5 Lições da Parábola das 10 Virgens

No Evangelho de Mateus, Jesus conta a parábola das 10 virgens. Caso você não esteja familiarizado com ela, então aqui está o contexto bíblico da parábola:

“Naquele tempo o reino dos céus será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram tolas e cinco eram sábias. As insensatas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo com elas. As sábias, porém, levavam azeite em vasilhas junto com suas lâmpadas. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram sonolentas e adormeceram. 

À meia-noite soou o grito: Aqui está o noivo! Saia para conhecê-lo! Então todas as virgens acordaram e prepararam suas lâmpadas. As loucas disseram às sábias: Dê-nos um pouco do seu azeite; nossas lâmpadas estão se apagando. Não, eles responderam, pode não haver o suficiente para nós e para você. Em vez disso, vão aos que vendem óleo e comprem um pouco para vocês.

Mas, enquanto iam comprar o azeite, chegou o noivo. As virgens que estavam prontas entraram com ele para o banquete de casamento. E a porta foi fechada. Depois vieram as outras também. Senhor, Senhor, elas disseram, abra a porta para nós! Mas ele respondeu: Em verdade te digo, não te conheço. Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora.” – Mateus 25:1-13

Quando Jesus contou esta parábola?

Esta parábola é uma continuação de uma conversa que Jesus iniciou com seus discípulos no capítulo anterior. Em Mateus 24, Jesus falava do que aconteceria no fim dos tempos. 

Ele lhes dá os sinais que significam que seu retorno está próximo. Depois de deixá-los saber desses sinais, então Jesus lhes conta esta parábola das 10 virgens.

Se você é novo na Bíblia, Jesus costumava ensinar usando parábolas, que são definidas como histórias terrenas com significados celestiais. 

Esta parábola, como muitas outras, faz com que você se examine. Eu sempre acho que é saudável examinar meu coração e fazer um inventário de como estou. Então, vamos fazer isso hoje. 

Para ajudá-lo, aqui estão cinco verdades que eu quero que você considere da parábola das 10 virgens.

curso parábola das dez virgens

5 verdades da parábola das 10 virgens

Antes de mais nada, vamos explorar cinco verdades da parábola das 10 virgens.

1. É o que está dentro da lâmpada que mais importa

O interessante dessa história é que todas as virgens levaram suas lâmpadas ao encontro do noivo. Se você olhasse para essas virgens, todas elas pareciam iguais. 

Você poderia afirmar que elas estavam preparadas para a chegada do noivo. No entanto, como você vê, ter uma lâmpada não era suficiente. Sem óleo, a lâmpada era praticamente inútil. 

Isso leva a uma questão importante. Você está focado na aparência do lado de fora da lâmpada ou se importa com o que está dentro da lâmpada? 

Na Bíblia, o óleo representa o Espírito Santo, então a questão de real importância é: você está cheio do Espírito Santo? Considere este versículo em Romanos.

“Você, no entanto, não está no reino da carne, mas no reino do Espírito, se é que o Espírito de Deus vive em você. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, não é de Cristo”. – Romanos 8:9

Se o Espírito de Deus não habita em você, então você não pertence a Deus. A boa notícia é que quando Deus te salvou, o Espírito Santo veio morar em seu coração. 

Esta é a marca que define um crente. Sem o Espírito Santo ou o óleo como mencionado nesta parábola das 10 virgens, você é apenas uma lâmpada vazia. Não importa quão boa a lâmpada pareça do lado de fora.

No entanto, o próximo passo depois de receber o Espírito Santo na salvação é ser constantemente cheio do Espírito. Considere este versículo em Efésios.

“Não se embriague com vinho, que leva à devassidão. Em vez disso, seja cheio do Espírito”. – Efésios 5:18

Uma maneira de pensar sobre este versículo é que você precisa entregar constantemente mais e mais de sua vida ao Espírito Santo. 

Fazer isso permitirá que ele tenha um impacto maior em sua vida. Isso requer momentos consistentes de oração e adoração para que Deus possa renovar, encher e fortalecer seu coração. 

Isso lhe dará o óleo que você precisa para ajudar sua luz a brilhar neste mundo.

2. Você precisa de óleo para estar pronto para sua vinda

O segundo ponto a destacar da parábola das 10 virgens é o que é preciso para estar pronto para sua vinda. 

Como mencionamos anteriormente, a maior parte de estar pronto é ser cheio do Espírito Santo. A propósito, isso requer mais do que apenas um culto de domingo. 

É o que você faz no resto da semana que mais importa. Seu crescimento em Cristo acontecerá mais fora da igreja. É aqui que você prepara seu coração para estar pronto para a vinda de Jesus. 

Claramente, aquelas que levaram óleo extra estavam preparadas e prontas para sua vinda. Mas, aquelas que não levaram ficaram. 

Então, embora parecessem preparadas na realidade, elas não estavam prontas para o noivo. Assim será quando Jesus voltar. Infelizmente, muitos parecerão preparados porque têm lâmpadas, mas não estarão preparados porque não têm óleo.

3. Esta é realmente uma parábola sobre o arrebatamento

Em nossa história, observe que as virgens se cansaram e adormeceram. Na Bíblia, adormecer também pode ser uma referência a morrer. 

Depois que adormeceram, foram acordadas por um grito que ecoou. Quando veio aquele clamor, as que estavam prontas entraram no banquete com o noivo e as que não estavam prontas ficaram de fora. 

Esta é uma imagem do arrebatamento. Considere o que Paulo disse em Tessalonicenses. Você pode notar alguns paralelos.

“Irmãos e irmãs, não queremos que vocês sejam desinformados sobre aqueles que dormem na morte, para que não sofram como o resto da humanidade, que não tem esperança. Pois cremos que Jesus morreu e ressuscitou, e por isso cremos que Deus trará com Jesus aqueles que adormeceram nele. 

De acordo com a palavra do Senhor, nós lhes dizemos que nós que ainda estivermos vivos, que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos aqueles que adormeceram. Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com grande ordem, com voz de arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 

Depois disso, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”. – 1 Tessalonicenses 4:13-17

Jesus estava, portanto, ajudando seus discípulos a entender como seria aquele dia quando ele voltar para nós.

curso parábola das dez virgens

4. A preparação acontece antes de morrer

Espero que você reconheça na parábola das 10 virgens que seu destino eterno é determinado pelo que você faz agora. Uma vez que você morre ou adormece, é tarde demais. Pois, sua eternidade está selada. 

Lembre-se que aquelas que estavam prontas entraram no banquete e a porta foi fechada. Aquelas que não estavam prontas foram impedidas. 

Compartilho isso com você como uma motivação para falar do Evangelho para os outros. O dia da decisão é agora, e queremos que o maior número possível de pessoas entre nesse banquete quando ele vier. 

Se você está lendo isso e Jesus não é seu Salvador, então não demore. Hoje é o dia da salvação.

5. A maior dúvida da vida

Acho que uma das declarações mais impressionantes de toda essa história é o versículo 12.

“Mas ele respondeu: Em verdade te digo, não te conheço”.

Imagine as virgens ouvindo essas palavras e o choque quando foram atingidas por essa realidade. Esta não é a primeira vez que Jesus usou esta frase de não te conheço. 

Se você se lembra no Sermão da Montanha, ele disse que naquele dia haverá muitas pessoas que fizeram coisas em nome de Jesus. No entanto, sua resposta a eles será: “afaste-se de mim, nunca te conheci”. (Mateus 7:23). 

Isso me leva a acreditar que a maior questão da vida não é você conhece Jesus? A maior pergunta da vida é: Jesus conhece você? 

Se há algum dia em que você quer ser conhecido por Jesus é nesse dia. Felizmente, não precisamos esperar até lá para descobrir. Se Jesus é o seu Salvador, você é conhecido por ele hoje. Esta é a esperança e confiança que temos nele.

A parábola das 10 virgens é um alerta. Primeiro para quem não conhece Jesus, mas acho que vai além disso. Lembre-se que as virgens tinham lâmpadas. Eu acho que este é um verdadeiro alerta para aqueles que podem ir à igreja, mas não estão realmente andando com Deus. 

Em outras palavras, aqueles que têm lâmpadas vazias. Mais do que nunca, se você não está andando do jeito que deveria, este é o dia para acertar. Não só porque Jesus pode voltar a qualquer momento, mas porque a vida é tão passageira. 

Recentemente, perdi um grande amigo meu de repente e sem aviso prévio. Em um momento deslizando desta vida para a eternidade. Felizmente eu sei que ele tinha óleo em sua lâmpada.

A urgência desta história não pode ser encarada de qualquer jeito. A parábola das 10 virgens é sobre preparação e prontidão. 

Essa preparação começa agora. Se você não fizer mais nada nesta vida, certifique-se de estar pronto para a volta dele. 

Como você pode ver, este é o compromisso mais importante para o qual você precisa se preparar para não perdê-lo.

curso parábola das dez virgens

Autor Clarence L. Haynes Jr.

Botão Voltar ao topo