O que Jairo pode nos ensinar sobre ir a Deus em momentos de desespero?

Jairo era uma homem de posição e grande importância. Além de estar numa posição honrada na sinagoga, ele era pai. A Bíblia não revela seu nome completo, detalhes sobre sua aparência ou sua rotina diária. No entanto, Jairo teve uma parte importante na história. 

Sua fé e dedicação a Jesus eram fortes. Seu cuidado com a filha pode ensinar a todos a importância de ir a Deus em todos os momentos.

Quem foi Jairo na Bíblia?

Primeiramente, aprender sobre Jairo pode nos ajudar a entender a profundidade da fé e devoção a Deus e à família. 

Jairo era um governante na sinagoga. Além disso, sua família incluía uma filha pequena que tinha cerca de 12 anos. 

Não temos detalhes sobre outros membros de sua família. Contudo, sua filha seria aquela que desempenharia um papel significativo em ajudar os outros a conhecer o poder de Jesus. A fé de Jairo mostraria aos outros a importância de crer em Jesus.

Como Jairo foi até Jesus?

A princípio, a filha de Jairo estava doente. Ela estava tão doente que Jairo sabia que a única maneira dela ser curada era através de Jesus. Pois, ele acreditava que Jesus poderia visitá-la e providenciar a cura.

Então Jairo saiu a procura de Jesus para pedir-lhe que viesse e impusesse as mãos sobre sua filha. Jesus estava viajando de cidade em cidade. Ele havia curado muitas pessoas de doenças e espíritos imundos. 

Jairo tinha ouvido falar das curas e sabia que Jesus seria o único a curar sua filha.

Jesus estava na Galiléia e saiu pela manhã para um lugar deserto para orar.

Jesus já havia realizado muitas curas e havia dado instruções ao povo para não contar a ninguém. Um exemplo foi quando Jesus purificou um leproso e lhe disse para não deixar ninguém saber sobre a cura (Lucas 5:14 NVI). 

Mas Jairo encontrou Jesus e pediu-lhe que viesse e impusesse as mãos sobre sua filha para que ela vivesse. 

No evangelho de Mateus, lemos que a menina acabou de morrer (Mateus 9:18 NVI). 

No entanto, no evangelho de Marcos, lemos que Jairo diz a Jesus que sua filha está morrendo. (Marcos 5:23 NVI)

De qualquer forma, esse pai de coração partido procura Jesus porque sabe que é a única maneira de sua filha ser curada.

Jesus então acompanha Jairo para ir até a filha. Os discípulos de Jesus também foram. A fé de Jairo era forte.

O que aconteceu com a filha de Jairo?

As Escrituras não dão detalhes sobre a doença da filha de Jairo ou mesmo seu nome. Não sabemos se ela esteve doente por um longo período ou se foi uma doença rápida. 

Mas esse detalhe não impediu Jesus de ir ver a menina. (Lucas 8:40-42 NVI). 

Talvez não temos detalhes sobre a doença dela porque isso tiraria a importância da cura. Jesus pode curar qualquer doença se essa for a vontade do Pai. De grandes doenças a pequenas contusões, de turbulência emocional a momentos tristes, Jesus pode curar.

Imagine Jairo deixando o leito de sua filha para ir encontrar Jesus. Quando nossos entes queridos estão doentes, muitas vezes queremos estar por perto para ajudar de alguma maneira. Jairo confiou que, deixando sua filha e procurando por Jesus, tudo ficaria bem no final.

Jairo poderia ter enviado um servo ou outra pessoa para encontrar Jesus? Sim. Mas Jairo decidiu ele próprio procurar Jesus e pedir para que Ele visitasse a filha. 

É um amor poderoso de um pai por uma filha. Agora, pense em como nosso Pai Celestial nos procura e Ele está sempre pronto para ouvir nossas orações.

Qual é o milagre que Jesus realiza?

Enquanto Jesus e os discípulos estavam a caminho da casa de Jairo, as multidões os seguiam. 

Ao longo do caminho, algo interessante acontece. Jesus sente alguém tocar a orla de seu manto. Imediatamente Jesus parou e perguntou quem o havia tocado (Lucas 8:45 NVI). 

Uma mulher que havia lidado com uma condição de sangramento por 12 anos. Observe o número. A filha de Jairo tinha 12 anos. Esta mulher sangrou por 12 anos. 

A mulher explicou que ninguém poderia curá-la, mas ela sabia que Jesus poderia. Sua fé era forte. Quando a mulher ouviu Jesus perguntar quem o havia tocado, ela caiu a seus pés. Ela explicou por que o tocou e como foi curada instantaneamente. A multidão ouviu.

Jesus lhe disse para ir em paz porque sua fé a havia curado. Outra semelhança com Jairo. 

Assim como Jairo, esta mulher tinha uma fé tão forte que ela acreditava que simplesmente tocar a orla das vestes de Jesus a curaria. Ela não pediu para falar com ele ou para ele fazer um milagre. Sua fé a fez saber que um toque de sua roupa proporcionaria cura.

A  fé de Jairo era forte e ele acreditava que Jesus curaria sua filha impondo as mãos sobre ela.

Não temas, creia somente…

No livro de Lucas, vemos que alguém se aproxima para informar a Jairo que sua filha havia morrido. Além disso, essa pessoa diz a ele para não incomodar mais Jesus. 

Não há nada a ser feito agora porque a filha está morta. A decepção pode ter preenchido o coração de Jairo naquele momento. No entanto, Jesus fala e lhe diz para não ter medo que sua filha seria curada.

Eles continuam a caminho da casa. Ao chegar, próximo da casa, eles ouvem os sons de lamento e luto. Então Jesus fala e diz ao povo para parar de lamentar. Jesus lhes diz que a menina não estava morta, mas que dormia. Ele fez um milagre. Jesus pegou a menina pela mão e disse-lhe que se levantasse. 

Imediatamente, a filha de Jairo se levantou curada. Em seguida, Jesus pede aos pais dela que lhe deem algo para comer.

O que podemos aprender com Jairo?

Em conclusão, ler a história sobre a cura da filha de Jairo pode nos ensinar lições valiosas. 

Jairo tinha uma fé forte o suficiente. Pois, ele confiava que deixar sua filha doente para encontrar Jesus seria a atitude certa. 

Mesmo com a notícia de que sua filha havia morrido, Jairo ouviu Jesus e continuou acreditando no milagre. Ele confiou e teve fé no poder de Jesus. Então suas orações foram atendidas.

Podemos sempre confiar no Senhor. Suas respostas podem ou não ser as que desejamos, mas sempre podemos encontrar conforto em ir ao Pai.

Você já experimentou uma situação em que sua fé foi testada? Sua fé em Deus trouxe paz e conforto? Suas orações foram respondidas da maneira como você queria?

Você precisa de detalhes específicos para acreditar que Deus responde suas orações? Ou você ora e confia que Deus responderá no tempo e na maneira Dele?

Estas são questões importantes na vida dos crentes e para aqueles que desejam desenvolver um relacionamento com Deus. 

Por último, nossas palavras e ações podem influenciar os outros. A cada momento, temos a oportunidade de nos aproximarmos de Deus e ajudar os outros a se aproximarem Dele. 

Lembre-se da fé de Jairo e da cura de sua filha.

Botão Voltar ao topo