7 fatos sobre Ninrode na Bíblia e sua história
Apenas sete versículos na Bíblia mencionam algo sobre Ninrode. Pouco se fala explicitamente sobre ele. Ele era um poderoso guerreiro, filho de Cuxe e bisneto de Noé.
No entanto, lendas e contos em surgiram abundância sobre essa figura indescritível. Então, o que realmente sabemos sobre Ninrode?
O que Ninrode fez na Bíblia?
Ninrode aparece em três passagens.
A primeira e mais completa passagem é Gênesis 10:8-12:
“Cush foi o pai de Ninrode, que se tornou um poderoso guerreiro na terra. Ele era um poderoso caçador diante do Senhor; é por isso que se diz: Como Ninrode, um poderoso caçador diante do Senhor. Os primeiros centros de seu reino foram Babilônia, Uruk, Akkad e Kalneh, em Shinar. Daquela terra foi para a Assíria, onde edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resen, que fica entre Nínive e Calá, que é a grande cidade”.
A próxima vez que Ninrode aparece é em uma genealogia no início de 1 Crônicas. Sua breve lista em 1 Crônicas 1:10 afirma: “Cush foi o pai de Ninrode, que se tornou um poderoso guerreiro na terra”.
A passagem final também menciona Ninrode apenas de passagem. Miquéias 5:5-6 diz:
“E ele será nossa paz quando os assírios invadirem nossa terra e marcharem por nossas fortalezas. Levantaremos contra eles sete pastores, sim, oito comandantes, que governarão a terra da Assíria com a espada, a terra de Ninrode com a espada desembainhada. Ele nos livrará dos assírios quando eles invadirem nossa terra e marcharem através de nossas fronteiras”.
A partir desta passagem em Miquéias, concluímos que a Assíria ainda era a terra de Ninrode, pelo menos pelo povo de Deus, centenas de anos depois. No entanto, aprendemos pouco sobre o próprio Ninrode.
Qual é o significado do nome de Ninrode?
O nome “Ninrode” passou a significar um grande caçador desde que ele foi identificado como um poderoso caçador em Gênesis 10:9. No entanto, o nome provavelmente tinha um significado diferente na língua original.
Alguns estudiosos postulam que Ninrode realmente veio de uma raiz semítica, uma língua semelhante ao hebraico antigo. A raiz parece ser uma palavra aproximadamente romanizada para marad, que significa “rebelar-se”.
Por causa disso, Ninrode é muitas vezes considerado um rebelde contra o Senhor. A frase na Bíblia que diz que ele era um poderoso caçador “diante do Senhor” (por exemplo, Gênesis 10:9) pode se traduzir mais literalmente “diante do Senhor”.
Em outras palavras, em oposição a Deus. Esta possível tradução pode apoiar o nome de Ninrode como The Rebel.
Quem foi Ninrode na história?
Abundam as teorias sobre a vida de Ninrode, desde histórias e lendas judaicas até interpretações modernas. Começaremos com algumas coisas que podemos reunir com mais certeza do próprio texto bíblico.
As genealogias em Gênesis 10 e 1 Crônicas 1 listam distintamente a linhagem de Ninrode. Seu pai era Cuxe, filho de Cam, filho de Noé. Assim, Noé era o bisavô de Ninrode.
Apenas algumas gerações se passaram desde o Dilúvio que destruiu o mundo e arrasou toda a humanidade além de Noé e sua família. Devido ao comportamento infeliz de Cam em Gênesis 9:18-27, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, que presumivelmente era tio de Ninrode. No entanto, não parece que Noé amaldiçoou diretamente os outros filhos de Cam. Cush, então, pode não estar sob a maldição.
Ninrode, de acordo com Gênesis 20:8, era um “poderoso guerreiro”. A palavra hebraica aqui, gibbor, também poderia significar “tirano”, embora usada muitas outras vezes na Bíblia simplesmente para se referir a fortes guerreiros ou campeões, então a conclusão potencial de que ele era tirânico é tênue.
Ninrode era presumivelmente algum tipo de rei, pois a Bíblia registra os “centros de seu reino” em Gênesis 10:10-12.
Estas incluem as grandes cidades de Babilônia e Nínive. Seu reino parece ter se estendido por toda a Suméria, então chamado de Shinar.
Depois que Ninrode estabeleceu cidades em Sinar, Gênesis 10:11 registra que ele foi para a Assíria e construiu grandes cidades ali, incluindo Nínive.
Aqui estão 7 fatos que você não sabia sobre Ninrode na Bíblia:
Além desses fatos, há pouco que sabemos com certeza. Então confira os fatos divertidos e alguns mitos e lendas abaixo.
1. Ninrode pode não ter sido uma pessoa real
Alguns intérpretes sugeriram que Ninrode não era um indivíduo, mas um termo substituto para um grupo de pessoas rebeldes. Isso é possível, mas parece improvável, dado que outras nações nos registros genealógicos circundantes são claramente tratadas como tal, enquanto Ninrode é retratado como uma pessoa singular. Escritores e historiadores judeus posteriores também tendem a tratar Ninrode como uma pessoa distinta.
2. Ninrode pode ter sido um homem mau
Discutimos acima que o nome Ninrode provavelmente veio de uma raiz que significa “rebelar-se”, e que “poderoso guerreiro” também poderia ser traduzido como “tirano”. Também notamos o fraseado em que ele era um poderoso caçador “diante do Senhor”.
Essas pistas continuam, no entanto. Em Gênesis 10:8, onde diz que Ninrode “tornou-se um poderoso guerreiro na terra”, existem outras traduções possíveis das palavras hebraicas. Outras traduções, como a ESV, dizem que ele foi “o primeiro na terra a ser um homem poderoso”, talvez o primeiro tirano após o dilúvio. “Tornou-se” também é uma palavra na frase que pode ter vários significados – outra tradução de Gênesis 10:8 pode afirmar: “ele profanou sendo um poderoso na terra”.
Pistas de contexto como essas sugerem que Ninrode pode ter se estabelecido como um poderoso caçador, guerreiro e provedor em oposição a Deus.
3. Ninrode pode ter construído a Torre de Babel
Babel é muitas vezes considerada a mesma Babilônia, que Ninrode é registrada como fundadora em Gênesis 10:10. De fato, algumas traduções da Bíblia listam esta cidade como Babel em vez de Babilônia.
Gênesis 11, que segue diretamente as listas genealógicas de Gênesis 10, registra a tentativa de construção da Torre de Babel, uma estrutura construída em oposição a Deus. Em Gênesis 11:4, o povo diz: “Venham, edifiquemos para nós uma cidade , com uma torre que chegue até o céu” (grifo nosso). Se Ninrode fundou a cidade de Babel, é provável que ele fizesse parte desse plano.
Isso é aceito em muitos escritos judaicos. O antigo historiador Josefo afirma sobre Ninrode: “Ele também disse que se vingaria de Deus, se tivesse a intenção de afogar o mundo novamente; para isso ele construiria uma torre muito alta para que as águas pudessem alcançar e que ele se vingaria de Deus por destruir seus antepassados” (Antiguidades dos Judeus , Livro 1, Capítulo 4 ).
4. Ninrode pode ter sido a base do épico de Gilgamesh
A Epopéia de Gilgamesh é a obra mais antiga da literatura épica a ser descoberta, escrita em tábuas de argila. Centra-se em torno do grande rei guerreiro Gilgamesh, que, dependendo da versão, às vezes era retratado como meio deus por causa de seus feitos poderosos.
Embora retratam Gilgamesh como um herói, ele também era implacável e depravado. Este poderoso rei tirano guerreiro se encaixa bem na descrição de Ninrode.
Em parte da Epopéia, Gilgamesh fala com Utnapishtim, um homem que sobreviveu a um grande dilúvio enviado pelos deuses construindo um barco sob o comando do deus Ea, buscando aprender com ele a imortalidade. Utnapishtim conta uma história muito semelhante à narrativa do Dilúvio de Gênesis. Isso faz sentido se for Ninrode falando com seu avô Ham ou seu bisavô Noé.
Em outra parte do Épico, Gilgamesh se propõe a matar o ser que causou o dilúvio. Isso se alinha com o desafio de Ninrode a Deus.
Embora os dois possam não estar relacionados, as semelhanças tornam possível algum tipo de relacionamento entre Ninrode e Gilgamesh .
5. Ninrode pode ter sido um gigante
A base para isso é um pouco instável, mas algumas lendas e fontes sugerem que Ninrode era um gigante. Curiosamente, outros gigantes nas Escrituras também vêm da linhagem de Cam, avô de Ninrode.
Por exemplo, os “filhos de Anaque” em Números 13 estão descritos como gigantes e, como cananeus, eram descendentes de Cam. Golias era um filisteu, um grupo de pessoas que Gênesis 10:13 diz descender da descendência de Cão, o Egito.
6. A lenda de Ninrode pode ter crescido no deus babilônico Marduk
Marduk era o rei dos deuses babilônicos, o deus patrono da Babilônia. Marduk foi retratado como um rei, caçador e guerreiro. Não é exagero pensar que Marduk pode ter crescido de Ninrode, o fundador da Babilônia.
O nome semítico de Ninrode, lembre-se, era de marad (MRD), tornando a mudança de NMRD para Marduk, ou Amar Ud, não improvável.
7. Ninrode pode ter conhecido Abraão
Cerca de 300 anos se passaram de acordo com a genealogia de Gênesis 11 antes de Abraão nascer, e ele foi separado por várias gerações de seu antepassado Sem, filho de Noé. Enquanto isso, Ninrode era bisneto de Noé. Parece que os dois nunca poderiam ter se conhecido.
No entanto, Gênesis 11 registra que as vidas extraordinariamente longas antes do dilúvio continuaram, em menor grau, mesmo após o dilúvio. Sem e seus descendentes viveram cerca de 400-500 anos (Gênesis 11:10-17).
Não sabemos exatamente quantos anos Cão tinha quando teve Cuxe, nem quantos anos Cuxe tinha quando teve Ninrode. Além disso, Ninrode poderia ter vivido por muitos anos. Então, não há motivo para pensar que Ninrode não poderia estar vivo quando Abrão nasceu.
A literatura rabínica abraça esse pensamento. De fato, alguns textos judaicos afirmam que o perverso Ninrode tentou e falhou em matar Abraão quando criança, devido a um sonho de que Abraão seria sua ruína.
O que podemos aprender com Ninrode?
Podemos nunca saber quantos dos contos sobre Ninrode são mitos e quanto é história, mas podemos aprender uma coisa. Ser forte ou poderoso nem sempre equivale a estar certo com Deus. Por fim, os reinos de Ninrode caíram, Assíria para Babilônia, Babilônia para a Pérsia, Pérsia para os gregos.
No entanto, o reino de Deus dura para sempre. Embora o nome de Ninrode viva na Bíblia como um homem poderoso, ele não vive como um patriarca do reino de Deus, como os nomes de Noé, Abraão, Jacó e outros que seguiram o vontade de Deus. Nosso poder e valor vêm somente de Deus.