10 Nomes de Deus e os seus significados

Você conhece todos os nomes de Deus na Bíblia? Certamente se lembra de alguns. Mas, e seus significados, você sabe? É sobre isso que queremos falar neste estudo bíblico.

“Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (Salmos 8:9)

“Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.” (Salmos 9:10)

Vamos lá, então! Quão bem você conhece a Deus? Seu personagem? Seu coração? 

Afinal, não é suficiente saber sobre Deus. Porém é necessário conhecê-lo intimamente e isto só acontece, por meio de Seus nomes bíblicos.

Quando você entende o significado dos nomes de Deus, então você entenderá Seu caráter e Seu coração. 

Sim, Deus quer que você O conheça, Ele quer, portanto, ter um relacionamento pessoal íntimo com você. 

Aqui estão, os 10 nomes de Deus e seus respectivos significados: 

1. Elohim

Elohim – Ele é seu Criador.

“No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)

Você já pensou muito no poder que Deus usou para criar o universo? Que tal a imaginação insanamente criativa de Deus ao projetar o planeta Terra? 

Minhas férias favoritas são visitar jardins por toda a Inglaterra. A majestade dos Cedros do Líbano e a beleza e variedade das flores são de tirar o fôlego. 

Seja, por exemplo, caminhando nas montanhas, aproveitando o tempo na praia ou dando um passeio pela floresta, não há como negar que a natureza é uma maneira de se conectar com Elohim.     

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”  (Gênesis 1:27)

E quanto às complexidades e beleza do corpo humano? 

Você já se sentiu inútil? sem valor? Se sim, lembre-se, portanto, que você é extremamente valioso por uma razão primária. 

Você foi criado à imagem de Deus, sendo assim, Ele o ama e cuida de você, mais do que você possa imaginar, simplesmente porque, você é o portador da imagem de Deus.  

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14)

2. Elohim Chayim

Deus é Elohim Chayim — Ele é o Deus Vivo. 

“Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós;” (Josué 3:10 a)

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.” (1 Coríntios 15:3-7)

Contudo, é válido lembrar que não existe uma religião além do cristianismo, que possa se gabar de ter um Deus vivo e ativo na vida de seus seguidores. 

Pois, todo fundador de fé que uma vez andou na terra, está morto e enterrado. Cada deus de pedra ou madeira que era adorado nunca respirava. 

Você, no entanto, só pode ter um relacionamento pessoal com um Deus que é vivo, ou seja, com o Elohim Chayim.

“Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.” (Mateus 28:5-6)  

3. Abba

Deus é Abba – Ele é seu Pai.

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8:15)

Quando você coloca sua fé e confiança em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, Deus o adota em Sua família eterna. 

Você leva o nome dele, ou seja, de cristão. Sendo assim, você é conhecido como um de Seus filhos pelo seu comportamento. 

Ah, como é maravilhoso poder chamar Deus de um nome tão íntimo, como Abba.      

4. Jeová-Jireh

Deus é Jeová -Jireh — o Senhor proverá.

“E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. Estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus[…] Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” (Gênesis 22: 9-14)

O drama e o significado deste evento na vida de Abraão, foi um teste para provar sua fidelidade a Deus e a fidelidade de Deus a Abraão

Deus, no entanto, queria ver se Abraão confiaria nEle a promessa que Ele havia cumprido para ele, ao dar-lhe um filho em sua velhice. 

Abraão, portanto, passou no teste e o carneiro provou que Deus é realmente, Jeová-Jiré.

É bom, nos lembrar que a uma curta distância de onde Deus providenciou um carneiro no lugar de Isaque, Ele providenciou o sacrifício final em nosso lugar, o Cordeiro de Deus, Jesus, que tirou os pecados do mundo inteiro.

5. Jeová-shalom

Deus é Jeová- shalom — o Senhor é Paz. 

“Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.” (Juízes 6: 22-24) 

Há uma paz que somente Deus pode dar. É uma paz que o mundo não pode compreender. Quando em meio a testes e provações, a paz de Deus que excede todo o entendimento pode nos subjugar e nos levar a um lugar de grande conforto. 

Somente um seguidor fiel de Cristo, pode compreender verdadeiramente o mistério das obras do Espírito Santo dessa maneira. 

Afinal, esta é uma paz que o mundo não pode entender, uma paz que somente Jeová-shalom pode dar.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

6. El Elyon

Deus é El Elyon — Ele é Soberano.

“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gênesis 14: 18-20)

Estou vivendo com uma doença rara e incurável. Muitas vezes me perguntam: “Como você suporta isso? Por que você não pergunta a Deus por quê?” 

Minha primeira resposta é sempre: “Porque eu acredito em Sua Soberania. Ele está no controle da minha vida e tem o direito, como Deus Todo-Poderoso, de fazer com a minha vida o que quiser.” 

Em segundo lugar, digo: “Todos os anos em que fui saudável, trabalhei na construção de uma base espiritual sólida com o Senhor.”

Portanto, eu confio Nele implicitamente. Eu creio que Sua Palavra é verdadeira. 

El Elyon é Soberano sobre minha vida e sou grato.

7. El Kanna

Deus é El Kanna — Deus zeloso. 

“Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.” (Êxodo 34:14)

O que diferencia o cristianismo de qualquer outra religião pagã, é justamente isso, que Deus nos quer por inteiro, Ele zela por um relacionamento íntimo com seus filhos. 

Deus, no entanto, não quer que nada ocupe o lugar Dele em nossa vida ou em nosso coração. 

Já a idolatria corre forte nos corações hoje, desde bens materiais até relacionamentos pessoais. 

Se Satanás pode distraí-lo do que é mais importante, como o relacionamento íntimo com Deus, então ele acha que pode vencer a batalha para ser o senhor em sua vida. Cuidado com o que você gasta seu tempo, o que consome seu pensamento e quais são seus hobbies e hábitos. 

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso […].” (Êxodo 20:5) 

O zelo de El Kanna, por você é profundo. 

8. El Roi

Deus é El Roi — Ele vê você. 

“E Agar chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” (Gênesis 16:13) 

Você já sentiu que Deus se esqueceu de você? Você sente que está andando pela lama, e ninguém sabe ou se importa? 

Hagar, provavelmente, experimentou sentimentos semelhantes. 

Não era amada como serva, ela engravidou de seu senhor e depois foi maltratada por sua senhora. 

Ela finalmente fugiu apenas para ser encontrada por um anjo do Senhor que, sem dúvida, estava ansioso para lhe dizer, que Deus havia ouvido seu clamor de angústia (Gênesis 16). 

Contudo, quando olhamos para essa história, temos certeza que o Deus El Roi, vê e se importa com você. 

9. Jeová Ro’i

Deus é Jeová Ro’i — Ele é seu Pastor. 

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. (Salmos 23:1)

A paisagem inglesa é de tirar o fôlego. As pastagens verdejantes e as ovelhas pastando são pitorescas. É fácil imaginar, como deve ter sido andar na terra, enquanto os pastores observavam seus rebanhos à noite. No entanto, ovelhas sem pastor rapidamente se perdem.

Afinal, elas podem até se perder. E você? 

Você se sente sozinho? Como se você estivesse vagando pela vida sem orientação ou direção, como uma ovelha sem pastor? 

Bem, Jesus é o seu bom pastor e Ele está sempre com você e sempre cuidando de você.

Mesmo quando você acha que não pode continuar em sua própria força, Ele está lá para ajudá-lo, quando você mais precisar dele, tenha certeza, Ele é o seu Jeová Ro’i.

10. Jeová Nissi

Nomes de Deus: Jeová Nissi — Ele é minha bandeira.

“E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.” (Exodo 17: 15)

Os estandartes não eram estranhos ao povo de Israel, e muitas vezes, eram presos a postes ou estandartes nus. 

A bandeira, contudo, representava libertação e salvação

Quando Moisés levantou as mãos, o povo de Israel confiou em Deus para sua segurança e vitória. 

Embora Deus seja chamado de Yahweh Nissi apenas uma vez na Bíblia Sagrada, sua obra é vista em toda a Escritura. 

Aprendemos, portanto, que o Senhor lutará por nós, a batalha é Dele e Ele é um Deus de livramentos.

Você está em uma situação desesperadora em sua vida? Você está lutando e não consegue se libertar do que está prendendo você? 

Invoque um dos nomes de Deus, como o Deus Jeová-nissi, e Ele cuidará de você, te cobrirá e te protegerá. 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo