Parábola da dracma perdida: 4 Lições da mulher que perdeu uma moeda

A parábola da dracma perdida é a segunda de três parábolas, nas quais Jesus retratou claramente a amorosa preocupação de Deus por cada pecador. Após a primeira narração, sobre um pastor em Lucas 15:3-7, ele deu um exemplo com o qual as mulheres que o ouviam poderiam prontamente se identificar.

Explicação da parábola em Lucas 15:8-10

“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente até encontrá-la? 9. E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha dracma perdida’. 10. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Jesus descreveu uma mulher que perde uma de suas dez moedas de prata, cujo valor correspondia ao salário de um dia (Mateus 20:2). Essas dracmas, que ela usava como um adorno na cabeça, representavam suas economias e, provavelmente, parte de seu dote.

Contudo, o assunto em questão não era apenas o valor da moeda, mas também o fato de que perder parte do seu dote seria algo muito vergonhoso.

Na ilustração de Jesus, a mulher vivia em uma casa rústica, com uma porta de entrada bem baixa, talvez sem janelas. Para encontrar a moeda, ela acendeu uma lâmpada e diligentemente varreu cada canto da casa, tentando escutar o tilintar da moeda ou ver seu reflexo pelo brilho da luz da lâmpada.

Quando a moeda foi finalmente encontrada, a alegria da mulher não teve limites! Ela correu para contar às suas amigas a grande notícia e as chamou para se alegrar com ela.

Jesus contou essa parábola, para nos ensinar algo de grande valor, sendo assim, vamos descobrir quais são as lições que a parábola da dracma perdida pode nos ensinar.

1. Cada um de nós tem um valor imensurável para Deus

Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente até encontrá-la?

Lucas 15:8

Sabe, às vezes nos sentimos tão pequenos, menosprezados, insignificantes, mas quando olhamos para esta parábola contada por Jesus, vemos que ali também, a mulher estava procurando apenas uma moeda.

Muitos podem até pensar, porque ela faz todo esse sacrifício para encontrar uma única moeda? Pois bem, era só mais uma moeda, mas com um valor imensurável.

Nós não temos noção de quanto o Senhor nos ama, e o quanto Ele zela por cada um de nós. Saiba que você não é apenas mais um, mas você é alguém que faz parte da família de Deus. Você é precioso e a sua ausência, torna o ambiente menos alegre.

2. É necessário acender as lâmparinas para encontrar a moeda perdida

“… acende uma candeia…”

Lucas 15:8

A mulher acende uma candeia ou uma lâmparina para ajudar na busca, daquela moeda perdida.

A luz em nossas vidas e em nossa casa simboliza a verdade, o conhecimento e a sabedoria encontradas na pessoa de Jesus Cristo.

Em nossa caminhada com Cristo, também necessitamos estar com nossas lâmparinas acesas. Para que não venhamos sucumbir e acabarmos nos perdendo em um mundo de total escuridão.

3. Compartilhe a sua alegria em resgatar a dracma perdida

“E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha dracma perdida’”

Lucas 15:9

A mulher não guarda para si mesma a alegria que sente ao resgatar aquela tão preciosa moeda; ela convoca amigas e vizinhas para celebrar com ela. Isso nos ensina a importância da comunidade e do compartilhamento da alegria e das conquistas, mostrando que a felicidade verdadeira é ampliada quando compartilhada com os outros.

4. Há alegria no céu por um pecador que se arrepende

“Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Lucas 15:10

Para finalizarmos, Jesus, fez a aplicação da parábola da dracma perdida, explicando a alegria que os anjos compartilham quando pecadores se voltam arrependidos para Deus.

Os virtuosos escribas e fariseus que estavam entre seus ouvintes claramente tinham falta dessa alegria (Lucas 15:2), mas o fato de Deus aceitar graciosamente o pecador era uma notícia maravilhosa para os homens e mulheres comuns que ouviam os ensinamentos contados por Jesus através das parábolas.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo