Rute como sua própria filha. Assumindo a responsabilidade de orientá-la e ajudá-la a tomar as melhores decisões. Temos certeza disso, quando ela aconselhou Rute para o encontro romântico com Boaz.

Noemi mentorou Rute, para que ela prudentemente agisse e fosse resgatada. Pois Rute não fazia ideia dos costumes hebreus, ela era uma moabita.

6 Lições valiosas de Noemi na Bíblia

A história de Noemi sogra de Rute, nos ensina lições valiosas de fé, coragem e confiança em Deus. Sendo assim, vamos nos aprofundar nessas lições.

1. Você precisa se levantar e tomar uma atitude

Noemi em toda essa situação de tristeza e dor, tinha todos os motivos para ficar lamentando, deitada em uma cama, sem comer, vivendo uma vida depressiva.

Porém, Noemi era uma mulher forte e de atitude, ela resolveu se levantar e voltar para sua terra, para junto de sua família, junto de seu povo.

Quantas vezes, nos sentimos paralisados pelo medo, pela dor, a angústia sufocando a nossa alma e pensamos em desistir. Porém esta lição nos ensina, assim como fez Noemi, se levante e tome uma atitude. Faça sua caminhada valer a pena, deixe um legado, assim como Noemi.

2. Esteja alinhado ao propósito de Deus

Em nenhum momento da história de Noemi, vemos Elimeleque pedindo direção à Deus em relação a mudança de País que estariam realizando. A fome em Israel já era consequência da desobediência daquele povo.

Esta família, claramente estavam desalinhados do propósito de Deus, e as consequências vieram. Elimeleque tentou fugir da escassez, porém, perdeu a sua vida, afetando assim toda a sua casa.

Porém, Noemi quando ouviu dizer que em Belém, tinha pão novamente. Ela se levantou, e volta. Esse retorno, significa voltar para o propósito que Deus tinha para ela.

Quantas vezes, pagamos um preço alto, pela desobediência. Contudo, Deus ainda aguarda nosso retorno, para o centro de sua vontade. Para assim, cumprirmos o nosso propósito.

3. Não tente entender, apenas confie

Por que Deus permitiria que toda a família de Noemi, fosse tirada dela em uma terra desconhecida e pagã?

Porém, não vemos ela questionar, mas reconhecendo que Deus estava no controle daquela situação.

Quando Noemi retornou para sua casa, foi um gesto de dizer à Deus: Não estou entendendo nada, porém , continuo confiando em Ti.

Como não entendemos a mente de Deus, às vezes pode parecer que Ele nos abandonou ou está nos punindo. 

Mas ninguém sabe mudar uma situação como Deus!

Só Deus pode transformar uma situação trágica em bênção. 

Quando Noemi perdeu sua família, e vivia seu pior momento, ela voltou para casa. Onde Deus realizaria coisas grandiosas, que ela nem imaginava.

Por isso, não tente entender o que está acontecendo em sua vida, apenas confie que Deus tem um propósito em meio a tudo isso.

4. Seja uma pessoa verdadeira consigo mesmo

Quando Noemi voltou para casa, seu povo ficou muito feliz ao revê-la. Porém, ela estava passando pelo seu pior momento. Foi aí que ela pediu para que seu povo, a chamasse de Mara, que significa “amarga”

Ela não era uma super mulher, sua dor era muito grande, ela precisava de um momento para ela.

Quando você se encontrar em momentos de fragilidade e dor, seja verdadeiro com você mesmo.

Deus colocará pessoas certas para te ajudar, para apoiar e dar um abraço verdadeiro.

5. Receber as bênçãos requer atitude

Noemi, tomou a atitude de se levantar de onde estava e vim em direção novamente ao lugar da benção.

Devemos tomar essa lição para nós, pois se ficarmos estagnados ou paralisados, não vamos alcançar as bençãos de Deus.

Por isso, se levante hoje e tome uma atitude, com toda certeza Deus vai lhe honrar.

6. Acredite, Deus trabalha para aqueles que Nele esperam

Deus transformou o choro de Noemi em alegria, quando Boaz, seu parente resgata a Rute.

Deus restaurou o que ela havia perdido. Os filhos dela haviam morrido sem torná-la avó. Sua família tinha terminado ali, contudo, por meio de Rute e Boaz, sua linhagem foi restaurada.

Sim, ela ainda era viúva. Mas agora ela pertencia a uma família. Antes, ela dependia da gentileza de estranhos e da família extensa para ter suas necessidades básicas atendidas. Cada dia era uma luta para encontrar comida. Mas agora, suas necessidades diárias certamente seriam atendidas. 

E mais do que ter um lar para descansar, ela pôde ver seu netinho, a continuação de sua geração. Cujo neto, Obede se tornou o pai de Jessé, que se tornou o pai do Rei Davi

Davi se tornou o rei mais justo e poderoso de Israel, cuja linhagem Jesus nasceu.

O legado da fé de Noemi sobreviveu até a vinda do Messias.

Conclusão de quem foi Noemi na Bíblia

Noemi foi uma verdadeira heroína, uma sogra temente a Deus com uma fé inabalável. Nos deixando um verdadeiro legado.

Que possamos assim, como Noemi, permanecermos fiéis a Deus, independente de qualquer situação. Fazendo sua caminhada valer a pena e ser lembrada por muitas gerações.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo