Maturidade para herdar uma Promessa (Josué 14:6-15)

Esboço de Sermão Expositivo em Josué 14: 6-15 com o tema: Maturidade para herdar uma Promessa. Esboço de Pregação Expositiva sobre Calebe e a conquista da promessa.

TEMA: Maturidade para herdar uma Promessa

TEXTO: Josué 14:6-15

6 – Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.

7 – Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;

8 – Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.

9 – Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.

10 – E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;

11 – E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.

12 – Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.

13 – E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.

14 – Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.

1. Ilustração:

Após um ano de muito esforço na escola, obediência aos pais e um comportamento exemplar, o pai diz para seu filho de 10 anos que gostava muito de formula 1 e adorava brincar com seu carrinho de rolimã:

Filho, o pai está muito feliz por você, e por isso quero te fazer uma promessa: se continuar assim nos próximos anos, quando completar a idade de 18 anos e ter sua carteira de motorista, lhe darei um carro.

O menino ficou muito feliz, pois, nas suas brincadeiras já se imaginava dirigindo um carro de verdade.

Então o pequeno garoto guardou no seu coração aquela promessa do pai, esperando completar seus 18 anos para tirar sua carteira de motorista e ter seu tão sonhado carro.

O tempo passou e, agora aquele menino já é um jovem com 18 anos. Durante esse tempo ele manteve seu comportamento exemplar de filho dando alegrias aos pais.

Num certo dia, ele chega ao pais e diz: Pai, hoje já tenho 18 anos e minha carteira em mãos, e ainda estou tão animado como quando tinha 10 anos em que o senhor prometeu me dar o carro.

O pai então, muito empolgado para dar ao filho o que durante 8 anos vinha preparando com muito carinho, nota que o filho estava também preparado para receber aquela promessa.

2. Contexto:

Calebe estava entre aqueles doze homens enviados por Moisés, para espiarem a terra de Canaã.

Depois de espiarem a terra por quarenta dias, eles voltam para contar a Moisés tudo sobre ela.

É aí que ele se destaca, pois os demais trouxeram palavras de desânimo para o povo, mas Calebe e Josué, animam o povo acreditando que Deus lhe daria vitória.

A atitude de Calebe agradou a Deus que fez a seguinte promessa a seu respeito:

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança” (Números 14:24).

Passados quarenta e cinco anos Calebe vai pedir a Josué, então líder do povo nessa época, sua herança a qual o Senhor tinha dito por intermédio de Moisés.

Ou seja, Calebe reconhece não somente ser o tempo, como também estar preparado para isso.

Em outras palavras, ele atinge a maturidade para herdar a promessa.

Para alcançar a maturidade de receber uma promessa devemos cumprir 3 requisitos:

I.   Guardar no coração a Promessa (Josué 14: 6-9)

A. Honrando a liderança por qual Deus fala (Josué 14:6)

1. Calebe reconhece que Moisés é homem de Deus.

2. Calebe acreditou que Deus falou por Moisés.

B. Acreditando na recompensa de Deus (Josué 14:9)

1. Calebe esperou a recompensa de Deus por sua perseverança.

II.  Esperar com paciência o tempo da Promessa (Josué 14: 10)

A. Vivendo na dependência de Deus (Josué 14:10)

1.  Deus cuida de nós (“…me conservou em vida…)”

2. Deus trabalha em nós (“…ainda no deserto…”)

3. Deus trabalha por nós (“…quarenta e cinco anos…”)

III.  Permanecer firme para conquistar a Promessa (Josué 14: 11-15)

A.  Possuindo a mesma força de quando recebeu a Promessa (Josué 14:11)

1. Calebe tinha a mesma disposição para batalhar.

B.  Estando ciente do que lhe foi prometido (Josué 14:12)

1. Calebe sabia exatamente o que Deus prometeu a 45 anos atrás.

C.  Confiante na presença de Deus para conquistar a Promessa (Josué 14:12)

1. Calebe tinha a certeza de que Deus seria com ele.

Autor: André Lourenço