Quem foi Herodias na bíblia? 2 Lições da mulher que planejou a morte João Batista

Herodias, morava em Tiberíades, a capital construída por seu marido no litoral sudoeste do mar da Galiléia, e ficou conhecida por ser uma mulher descontrolada, engenhosa, ambiciosa, gananciosa e politicamente astuta. Ela não deixou que nada a impedisse de alcançar o que almejava.

Herodias e seu primeiro marido, o qual era seu próprio tio Felipe enteado de Aristóbulo, pai de Herodias, tiveram uma filha chamada Salomé. Quando Herodes Antipas, meio-irmão de Filipe, visitou o casal, ele e Herodias imediatamente sentiram-se atraídos um pelo outro.

Herodes Antipas era um homem mais poderoso do que Filipe. Herodias percebendo a chance que tinha de conquistar mais poder, uma melhor posição e um acréscimo de riquezas, insistiu para que Herodes se divorciasse de sua mulher e também divorciou-se de seu marido. Então, eles se casaram.

Contudo, esse casamento incestuoso era muito ofensivo aos judeus.

Herodias e João Batista

Herodias realmente despertou o pior em Herodes, como fica aparente na decapitação do destemido pregador João Batista, o único que ousou se posicionar em desaprovação a esse casal inescrupuloso.

João Batista, era odiado por Herodias, porque ele não hesitava em declarar publicamente que seu relacionamento com Herodes era “pecaminoso”.

Ela queria condenar João Batista à morte.

“Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.”

Marcos 6:17-19

Mas Herodes estava encantado e fascinado por João. Gostava de ouvi-lo falando, embora João o houvesse confrontado com a verdade, e ele temia uma reação do povo se esse pregador popular fosse atacado.

O ressentimento e raiva de Herodias infeccionaram como uma ferida. No aniversário de Herodes sua oportunidade de vingança finalmente chegou.

Os líderes militares e políticos vieram comemorar com ele numa grande festa, no palácio de Maquero.

Salomé, a jovem e sensual filha de Herodias, dançou de maneira tão fascinante que Herodes, em alto e bom tom, ofereceu a menina qualquer coisa que ela quisesse, até a metade do seu reino.

Herodias sabia que seu marido era um homem cruel e sem princípios, além de violento e orgulhoso. O constrangimento de voltar atrás na oferta feita a Salomé, na frente de tantas pessoas, seria uma humilhação que ele não toleraria, mesmo que isso custasse a vida de um homem inocente.

Obviamente, Herodias havido envolvido Salomé em sua própria obsessão, já que ela atendeu ao pedido da mãe. Salomé não somente pediu a cabeça de João, mas ordenou que a trouxessem imediatamente num prato.

“E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.”

Mateus 14:8

O que podemos aprender com a vida de Herodias

A primeira lição que podemos aprender com essa mulher chamada Herodias é que na maioria das vezes, a manipulação de uma mulher pode exceder todas as manobras políticas e poderes disponíveis aos homens.

Uma mulher maligna pode levar toda a sua casa à ruína, como nessa história tão trágica. Pois a maneira como lidamos quando somos confrontadas com nossos pecados pode nos trazer libertação ou condenação eterna.

Podemos também aprender uma segunda lição com o pecado de Herodias, que as obsessões de ódio não controlam somente a vida de uma pessoa, mas normalmente infectam outros também.

A influência e a manipulação de Herodias levou sua filha e seu marido ao pecado, como cúmplices no assassinato de um pregador justo. Seu marido e sua filha eram meramente ferramentas nas mãos dessa mulher maligna, que planejou e orquestrou o trágico crime de João Batista.

Se você gostou deste estudo, continue lendo aqui:

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo